Ontem a Volkswagen apresentou para a imprensa e seus concessionários a nova geração do Volkswagen Passat, a oitava, ou para os intímos, apenas B8. O novo Passat foi apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Paris de 2014 e eleito o Carro do Ano 2015 (Car of the Year 2015) na Europa em março deste ano.
Segundo informações que o BlogAuto apurou, o modelo que chegará às lojas em janeiro de 2016, terá preço a partir de R$ 145 mil, podendo ter ligeira variação até lá. A sétima geração do Passat, que está à venda no Brasil desde 2011, continua sendo comercializada normalmente e tem o preço de R$ 128.400.
A notícia mais triste é que infelizmente não teremos neste primeiro momento a bela e desejada versão perua, o Passat Variant, mas que desejamos do fundo do coração que isto seja revisto #salvemasperuas.
O Volkswagen Passat 2016 é produzido em Emden, Alemanha, e terá 10 opções de cores para a carroceria (Azul Harvard, Azul Night, Bege Sund, Branco Puro, Cinza Indium, Marrom Oak, Prata Sargas, Prata Tungstênio, Preto Mystic e Vermelho Crimson), e três para o revestimento de couro dos bancos (bege, marrom e preta).
Criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB). O Volkswagen Passat 2016 mede 4.767 mm de comprimento – é dois milímetros mais curto que o anterior. Já a distância entre-eixos foi alongada em 79 mm, passando a 2.791 mm. As rodas dianteiras foram deslocadas 29 mm em direção ao para-choque dianteiro, e as rodas traseiras, 17 mm em direção ao para-choque traseiro, o resultado: balanços (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) mais curtos (redução de 67 milímetros na dianteira e de 13 milímetros na parte traseira). Ao mesmo tempo, teve a altura reduzida em 14 mm (1.456 mm) e ganhou 12 mm na largura (1.832 mm).
O Volkswagen Passat 2016 é equipado com o motor 2.0 TSi BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior. Já o torque passou para 35,7 kgfm, ganho de 7 kgfm. Acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).
A Volkswagen lança o Novo Passat no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. O modelo traz, em ambas as versões, sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, para economizar combustível).
O Volkswagen Passat 2016 Comfortline traz itens como bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console) e sistema de infotainment Discover Media, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5”, colorida, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect.
Há ainda porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, o exclusivo Easy Open – recurso que permite a abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro – e luzes de condução diurna. Traz volante multifuncional com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade, além de rodas de liga leve de 18 polegadas e desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18. Como opcional oferece teto solar elétrico panorâmico.
Além dos itens oferecidos na versão Comfortline, o Volkswagen Passat 2016 Highline integra bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista e função “easy entry” – que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original; câmera traseira de auxílio ao estacionamento e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista.
Os faróis são totalmente em LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto). O volante multifuncional inclui as aletas (shift paddles) para troca de marchas. Os bancos são revestidos em couro Nappa.
Como opcional, o Passat Highline pode ser equipado com o pacote Premium, que integra o sistema de infotainment Discover Pro, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e som Dynaudio Confidence de 700 watts (com 11 alto-falantes); sistema Pro-Active, Park Assist 3.0, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Painel Digital Programável (Active Info Display) e Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist). Também é opcional para o Novo Passat Highline o teto solar elétrico panorâmico.
No Passat está estreando, na marca, um quadro de instrumentos totalmente digital: o Painel Digital Programável (Active Info Display), o mesmo que equipa o Audi TT, todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.
Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.
Na próxima parte um texto mais técnico explicando melhor as novidades do Volkswagen Passat 2016, além da galeria de fotos, Clique aqui.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.