A Volkswagen já oferece em suas concessionárias a linha 2017 da Amarok. A picape média, que foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, recebeu retoques no visual, melhorias no acabamento interno e novos equipamentos desde a versão mais básica. No entanto, quem esperava pela versão com motor V6 a diesel de 224 cv e 56,1 kgfm terá que aguardar mais um pouco: a fabricante reserva a novidade para meados do ano que vem.
O visual da nova Volkswagen Amarok segue sem grandes mudanças. Há como destaque a nova grade frontal, com acabamento em preto fosco ou friso brilhante e detalhes cromados dependendo da versão de acabamento, além de para-choque dianteiro redesenhado, tomadas de ar com desenho tipo colmeia, faróis de neblina emoldurados por uma peça cromada na versão Highline e protetor de cárter redesenhado.
A picape ganhou ainda cinco opções de rodas, de 16, 17, 18, 19 e 20 polegadas. A versão mais em conta S e também a SE usam rodas “Korama” aro 16 com pneus 245/70, ao passo que a Trendline é equipada com rodas “Posadas” de 17 polegadas e pneus 245/65. No caso da variante Highline, a marca oferece dois modelos: 18 polegadas estilo “Manaus” (pneus 255/60) e 19 polegadas estilo “Milford”, calçada por pneus 255/55. O topo de linha Extreme ostenta rodas aro 20 e pneus 255/50.
Já no interior, o destaque vai para o novo painel, que exibe saídas de ar com formato retilíneo, faixa decorativa horizonta em “bright silver” na versão Highline e na Extreme e em “deep inox” nas demais configurações, comandos do ar-condicionado redesenhado, painel de instrumentos com iluminação branca, novo porta-objetos na parte central do painel, entre outros.
A carroceria da picape pode ser pintada em quatro novas cores metálicas: Cinza Indium, Prata Mojave, Prata Sirius e Azul Ravenna (exclusiva para a série Extreme). A sólida Branco Cristal e a perolizada Preto Mystic continuam sendo oferecidas.
Há ainda nos bancos dianteiros com “ergoComfort” do instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken – AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”. Eles oferecem ajustes elétricos de 12 vias, o que inclui ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento).
A lista de equipamentos de série de todas as versões passa a contar com sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão), que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, visando reduzir a energia cinética residual. Há também alarme sonoro e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos da frente.
Nos demais itens, há freios ABS com função off-road (que otimizam a ação do sistema em solo solto, como pedriscos e areia), bloqueio eletrônico do diferencial, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, controle automático de descida, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, entre outros.
Quanto à conectividade, o modelo SE usa um rádio com Bluetooth, entradas USB, auxiliar e para cartões tipo SD e leitor de CD e MP3. Já a Trendline oferece o sistema multimídia Composition Touch, dotado de tela sensível ao toque de 6,33 polegadas, sensor de aproximação e tecnologia App-Connect. No caso da Highline e da Extreme, há o “Discover Media”, que agrega sistema de navegação e “MapCare”, com atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo, além de leitor de CD, duas entradas para SD-Card, auxiliar e USB, pareamento via Bluetooth com até dois celulares, entre outros.
As versões Highline e Extreme passam a dispor também de airbags laterais e de cortina, faróis bi xenônio com luzes de condução diurna em LED, indicador de perda de pressão dos pneus e tomada de 12V atrás do apoio de braço dianteiro.
A gama da Volkswagen Amarok oferece duas opções de motorização. A versão S usa um 2.0 litros TDI, que gera 140 cv e 34,7 kgfm, com um câmbio manual de seis velocidades. Nas demais versões, há o 2.0 litros TDI biturbo de 180 cv e 40,8 kgfm com uma transmissão manual de seis marchas (versão SE) e 42,8 kgfm com a automática de oito velocidades, além de tração integral 4Motion.
Confira os preços da Volkswagen Amarok 2017:
- Amarok S Cabine Simples: R$ 113.990
- Amarok S Cabine Dupla: R$ 126.990
- Amarok S Cabine Dupla: R$ 130.990
- Amarok Trendline Cabine Dupla: R$ 148.990
- Amarok Highline Cabine Dupla: R$ 167.990
- Amarok Highline Extreme Cabine Dupla: R$ 177.990