A partir do fim de agosto, as trilhas do Brasil conhecerão uma nova cara. A Troller apresentou nesta última terça-feira, 24, a nova geração do T4, que estreará na rede de concessionárias da marca daqui dois meses para substituir o modelo atual. O preço do novo Troller T4 ainda não foi revelado, mas a marca garante que haverá um aumento de até 15% em relação ao valor cobrado atualmente pelo modelo, o que indica que a novidade chegará por em torno de R$ 110 mil.
Como já deu para perceber na prévia do T4 realizada pela Troller no final de maio, o novo jipe ficou mais moderno em todos os sentidos. A começar pelo visual, o Troller T4 2015 ganhou uma cara mais agressiva, inspirada no conceito TR-X, apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo. A traseira continua com o estepe pendurado na tampa do porta-malas e traz como destaque as novas lanternas de LED. O interior também foi beneficiado e agora traz painel que se assemelha com o da picape Ranger.
O T4 ficou maior em comprimento (4.095 milímetros), largura (1.977 mm) e distância de entre-eixos (2.585 mm). O porta-malas também cresceu, totalizando 134 litros, ou seja, 40 l a mais que a geração anterior. De acordo com a Ford, proprietária da marca Troller, o T4 teve cerca de 1.700 dos seus 2.000 componentes mudados em relação ao modelo anterior.
A carroceria agora é feita de um novo composto, formado por aço e fibra de vidro, que proporciona maior leveza e mais facilidade na moldagem. O Troller recebeu ainda uma estrutura tubular metálica interna, que aumenta a segurança, já que o modelo não dispõe de airbags – o equipamento pode se ativar de forma inadequada em situações de off-road. O chassi de longarinas foi totalmente refeito e mantém apenas os eixos rígidos Dana 44-3 na dianteira e Dana 44-4 na traseira, sempre com molas helicoidais.
O motor que equipa a novidade é o mesmo da Ranger em suas versões mais caras: o 3.2 Duratorq turbodiesel de cinco cilindros com geometria variável, que recebeu ajustes para equipar o novo Troller T4. O bloco desenvolve 200 cavalos de potência e torque de 48 kgfm entre 1.700 e 2.500 rpm. A geração anterior do modelo é também um 3.2 a diesel, mas com 165 cv e 38,8 kgfm. A tração é 4×2 traseira, 4×4 High (que pode ser acionada até 120 km/h) e 4×4 Low (reduzida). Com esse conjunto, o jipe oferece consumo médio de 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
Ainda segundo a Ford, a distância do solo aumentou, passando para 20,8 cm na mínima e 31,6 cm na máxima, fazendo com que o ângulo central atinja 30 graus. Os pneus são Scorpion ATR 225/65 com 70% on-road e 30% off-road.
Entre os equipamentos de série, o T4 2015 trará freios ABS com EBD, teto solar panorâmico duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado digital de duas zonas, rádio CD-Player com entrada USB e conexão Bluetooth, rodas de 17 polegadas, entre outros. A Troller oferecerá uma linha de 130 acessórios, como snorkel, para-choque off-road, guincho elétrico, pneus lameiros até 80/20 off/on-road (os originais são 70/30 on/off-road), entre outros.