Dois meses após a chegada do Up! em suas versões convencionais, a Volkswagen apresentou à imprensa nesta quinta-feira, 24, duas novidades para a gama do subcompacto para o mercado brasileiro. Agora o Volkswagen Up! será oferecido também na carroceria duas portas e com opção de transmissão automatizada i-Motion para todas as versões – com exceção do modelo Take Up!, de entrada –, inclusive para o modelo sem as duas portas adicionais.
A começar pela versão duas portas, a opção estará disponível a partir deste mês nas revendas da Volkswagen apenas nas variantes Take Up! e Move Up!, com preço inicial sugerido de R$ 26.900 e R$ 28.300, respectivamente. As opções High Up!, Black Up!, White Up! e Red Up! permanecem com oferta apenas de carroceria quatro portas. Com isso, o hatch totaliza 16 versões em sua gama no País.
De acordo com a marca, toda a lateral do Volkswagen Up! é nova, com maior área envidraçada, e o interior recebeu novos recursos para melhorar a ergonomia. Em comparação com o modelo vendido na Europa, o brasileiro é mais comprido (6,5 cm), o que possibilitou aumentar as janelas traseiras. Para isso, toda a coluna “C” (na parte de trás do carro) teve de ser retrabalhada. As maiores janelas melhoram a visibilidade do banco de trás do carro.
Por dentro o modelo recebeu o sistema de rebatimento dos assentos dianteiros “easy entry”. Tanto no banco do motorista como no do passageiro frontal, há duas hastes de comando para que o encosto recline: uma na direita e outra na esquerda. Ou seja, é possível rebater o banco do lado (ou com a mão) que for mais cômodo.
A outra novidade da gama do Volkswagen Up! torna o modelo o primeiro veículo com motor 1.0 litro do Brasil a oferecer transmissão automatizada. O automóvel estreia a nova transmissão i-Motion (SQ100). A caixa usa atuadores eletromecânicos e é uma das mais leves já construídas, com 30 kg e 12,2 kgfm de capacidade de torque.
Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.
O software de gerenciamento da transmissão foi desenvolvido em parceria com a Porsche. As relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual do up!. Foram implementados degraus menores entre as marchas iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda mais o conforto.
Com o câmbio i-Motion, o Volkswagen Up! acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina e 12,8 segundos com etanol. A velocidade máxima é de, respectivamente, 166 km/h e 168 km/h.
Confira abaixo a tabela de preços da nova linha do Up!:
Take Up! 2 portas: R$ 26.900
Take Up! 4 portas: R$ 28.900
Move up! 2 portas: R$ 28.300
Move up! 4 portas: R$ 30.300
Move up! I-Motion 2 portas: R$ 30.990
Move up! I-Motion 4 portas: R$ 32.990
High up! I-Motion: R$ 37.760
High up! I-Motion: R$ 42.160
High Up! 4 portas: R$ 34.990
High Up! 4 portas I-Motion: R$ 37.760
Black Up!, Red Up! e White Up! 4 portas: R$ 39.390
Black Up!, Red Up! e White Up! 4 portas I-Motion: R$ 42.160