Volkswagen Gol duas portas

Volkswagen Gol: de repente, virou sucesso no Paraná e em Minas Gerais

Era meio que esperado. Com o risco de ver o Gol perder a liderança pela primeira vez em 27 anos, a Volkswagen ‘acelerou’ as vendas do modelo em dezembro. Com pouco mais da metade do mês, o hatch já emplacou mais unidades que em novembro e voltou a ser o carro mais vendido do Brasil em dezembro.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Sucesso inesperado? Certamente, não. Um olhar mais profundo nos números de emplacamentos disponibilizados pela Fenabrave revela alguns dados curiosos, para dizer o mínimo. O aumento nas vendas do Gol não é linear. Ele acontece sobretudo em dois estados, Minas Gerais e Paraná. Os dois são responsáveis por nada menos que dois em cada cinco Gols vendidos no país neste mês. Para se ter uma ideia, São Paulo, o maior mercado, responde por apenas 11% das vendas do VW.

Em Minas, o Gol já emplacou o mesmo que em novembro, com apenas 17 dias corridos: 2.789 contra 2.800 do mês passado. Mas são os números do Paraná que impressionam. Lá,houve um aumento repentino de 120% de um mês para o outro. De 1.194 carros, os paranaenses ‘compraram’ agora 2.617 Gols em pouco mais de duas semanas. Veja tabela abaixo.

Mas o que os dois estados descobriram no famoso carro da Volks que outros entes da federação não sabem? Provavelmente, nada de mais. Em Minas, o sucesso do Gol pode ter a ver com as vendas diretas para locadoras como a Localiza. Nós já havíamos observado isso no começo do ano e  agora, constata-se que o Gol deve terminar 2014 com crescimento nas vendas no estado, algo completamente fora de propósito num ano de queda geral nos emplacamentos. Ou seja, não dá para acreditar em vendas naturais.

Veja também: Gol e Palio lutam pela liderança, mas os dois são perdedores

Já o Paraná é novidade. O Gol vinha até aqui com um desempenho magro no estado. Até novembro, foram pouco mais de 16,2 mil carros registrados. E agora, de uma hora para a outra, um salto enorme. Difícil apontar o motivo sem ter os números finais, mas pode se suspeitar de mais vendas diretas (com desconto) e também de a Volks ter no Paraná uma de suas fábricas.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Com a retomada nos emplacamentos, o Gol reduziu a diferença para o Palio para menos de mil unidades. A Fiat, no entanto, não deu sinais até aqui de estar inflando suas vendas para manter a dianteira, mas ainda falta bastante tempo para tomar alguma ação. Vendo o comportamento da Volks, é de se imaginar que a disputa pelo título de ‘carro mais vendido do Brasil’ vá até a hora dos fogos de artifício do dia 31 de dezembro.

Em destaque, Minas Gerais e Paraná tem um volume de vendas fora da média

Em destaque, Minas Gerais e Paraná tem um volume de vendas fora da média

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Volks ‘anaboliza’ vendas do Gol em dezembro para não perder liderança