A Volvo comemorou recentemente os 20 anos da utilização do sistema de tração All Wheel Drive (AWD) em seus modelos. Para marcar a data, a fabricante sueca realizou um teste de inverno com alguns de seus modelos nos lagos congelados ao redor da estância de esqui de Are, no norte da Suécia. Além disso, a empresa apresentou suas soluções para a nova tração integral elétrica e mecânica para o XC90; V40 Cross Country e V90 Cross Country.
“A eletrificação trará cada vez mais flexibilidade para a tração AWD. Você pode ver os primeiros sinais disso no XC90 T8, equipado com uma unidade elétrica no eixo traseiro que traciona as rodas. À medida que caminhamos para veículos 100% elétricos e outras aplicações ao powertrain; veremos mais oportunidades em controlar cada motor e as rodas de forma independente; com base em condições de terreno ou estilo de condução desejado”, disse o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars, Henrik Green.
As constantes alterações sofridas pela tecnologia AWD conseguiram reduzir o peso e aumentar a eficiência do sistema. A tecnologia Active On Demand, por exemplo; permite que as quatro rodas estejam sempre engatadas para que haja distribuição instantânea de torque para as rodas traseiras; de acordo com a dirigibilidade, estabilidade e tração.
O primeiro carro AWD da Volvo foi o 850 Estate; lançado em maio de 1996 com um motor 2.5 I5T turbo de 193 cv e transmissão manual de cinco marchas. Entre os SUVs, o XC90 de primeira geração foi o “pioneiro” com sistema de tração integral na gama da marca; com lançamento em 2002, oferecendo o sistema Haldex Traction Generation 2 AWD como opcional com o motor 2.5 turbo a gasolina e de série para o 3.2 T6.
Atualmente, as versões com tração AWD respondem por mais de 50% das vendas dos modelos série 90 (leia-se S90, V90 e XC90). Já na gama da marca como um todo, esse número é superior a 40 por cento.