A MAN anunciou recentemente a chegada de uma nova versão para a linha do caminhão Volkswagen Delivery 13.160 no mercado brasileiro. A configuração oferece um maior entre-eixo de 3.300 mm, ou seja, 15% maior que na versão anterior; atendendo aos parâmetros atuais da legislação para Veículo Urbano de Carga (VUC) na cidade de São Paulo. O modelo tem Peso Bruto Total (PBT) de 13,2 toneladas, o maior da categoria; e oferece o terceiro eixo de fábrica.
O novo Delivery 13.160 tem carga útil de 9,35 toneladas e capacidade máxima de tração de 13,7 toneladas. Uma das vantagens do caminhão é a força de tração na roda, que é 8% superior ao dos concorrentes diretos; o que beneficia o desenvolvimento do veículo em subidas, podendo até reduzir o tempo de viagem e impactar no consumo de combustível.
Além disso, o Volkswagen é o único do seu segmento a dispor de sistema de máxima tração para elevar parcialmente o terceiro eixo e transferir parte da carga para o eixo de tração em situações como saída em rampa ou tráfego em vias com baixa aderência ao solo. A suspensão do caminhão é dotada de molas semielípticas, que é mais resistente e tem custo inferior à versão parabólica; além de dar mais estabilidade para cargas altas, como a de transporte de bebidas.
O motor que equipa o Volkswagen Delivery 13.160 é um Cummns ISF de 3.8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32; capaz de gerar 61,2 kgfm com torque máximo plano. Esta unidade conta com turbo de duplo estágio; o que reduz em torno de 30% o número de trocas de marchas. O câmbio é um ZF 6S 1000 T0 de seis marchas, com embreagem de 362 mm de diâmetro.