Voltamos ao tema “Jetta”. A dupla dinâmica que equipa o modelo – o motor 2.0 turbo com injeção direta e a transmissão DSG – também chegou aos consumidores norte-americanos, mas na versão GLi, com diferenças visuais.
Em vez das linhas horizontais, o Jetta GLi ganhou grade em colmeia, e as rodas são aro 18 com um desenho de tirar o chapéu, mas a aparência é o de menos. Não foram apenas motor e câmbio que melhoraram – o sedã esportivo possui suspensão traseira independente no lugar do eixo de torção da versão pobre e diferencial XDS trazido do Golf GTi. E custa só US$ 23.495 (uns R$ 40.000).
No Brasil, o Jetta chegará primeiro na versão turbo e com vários equipamentos como tela multifuncional, seis airbags, controle de estabilidade e tração, paddle-shifts e sensores diversos. A Volks quer tornar o carro referência entre as versões top para depois pensar em atacar os modelos de entrada. Por isso imagino que o Jetta não poderá custar mais que R$ 80.000 para não acabar enfrentando sedãs maiores como o Fusion, Malibu e Optima. O alvo é o Corolla Altis e o sucessor do Civic EXS.
Agora, ficamos na expectativa sobre qual motor equipará a versão mais simples do sedã. Nos Estados Unidos, o Jetta intermediário usa o 2.5 litros de 170 cv do Jetta anterior e o sedã mais barato, um 2.0 aspirado de 8 válvulas com apenas 115 hp!
Não dá para crer que a VW vá encarar rivais com motores 2.0 de quase 150 cv ou mais com esse motor. E a suspensão? Será eixo de torção ou teremos a versão multilink em todos os carros? Essa estratégia da marca alemã é estranha: um Jetta “pobre” e outro “rico”. Será que vai funcionar?
O mais estranho é que na Europa o Jetta, Golf, Eos, Passat e os outros VW médios possuem um 2.0 aspirado de 150CV, por que o nosso terá o motor do Santana?
Fico impressionado com a falta de criatividade da Volks no design de painel.
Porra, inova!!!!
Eu acredito que a versão Top a ser vendida no Brasil tenha o motor de 170 cv usado na Variant, se formos pensar em motor de 200 cv e câmbio DSG com certeza o carro custará acima dos R$ 100 mil.
Se houver uma versão simples na casa dos R$ 65 mil ou um pouco acima, ela deverá usar o motor 2.0 do Golf.
O Jetta novo chegará por 80 mil reais na versão TOP?
@Eduardo Cl
o 2.0 aspirado de 150 cv (nem sei se ainda é comercializado, pois só vi na época de lançamento do Golf 6 e do atual Passat quando lançado no Brasil) era 16V e com injeção direta (FSI).
Esse dinossauro do 2.0 8V com 120 cv no flex tá virando o Monzatech da VW! Daqui a pouco vão colocar na Amarok tb…
@DVC
concordo. Esse painel é broxante. Ao menos o voltante salva.
Imagine a versão 2.0 Santanatech com volante de Passat CC, que coisa boring que deve ser?!
@Leandro Pi
Esse motor já existe ha um bom tempo, quando a VW lançou o Eos, ela cogitou trazer ele com esse motor, mas prefiriu trazer o TFSi e cobrar mais caro (consequentemente, lucrando mais).
Esse motor basicamente é o 2.0 TFSi do Jetta acima mas sem o turbo, olha esse link da Wikipedia (fonte não confiavel)
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Volkswagen_G…
Motor moderno em carro da VW que já não é barato pelo que oferece, deve custar absurdo. Eu acredito que se a VW colocar um motor 2.0 FSi de 150 cv nesse Jetta ela vai cobrar algo em torno de R$ 80.000,00 ou mais, não acredito que ele venha com esse motor.
Creio que ele deva utilizar o 2.5 de 170 cv (usado na Variant) na versão de topo e o 2.0 do Golf em uma versão de entrada e intermediária; ou na "pior" das hipóteses o motor ser o 2.5 de 170 cv em todas as versões, porém na versão de entrada e intermediária o carro ser super pelado.
Fato é, que não espero nem acredito mais em notícias boas vindas da VW e da Chevrolet custando abaixo de R$ 100.000,00. A cada lançamento dessas duas abaixo desse valor é uma frustração só.
Quem foi que fez isso com o carro?O jetta 2010 era o carro!Super máquina!Tive,por isso que posso dizer com precisão!Estou decepcionada com o designer…estou chocada!LAmentável colocar 1.8 nesse carro q era 2.5.Fazê-lo turbo então é depreciar a inteligência de quem tem minha idade(34 anos).É desmerecer quem tem o modelo 2010.Nada explica esse horror!!Quem teve essa
Estou chocada com esse modelo,não acredito que tiveram essa coragem de transformar esse carro nisso!Fazer um modelo 1.8 num carro que era 2.5 é é desmerecer a inteligência de quem possui,falar que terá a versão turbo então…sem comentários…,o público da minha idade(34anos)devem estar pensando :-Quem foi o louco que teve essa idéia ?o carro por si só era amáquina! não precisava de nada disso.!;o deigner foi o pior!Estão queimando a marca!Lastimável,sem palavras.