Até então oferecido apenas como crossover, o Duster agora também é uma picape. A Renault Duster Oroch está disponível no mercado brasileiro há cerca de um ano e se posiciona como a única picape da linha da marca francesa no País – pelo menos por enquanto, já que a empresa prepara o lançamento da média Alaskan. O modelo tem como principal rival a Fiat Toro e está disponível por aqui em duas versões de acabamento; com dois motores flex e duas opções de câmbio.
Na parte estética, a Duster Oroch compartilha diversas características com o Duster. Da parte frontal da carroceria até as portas traseiras, ambos os modelos são idênticos. Porém, na traseira, obviamente, a picape exibe sua caçamba; além de lanternas com formato exclusivo, tampa da caçamba com dois detalhes chanfrados horizontais e para-choque com formato mais robusto. Assim como o crossover, a picape pode receber apliques plásticos nos para-choques, caixas de roda e parte inferior das portas.
O interior de ambos os modelos também são os mesmos, compartilhando os mesmos detalhes de acabamento (predominantemente em plástico) e os equipamentos. Nas medidas, o utilitário tem 4.693 mm no comprimento; 1.821 mm na largura; 1.695 mm na altura e 2.829 mm na distância entre-eixos. A caçamba pode levar até 683 litros, com carga útil de 650 kg (total).
O motor que equipa a Renault Duster Oroch é um 1.6 litro SCe flex, capaz de desenvolver 118 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.500 rpm; e torque de 16,2 kgfm, a 4.000 rpm, com transmissão manual de cinco marchas. Há ainda um 2.0 litros flex, que rende 143 cv e 148 cv, a 5.750 rpm, e torque de 20,2 e 20,9 kgfm, a 4.000 rpm, associado a um câmbio manual de seis velocidades ou automático de quatro marchas.
Segundo dados da Renault, a Duster Oroch 1.6 vai de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e atinge velocidade máxima de 161 km/h. O consumo é de 7,6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol e 11,1 e 11,2 km/l, respectivamente, com gasolina. Já a Duster Oroch 2.0 atinge os 100 km/h em 9,7 s e tem máxima de 186 km/h; com consumo de 7 e 7,4 km/l com etanol e 10 e 10,9 km/l com gasolina; enquanto o modelo 2.0 AT entrega desempenho de 10,4 s e 176 km/h, respectivamente, e consumo de 5,9 e 7,6 km/l com etanol e 8,6 e 10,8 km/l com gasolina.
Confira abaixo as versões, equipamentos e preços da picape da Renault:
Renault Duster Oroch Expression 1.6: R$ 70.690
Equipada com airbags frontais; freios ABS; alarme perimétrico; luzes de condução diurna; direção eletro-hidráulica; ar-condicionado; banco do motorista e volante com ajuste de altura; painel com iluminação permanente; vidros elétricos nas quatro portas; travamento central das portas; rodas de liga-leve de 16 polegadas; sistema de som com entradas USB, auxiliar e para iPod; indicador de troca de marcha; conexão Bluetooth para áudio e telefone; protetor de caçamba, entre outros.
Como opcional, há o Pack Plus, que inclui retrovisores elétricos e faróis de neblina.
Renault Duster Oroch Dynamique 1.6: R$ 74.490
Renault Duster Oroch Dynamique 2.0: R$ 78.570
Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 AT: R$ 80.590
Agrega retrovisores e maçanetas na cor da carroceria; faróis de neblina; barras longitudinais de teto; computador de bordo com 10 funções; retrovisores externos com ajuste elétrico; controle de cruzeiro; volante revestido parcialmente em couro; sensor de estacionamento traseiro; duas tomadas 12V; função Eco Coaching e Eco Scoring; sistema multimídia Media NAV Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas e navegador GPS; santo antônio na cor prata, entre outros.
Como opcional, há bancos revestidos parcialmente em couro e Pack Outsider, que agrega proteção frontal; faróis adicionais dianteiros; alargador de para-lama; grade de vidro traseiro e capota marítima.
A Renault Duster Oroch está disponível nas Vermelho Vivo; Branco Glacier (R$ 400); Preto Nacré; Prata Étoile; Cinza Acier; Vermelho Fogo e Verde Esmeralda (R$ 1.600).
Confira abaixo a ficha técnica da Duster Oroch:
Versões / Motores | 1.6 16V | 2.0 16V |
Expression/Dynamique | Dynamique | |
Arquitetura | Carroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas | |
Motor | Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão | |
Tração | Dianteira 4×2 | |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.998 cm³ |
Diâmetro x Curso (mm x mm) | 79,5 x 80,5 | 82,7 x 93,0 |
Potência máxima (ABNT) | 110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm 115 cv (etanol) @ 5.750 rpm |
143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm |
Torque máximo (ABNT) | 15,1 kgfm @ 3.750 rpm (gasolina) 15,9 kgfm @ 3.750 rpm (etanol) |
20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina) 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol) |
Alimentação | Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial | |
Pneus/Rodas | 215/65 R16 | |
Suspensão Dianteira | Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora | |
Suspensão Traseira | Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora |
|
Freios | Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro |
|
Direção | Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m | |
Câmbio | Manual 5 velocidades | Manual 6 velocidades |
Relação de marcha | 1ª ………………3,73:1 | 1ª………………..3,73:1 |
2ª ………………2,05:1 | 2ª………………..2,11:1 | |
3ª ………………1,32:1 | 3ª………………..1,45:1 | |
4ª ………………0,97:1 | 4ª………………..1,11:1 | |
5ª ………………0,82:1 | 5ª………………..0,91:1 | |
— | 6ª………………..0,77:1 | |
Diferencial | 4,93:1 | 4,44:1 |
Tanque combustível | 50 L | |
Volume da caçamba | 683 L | |
Carga útil | 650 kg | |
Peso em ordem de Marcha | 1.292 kg | 1.346 kg |
Entre eixos | 2.829 mm | |
Comprimento | 4.693 mm | |
Altura | 1.695 mm | |
Largura | 1.821 mm | |
Largura c/ espelhos | 1.997 mm | |
Altura livre do solo | 206 mm | |
Ângulos de entrada | 26° | |
Ângulos de saída | 19,9° | |
Velocidade máxima | 160 km/h (gasolina) 164 km/h (etanol) |
178 km/h (gasolina) 186 Km/h (etanol) |
Aceleração 0 a 100 km/h |
14,3 segundos (gasolina) 13,2 segundos (etanol) |
10,6 segundos (gasolina) 9,7 segundos (etanol) |
Consumo Estrada | 10,9 km/l (gasolina) 7,5 km/l (etanol) |
10,8 km/l (gasolina) 7,3 km/l (etanol) |
Consumo Cidade | 9,6 km/l (gasolina) 6,6 km/l (etanol) |
9,2 km/l (gasolina) 6,4 km/l (etanol) |