O presidente do México Felipe Calderon oficializou nesta segunda-feira o investimento de US$ 1 bilhão que a Volkswagen está fazendo na fábrica de Puebla, onde hoje são produzidos o Jetta, Bora e New Beetle. Segundo o presidente e também executivos da marca, o dinheiro servirá para o lançamento de um “novo sedã compacto”.
A marca continua a fazer mistério sobre o modelo, mas o que se comenta no México é que o projeto seria “nacional”, o automóvel do “bicentenário”, por coincidir com a comemoração dos 200 anos da independência do país, em 2010.
Pelos mais recentes movimentos da Volkswagen, a maior hipótese recai sobre o novo Polo Sedan, hoje fabricado no Brasil e que poderia brigar com o Fiesta Sedan, que também será feito lá. Mas há a possibilidade de ser um veículo novo, usando a plataforma do hatch europeu, mas de concepção mais simples e interior mais espaçoso a fim de brigar com Civic e Corolla nos Estados Unidos.
É um observar que o termo “compacto” nos EUA e na Europa se refere à categoria onde estão hoje o Golf, Jetta e Focus, para dar alguns exemplos.
Qualquer que seja o carro escolhido, é 100% garantido que ele será importado para o Brasil: a ausência de alíquota entre os países facilita isso e a falta de um produto nesse segmento na Volks nacional torna sua venda aqui uma obrigação.