A Volkswagen apresenta a linha 2019 do Gol e do Voyage. Os modelos, que chegam somente em junho às cerca de 520 concessionárias da marca, trazem visual mais moderno e atualizado, com duas opções de motor Total Flex. Agora, o motor 1.0 MPI de três cilindros oferece até 84 cv de potência. A outra motorização disponível é a 1.6 MSI de até 104 cv. Ambos os motores são associados à transmissão manual de cinco marchas, ficamos desapontados era esperada a chegada da transmissão automática.
Os preços são:
- Volkswagen Gol 2019 1.0 – R$ 44.990
- Volkswagen Gol 2019 1.6 – R$ 50.780
- Volkswagen Voyage 2019 1.0 – R$ 52.640
- Volkswagen Voyage 2019 1.6 – R$ 56.640
Dando continuidade à simplificação da oferta de versões, Gol e Voyage 2019 chegam em versão única de acabamento, que traz de série itens muito valorizados pelos clientes na categoria. Os modelos têm três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem e são oferecidos em cinco cores: três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e duas metálicas (Prata Sirius e Cinza Platinum).
Na dianteira, Gol e Voyage ganharam o desenho do Gol Track, que tinha recebido o visual da Saveiro, com capô mais elevado e com duas linhas que se conectam aos faróis, agora maiores. O conjunto ótico também é novo e todo o recorte do capô que margeia os faróis é diferenciado.
Com a grade mais larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa. Os faróis formam um conjunto ótico frontal mais retangular.
O para-choque dianteiro também é diferente. A entrada de ar na parte inferior também cresceu e traz linhas mais geométricas. Os faróis de neblina passam a ter formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter bem “vincada”. Os para-lamas dianteiros completam o pacote de novidades para os modelos.
Todas as linhas que determinam o painel estão valorizadas e orientadas de maneira horizontal, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Com aplicação da tecnologia In Mold Decoration – IMD, o detalhe do painel ganha mais destaque nas cores e grafismos aplicados. As saídas de ar no painel contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de categorias superiores. O volante multifuncional, oferecido como opcional, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. O instrumento combinado (cluster) traz iluminação de LED, combinando com a iluminação do console central e do sistema de infotainment.
O motor 1.6 Total Flex traz atrito reduzido, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Esse atrito reduzido proporciona menor consumo de combustível.
Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6 litro é de 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm.
Com esse motor e câmbio manual de cinco marchas, o Volkswagen Gol 2019 acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge 182 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge 186 km/h de velocidade máxima (etanol).
Da família EA211, o 1.0 litro MPI combinado ao câmbio manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada, é Total Flex e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1.
A potência máxima é de 84 cv com etanol a 6.350 rpm (2 cv a mais do que antes) e de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 10,4 kgfm com etanol e 9,7 kgfm com gasolina, ambos a 3.000 rpm.
Com o motor 1.0 MPI, o Volkswagen Gol 2019 acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e atinge 167 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e atinge 173 km/h de velocidade máxima.
Produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo, o Gol e Voyage 2019 saem de fábrica equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
A lista de equipamentos de conforto e conveniência é composta ainda pelo encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e para-sol com espelho para motorista e passageiro. Entre os itens de aparência, destaque para os para-choques pintados na cor do veículo, as rodas aro 14 (modelo 1.0 utiliza pneus 185/65 R14) e aro 15 (motor 1.6 traz pneus 195/55 R15) com novas calotas, antena de teto e faróis com máscara negra.
No quesito segurança, Volkswagen Gol 2019 e Voyage têm de série freios antibloqueantes ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).
O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente, sinalizando ao motorista do carro que vem atrás que o Gol ou o Voyage está tendo uma desaceleração acentuada e exige cautela, para evitar colisões.
Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou, sempre orientando da melhor forma o motorista que vem em seguida. Se o motorista acelerar e tirar o carro da inércia, as luzes de pisca-alerta se apagam automaticamente, sinalizando que o veículo se encontra novamente em movimento e em aceleração, sem risco para o motorista de trás que trafega na mesma faixa.
O pacote “Urban Completo”, acrescenta aos modelos itens visuais e funcionais como rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 195/55 R15 para a versão 1.0 (versão 1.6 já possui pneus 195/55 R15 como item de série), alarme keyless, chave tipo “canivete” com controle remoto, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, faróis duplos, farol de neblina, lanterna traseira escurecida, 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.
Outro opcional disponível para os modelos Volkswagen Gol 2019 e Voyage 2019 é o “Interatividade Media Plus” que traz o sistema de Infotainment Media Plus com 4 alto-falantes e 2 tweeters. Esse sistema de infotainment integra rádio AM/FM, SD Card, entradas USB e Aux In, microfone e Bluetooth. Também tem leitor de CD e arquivos MP3 e está preparado para exibir informações dos sensores de estacionamento traseiros e para o volante multifuncional.
Como ação especial para o lançamento da linha 2019, os modelos Gol e Voyage também terão como opcional o pacote “Interatividade Discover Media”, que traz o sistema mais tecnológico do grupo Volkswagen – a um preço atrativo.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O sistema ‘Discover Media’ permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui uma entrada USB. Esse sistema de infotainment traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.