Um dos carros mais esperados dos últimos tempos era o Volkswagen id.Buzz, mas que podemos chamar de a nova Kombi, que agora é 100% elétrica e já vem em versões tanto de passageiro, quanto para carga. Com sua estreia mundial em Hamburgo. A primeira linha de vans e furgões totalmente elétricos da Europa, a Volkswagen oferece mais uma solução para a mobilidade sustentável. O ID.Buzz vem com o mais recente software e estabelece novos padrões em seu segmento com os mais recentes sistemas e funções para segurança, conforto e carregamento.
O ID.Buzz, que é construído pela Volkswagen Commercial Vehicles em Hannover, tem como base a plataforma Modular Electric Drive (MEB). A primeira plataforma de produção em massa escalável do mundo para carros totalmente elétricos. Sua arquitetura permite um maior desenvolvimento evolutivo de software e tecnologia, o que não só beneficia novos modelos como o ID.Buzz, mas também modelos que já foram entregues, por meio de atualizações over-the-air.
Os sistemas de assistência da nova linha de modelos aperfeiçoam a facilidade de condução e a segurança. Incluído de série no ID.Buzz é o sistema de alerta local ‘Car2X’, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real. Também incluído de série: a função de travagem de emergência ‘Front Assist’ e o assistente de manutenção de faixa ‘Lane Assist’.
O ID.Buzz está sendo lançado em toda a Europa com uma bateria de 77 kWh. Ele fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que aciona o eixo traseiro. A posição da bateria, integrada no piso, e o sistema de acionamento elétrico resultam em uma boa distribuição de peso e um baixo centro de gravidade do veículo. Ambos os fatores otimizam o manuseio e a agilidade. A bateria de íon de lítio pode ser carregada em wallbox ou estações de carregamento públicas usando corrente alternada (CA) de 11 kW. Através de um conector CCS em uma estação de carregamento rápido DC (corrente contínua), a potência de carregamento aumenta para até 170 kW. Quando carregado desta forma, o nível de carga da bateria aumenta de 5 a 80% em cerca de 30 minutos.
O carregamento bidirecional habilita o ID.Buzz para alimentar energia da bateria na rede doméstica do cliente. A transferência de energia e a comunicação ocorrem através de uma caixa de parede bidirecional DC especial.
A estrutura visual em torno dessas tecnologias orientadas para o futuro é formada pelo design exclusivo do ID.Buzz, inspirado na primeira Kombi a nossa Corujinha. E são as proporções que fazem o ID.Buzz. Outra característica que sempre foi típica da linha de modelos é a icônica dianteira com seu painel frontal em forma de V entre os faróis de LED. Isso vale para a pintura opcional de dois tons também.
Motoristas e passageiros do ID.Buzz experimentam a nova sensação em um interior espaçoso. O layout é muito claro. Na versão de passageiros são cinco pessoas que têm amplo espaço para viajar e para suas bagagens (1.121 litros de capacidade). Se a segunda fila de bancos for rebatida, a capacidade de carga aumenta para até 2.205 litros. Dois ou três assentos na frente, conforme o desejo do cliente, e uma divisória fixa separando o espaço de carga de 3,9 m3 são características distintivas do ID.Buzz Cargo.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Uma característica do ID.Buzz é a longa distância entre eixos de 2.988 mm. O comprimento de ambas as versões é de 4.712 mm. Em virtude do que, em relação ao comprimento total, é uma distância entre eixos muito longa, é feito um ótimo aproveitamento interno do veículo. Incluindo antena de teto, tem 1.938 mm de altura. Com 1.985 mm.
A linha de modelos Buzz está sendo produzida pela Volkswagen Commercial Vehicles em sua fábrica principal em Hanover. A maioria dos módulos do sistema de acionamento elétrico fornecidos à fábrica para esse fim também serão fabricados na Alemanha com os mais altos padrões de qualidade – neste caso, pela própria divisão de componentes do Grupo Volkswagen do Grupo. Desde 2022, a fábrica de Hanover é um dos locais de alta tecnologia do Grupo para a produção de veículos totalmente elétricos. Também é verdade que a Volkswagen Veículos Comerciais iniciou um processo de transformação para poder oferecer mais modelos elétricos no futuro.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.