Com visual renovado, seguindo os parâmetros estéticos da Volkswagen, e novos equipamentos, o novo Tiguan 2012 chega ao mercado brasileiro com preços a partir de R$ 110 mil. O SUV alemão é um dos primeiros automóveis importados a “receber” o aumento de IPI. Sem a alteração do governo, o Tiguan custaria R$ 106.000.
Apresentado em Belo Horizonte (MG), o novo Tiguan ganhou uma nova frente. O modelo recebeu uma grade com dois frisos cromados duplos e faróis redesenhados – com LEDs e xenônio, opcionais – como principais alterações. Na lateral, a novidade é o jogo de rodas ‘’Philadelphia’’ de 17 polegadas redesenhado ou o “New York” de 18’’, como opcional.
A traseira adotou lanternas redesenhadas com nova iluminação semelhantes à da minivan SpaceFox, por exemplo.
No interior, o Tiguan traz de série bancos com revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, em preto, cinza ou bege. O volante passa a ser o mesmo que vai do Gol ao Passat CC. O visor colorido no quadro de instrumentos é outra novidade, além da tela touch screen, CD player para seis discos e Bluetooth. Para a criançada no banco de trás, foi adicionado mesinhas do tipo avião montadas no encosto dos bancos dianteiros.
Opcionalmente, pode ter os bancos totalmente revestidos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege. Os bancos dianteiros têm ajuste de altura manual. Sob o banco do motorista há uma gaveta porta-objetos. Ajuste elétrico do assento do motorista e teto solar panorâmico figuram entre os opcionais.
A lista de equipamentos do Volkswagen Tiguan 2012 ganhou dois novos sistemas, o Auto Hold (freio de estacionamento automático), Kessy (trava e ignição sem necessidade de chave) e o detector de fadiga do motorista, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.
O novo Park Assist II, segunda geração do sistema, agora estaciona sozinho em vagas paralelas e também em vagas com ângulos de 90º e é vendido como opcional. O sistema de navegação, em português brasileiro, incluído no rádio é comercializado à parte.
Na segurança, o carro traz seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O airbag do passageiro da frente pode ser desativado. Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes.
Na mecânica, o bom e moderno motor 2.0 litro TSI permanece inalterado. Ou seja, o bloco continua entregando bons 200 cavalos de potência, com turbocompressor e injeção direta de combustível (gasolina), associado à transmissão automática sequencial Tiptronic de 6 marchas com tração integral 4Motion. Esse conjunto ele leva o Tiguan de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h.
Bacana, menos subirem o preço. Sistema multimidia e navegação tem que ser de série em um carro desse preço. Não custa lembrar que no Brasil o Tiguan custa três vezes mais caro.
Belo carro!!! mas seu preco eh mto alto!!!
Preço altíssimo!!! Precisa descer do pedestal.
O IPI com desconto deveria ser global para a montadora e não para o modelo específico fabricado no país.
Está muito sedentário, com musculatura atrofiada, apesar de todo seu potencial e força "motor".
Mini Suv que precisa ganhar corpo, com maior largura e musculatura. Seu design está pobre e sem exercícios físicos.
O pior de tudo são os pacotinhos de acessórios onde para levar 1, tenho que levar um que não atende meus interesses e pago uma fortuna por um pacotinho.
Também achei um veículo "sem sal", porém o preço é bem salgado.
O autohold já era de série no modelo anterior. Parece que a VW mandou o material de divulgação errado para todos os veículos de comunicação. É um carrão , mas a principal mudança não veio (câmbio DSG).