O efeito novo Gol já se faz sentir nas vendas da Volkswagen como nunca havia ocorrido. Graças ao modelo, a marca alemã encostou na Fiat em agosto. Foram cerca de 52 500 contra 55 700 da montadora italiana. Aliás, tudo indica que iremos presenciar uma batalha entre as duas marcas nos próximos meses.
Isso porque a Fiat já deixou claro que não vai vender barato o posto de líder, mesmo distante do lançamento de dois modelos-chave para a empresa, o novo Palio e novo Uno, também conhecidos como projetos 326 e 327. Eles são a resposta para o atual contra-ataque da Volks, mas até lá os italianos usarão seu recurso mais eficiente, o marketing.
Veja o caso do Mille: há 10 anos o modelo não recebia investimento em divulgação. Agora terá direito à campanha agressiva para compensar o sucesso do Gol. A Fiat também está prestes a retornar a um segmento que está sem representante há algum tempo, o de sedãs médios. Apesar da base supostamente menor, o Linea, pelo que apuramos, brigará com Civic, Corolla e cia. E mais: o Bravo, hatch médio que substituirá o Stilo, pode chegar já no começo de 2009.
A situação da Volkswagen, no entanto, é mais promissora neste momento. A marca lança nos dias 24 e 25 de setembro o Voyage, em Florianópolis, versão que está há mais de uma década fora do mercado e que deve agregar um número importante de emplacamentos. E já trabalha com a nvoa geração da Saveiro da Parati, sinal que o projeto do novo Gol agradou.
E se a fase continuar boa, teremos a 6ª geração do Golf no Brasil, um modelo que sempre foi admirado por aqui. Alguém aposta num vencedor?
Bom, eu acho muito legal o q a VW está fazendo, realmente a mexida q o novo Gol deu no mercado faz muito bem para os bolsos dos brasileiros que certamente pdoerá ganhar com a concorrência, mas não devemos atribuir apenas o lançamento do novo Gol.
A verdade q é verdadeiro motivo está aqui.
http://quatrorodas.abril.uol.com.br/blog/zeca/
Basta desce um pouco a página e vcs irão ver.
Pena que essa disputa pelo pódio depende basicamente apenas das vendas dos carros de entrada Gol G4, Gol G5, Fox, Uno, Palio Fire, Palio; pois os demais carros das montadoras não vendem tanto quanto estes, então o que vai definir a vitória da VW ou Fiat é a maior ou menor venda de um dos modelos citados.
E isso é uma pena, porque é uma disputa nivelada por baixo. Talvez com a nova geração do Palio daqui alguns anos, esse cenário mude para melhor.
Detalhe, se a VW trouxer o novo Golf, só o fará por causa da Fiat que vai trazer o Bravo, inclusive já existem unidades do Bravo rodando pelo país em testes de engenharia. Ponto para a Fiat, que vem elevando o nível de seus automóveis e promovendo lançamentos em curto espaço de tempo, o que pode forçar a concorrência a fazer o mesmo.
o linea é mais um sedã da fiat que vai ser um fiasco..
eu já tive tempra e brava, palio e fiat nunca mais…
não existe possibilidade nenhuma do linea brigar com corolla e civic..
a familia palio plastico locker tem 12 anos de vida e tá mais pra museu..
o uno é a pior carroça que temos nas nossas ruas..
o stilo roda solta nunca me agradou e vai ser substituido pelo bravo que deve imitar o brava e sair de linha tambem..
o idea parece um carrinho de cachorro quente..
ou seja fiat nunca mais..
tempra, marea, brava todos sairam de linha e não deixaram saudades..
o unico carro da fiat que é muito bonito e tem um design perfeito é o punto..mas eu não compraria por ser um fiat..
a wv tambem não é lá estas coisas não..
não gostei muito do gol mas é um carro novo e um eterno campeão..
o gol é como o corolla a nivel de brasil um eterno campeão..
A Fiat ficou com carros parados no pátio por conta de problemas na entrega de peças por parte de fornecedores. Evidente que com o novo Gol a VW encostou na italiana, mas não se aproximaria tanto se não fosse esse problema. Bom, é melhor conferir no mês que vem.
Eu sei que nao é o local apropriado, mas as vendas do 207 estao divididas em varios meses, deve ter havido uma falha la.. e o 206 desabou as vendas eim.. ta certo la?
Mundando um pouco de assunto, alguém já visitou o link que o Ramon disponibilizou ?
Para quem gosta de discutir e falar que os automóveis no Brasil são caros por causa dos impostos, fica lá demonstrado que se o imposto do Brasil fosse 0 (zero), nossos carros ainda seriam mais caros que os carros da Argentina por exemplo.
Eu sempre achei que as margens de lucro das montadoras e das concessionárias deveriam ser a principal fonte dos preços elevados.
Comentando a opinião do Marcos Romero, acredito que o Línea não terá o mesmo fim do fiasco Fielder, que tá indo embora sem se despedir nem dizer a que veio…
Acho que merecemos a Sexta Geração do Golf!
O Mercado é um dos maiores do mundo e não pode ser ignorado ou renegado a venda de carros com até 4,00 m.
Espero que o consumidro saia ganhando, inclusive com a frente asiática chegando com preços competitivos.
Falta o governo tomar vergonha na cara e providenciar a renovação da frota e reduzir impostos, mas ai acho que só depois que o Barbudo vazar!
Acredito que ainda não seja o momento da VW passar a Fiat. Os lançamentos do Mille Economy, do Linea e de uma suposta versão mais potente do Stilo ainda este ano ainda vão render bons números e um fôlego extra à italiana.
Não acredito que o Línea conseguirá se aproximar do Civic ou do Corolla e pelo que tenho lido sobre o Focus, nem deste o Línea ganhará. O Marcos Romero expressa a opinião de muitos brasileiros que consideram a Fiat como uma marca apenas de carros populares pois o Marea e o Brava foram carros que "queimaram o filme" do fabricante nos segmentos superiores.
Pelos flagrantes do Bravo que tem sido publicados, é certo que o lançamento dele está mais próximo do que imaginamos, pois o desenvolvimento dele está bem adiantado. Só acho triste a idéia de manter o Stilo em produção e colocar o preço dos Brava nas alturas, pois esta estratégia que tem sido usada em demasia pelos fabricantes, produz 2 efeitos:
1 – Carros cada vez mais caros.
2 – Muitos carros defasados ainda em linha já que as vendas permanecem elevadas pois seus "substitutos" são mais caros. Um exemplo claro disso é o Classic. Ele deveria ter sido substituído pelo Corsa Sedã, mas continuou a ser vendido como opção mais barata. Depois o Prisma poderia ter ficado no lugar dele, mas este também foi lançado com preço maior ( sem oferecer nada a mais ) então ele vai ficando, ficando, apenas recebendo um plástico novo aqui e ali.
A FIAT é uma ótima montadora, agora a VW é uma marca de carros.A concorrencia é necessária e está muito apertada, mas o nosso país deveria se aproveitar da queda do petróleo e investir mais em pesquisas,novas tecnologias e até mesmo design , pois as duas montadoras devem a alma para o NOSSO BRASIL, o lucro delas por aqui é astronomico, deveriam MANDAR APLICAR A ""LEI SEGURANCA"" AIRBAG E ABS OBRIGATÓRIO!!!!!!!!! QUEM SABE FAZ PARTE DA CULTURA DAQUI ALGUNS ANOS DE RESPEITAR A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!
Falam de 25,11 para Fiat e 24,98% para a VW em vendas mas, é mentira.Os dados são corretos sim mas, o que conta são as vendas totais, sempre foi e agora estão mudando por quê?
A Fiat se somados os comerciais leves leva 2% ou mais de vantagem sobre a VW.
Sobre esse papo ai de atraso de fornecedor, não confio na 4rodas, pode ser que tenha influenciado sim mas, acho difícil.
Quanto ao Gol, já começou a perder o fôlego do lançamento, está caindo.
Não vim defender a Fiat, não torço para ninguém nesse caso, gosto da concorrência pq seria para nos trazer benefícios mas, aqui elas devem combinar em vender tudo muito caro.Questiono o pq de sempre ter saído o resultado com a soma de passeio e comerciais e, agora apenas as de passeio.
Muito estranho isso.Então Strada, Montana, Saveiro e demais não são vendas?
Abraço
A OS POUCOS OS CONSUMIDORES ESTAO CONHECENDO O QUE SIGNIFICA FIAT.FUI ILUDIDO AGORA E TARDE.MAS NUNCA E TARDE PARA MUDAR.UM ABRAÇO
ESTA HISTORIA QUE O GOL ESTA PERDENDO FOLEGO,ISTO E CONVERSA FIADA,TENTE MAIS 20 ANOS PELA FRENTE,PALIO,UNO,CELTA,CORSA ENTRE OUTROS TIRAR A LIDERANÇA DELE.
NÃO É ATOA QUE O NOVO PALIO É LÍDER ABSOLUTO
DE MERCADO A 3 ANOS , QUALQUER UM SABE DISSO . POR QUE ACHO ELE NÃO MUDOU PRA CONCORRER COM O GOL
fiat,a melhor carros resistentes e muito confortaveis fiat hoje e sempre.
Carros resistentes… cada uma. No Brasil pouca gente se importa com qualidade, desempenho e conforto. Basta o carro ser bonito que ele se torna um sucesso. Isso explica a liderança da Fiat.
A fiat atualmente está na liderança por que merece. Os brasileiros ficaram mais exigentes com relação a qualidade dos automóveis adquiridos. Além disso, a Volks não atualiza o disign dos veículos, onde podemos comparar a Parati ou até mesmo a Space Fox com uma Weekend Looker! Junte isso ao acabamento dos carros, suspensão que é infinitamente mais confortável. Todos os dias viajo em um Volks de um amigo para trabalho e é nítido a diferença do ruido interno com o Weekend ELX 2008. Posso falar sobre essa diferença pois meu pai é taxita e já teve carro de todas as marcas nacionias (Ford, Volks, GM e Fiat). Ele ficou 10 anos com volks, sem evoluir. Depois que saiu nunca mais voltou. Foi até engraçado, pois há uns anos a maioria dos taxistas da minha cidade andavam de volks e hoje 70% estão com carros da Fiat. Eles reclamavam que com pouco tempo o carro já estava todo bambo, com muito ruido interno.Um amigo taxita disse que já tinha rodado mais de 75.000 KM num Pálio 2006 e parecia que estava 0 KM. Acho que niguém melhor que os taxistas para dar um depoimento sobre um automóvel.
Entre Fiat e Volks eu fico com a volks. Mecânica mais confiável e precisa. Quem compra carro da Fiat não pesquisa, não lê nada a respeito dos carros. Por exemplo, o Punto 1.4. Tem desempenho inferior ao Celta 1.0. Um carro de 40 e todos mil ter desempenho inferior a um 1.0? O Siena só ganha do fracassado Prisma nos comparativos. Botaram a traseira do alfa romeu pronto, todo mundo compra. Stilo vai sair de linha então deixa pra lá. Vai entrar um carro horrível o Bravo. O Linea é inferior a todos os seus concorrentes. O Focus novo, o Civic, Corola são melhores. O Uno é pra quem não quer comprar carro usado. Agora falar que os carros da Fiat são bonitos? Quem gosta do Uno? Desse palio novo (traseira horrível)? Não é possível que essa família adventure Locker faça sucesso. É horrível. E taxista não entende nada de volante e muito menos de carro porque os taxistas no trânsito só não são mais odiados que os motoboys. Espero que todos nós comecemosa pesquisar mais e a exigir mais por menos, para quem sabe um dia cheguemos a ter o mesmo que os Europeus e Americanos!!!
Acho q nosso amigo Anderson falou do q não entende e muita besteira.
Pra não me alongar muito, vô sómente resaltar aqui q Volks está quase sempre desatualizada em relação aos seus modelos mais populares, tanto q passô uma vida pra poder deixar o Gol com motor transversal…Todas as outras ja estavam na "era" transversal e a volks vergonhosamente ainda tinha motor longitudinal. Tanto q a própria montadora sente vergonha disso! só a pouco tempo mudô! Enquanto isso, todo mundo sabe q a FIAt é a montadora q mais INOVA no segmento. Isso é do conhecimento de todos! Sem falar q os carros da Fiat estão a um patamar muito elevado de conforto e tecn0olgia, consumo e custoxbenefício . A volks perde novamente aí.Vooks é sinônimo de design formal, conservador,…somente há pouco tempo depois de umas "aulinhas com os ousados e belos" carros da fiat ela decidiu melhorar mais no desenho e "agressividade" dos modelos.Isso a própria montadora reconhece. FAIT é líder por merecimento, e devido a alta qualidade e credibilidade q tem! BRASILEIRO É INTELIGENTE, ESCOLHE FIAT…