A Volvo revelou de forma oficial nesta terça-feira (28), com direito a novas imagens e todos os detalhes, o novo V40, que chega para oferecer uma alternativa de quatro portas em relação ao C30 e se integrar a linha de modelos da gama V da marca de origem sueca. Como dá para notar, as linhas do hatch médio são uma mistura de diversos modelos da Volvo, como o próprio C30 e o utilitário-esportivo XC60.
“O V40 é o primeiro modelo desenhado de acordo com a filosofia ‘Designed Around You’, centrada nos ocupantes do veículo. Conta com muitas características high-tech e vai dar uma grande dor de cabeça aos nossos concorrentes”, disse Stefan Jacoby, CEO da Volvo.
Além do visual, uma das sacadas para deixar a concorrência com dor de cabeça, como o próprio executivo da marca anunciou, é a lista de equipamentos de segurança, bem moderna, inclusive. O Volvo V40 conta um novo sistema que detecta pedestres com frenagem automática, um airbag desenvolvido exclusivamente para pedestres (o primeiro do mundo), aviso de mudança involuntária de faixa com condução automática, dentre vários outros.
Há ainda o sistema Park Assist Pilot, que estaciona o carro de forma automática, sem a necessidade de controlar o veículo através do volante – sistema bastante semelhante ao da Volkswagen –, e também o City Safety, que atua em velocidades de até 50 km/h e evita colisões.
O hatchback sueco chega com uma ampla gama de motores. O modelo estreará o primeiro propulsor a diesel da empresa com emissões de CO2 de 94 g/km. Por fim, a versão T5 do modelo virá equipada com um bloco turbo a gasolina de cinco cilindros, capaz de render 254 cv de potência e que leva o carro de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Todos os motores virão equipados de série com sistema start&stop e freios regenerativos.
O novo Volvo V40 terá produção na fábrica de Ghent, na Bélgica, com início previsto para maio deste ano. A marca pretende vender 90 mil unidades do carro já no primeiro ano, sendo que 85% deste número deverá ser alcançado no mercado europeu.
[nggallery id=118]
"Como dá para notar, as linhas do hatch médio é uma mistura…"
Pessoal, na boa, se liga na revisão! As linhas são uma mistura…
É uma felicidade enorme ver a Volvo de volta em plena forma. O que prova que o pior parceiro global é mesmo a Ford – a situação em que deixou Volvo, Mazda, Jaguar e Land Rover era bem precária.