A Toyota acusou o golpe. Depois de receber críticas sobre o design sem graça e o suposto preço inicial de R$ 35 mi, a marca japonesa apresentou nesta segunda o Toyota Etios, seu primeiro compacto feito no Brasil, com preços mais baixos, começando em R$ 29.990.
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Sinal que os japoneses não têm tanta confiança assim na imagem que o modelo terá no mercado, sobretudo depois do impacto da chegada do Hyundai HB20, que dá um banho em design, mas que só começa em R$ 31.995, já com os itens mais desejados do consumidor – direção e ar-condicionado.
A versão hatch do Toyota Etios terá quatro níveis de acabamento, básico, X, XS e XLS, esse exclusivo com motor 1.5 litro. Já a versão sedã, como é sensato, só utiliza o 1.5 e não traz versão mais simples – o modelo começa já na X. Tudo leva a crer que a Toyota optou por sacar um Etios basicão para divulgar um valor abaixo da marca psicológica de R$ 30.000. Por não ser um 1.0, o Etios leva vantagem nesse aspecto.
Se saiu atrás do HB20 no lançamento, o Toyota Etios chegará primeiro às concessionárias: o modelo começa a ser vendido no dia 28 de setembro, ou seja, sexta-feira da outra semana.
Coisa rara hoje em dia, a Toyota divulgou os dados de consumo, o que ela não costuma fazer com seus outros modelos. Veja os números:
Toyota Etios 1.3L
– Com gasolina: 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
– Com etanol: 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Toyota Etios 1.5L
– Com gasolina: 92 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
– Com etanol: 96,5 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
O conjunto do motor proporciona respostas bastante eficientes. Veja abaixo os dados:
Hatchback
Motor 1.3L (etanol): 0-100km/h em 11,8 segundos
Motor 1.3L (gasolina): 0-100km/h em 12,2 segundos
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em11,1 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,5 segundos
Sedan
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em 11,3 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,8 segundos
Eis as versões do Toyota Etios e os itens de série entre parênteses:
Toyota Etios hatch
– 1.3: R$ 29.990 (airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de porta)
– 1.3 X: R$ 33.490 (coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen mais conteúdo do básico)
– 1.3 X (com ar-condicionado): R$ 36.190
– 1.3 XS: R$ 38.790 (ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas)
– 1.5 XLS: R$ 42.790 (faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme)
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Toyota Etios sedan
– 1.5 X: R$ 36.190 (coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas e desembaçador do vidro traseiro)
– 1.5 X (com ar-condicionado): R$ 38.890
– 1.5 XS: R$ 41.490 (maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas)
– 1.5 XLS: R$ 44.690 (faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme)
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Cadê os dados de consumo??
Não vi nada de Km/L, só vi dados de desempenho! Km/h em “x” segundos
Rodrigo, esquecemos de colocar! Agora já foi atualizado.
Abs,
Ricardo
Carro feio e pobre!
Efeito HB20.
Com certeza voltaram atrás na projeção dos preços iniciais (a partir de R$35 mil) depois do anúncio da Hyundai.
Mas ainda assim está caro, sem contar que o desenho é estranho demais (para não dizer horrível) para o gosto do brasileiro.
Não consigo encontrar argumentos para imaginar esse carro como uma ameaça até para o Jac J3, que dirá o Gol.
Na verdade não baixaram em nada o preço.
Simplismente lançaram uma versão PÉ DE BOI, peladinha, peladinha…. só pra dizer que os preços começam abaixo de 30.
PURA SACANAGEM !
Sinceramente, creio que este carro que a Toyota está lançado não condiz com a marca. Creio que é um projeto que já naufragou. Desenho horrivel de mau gosto. Enquanto isto, vejam o belo Hyundai HB20 que já incia com um belo pacote de acessórios por R$ 2.000,00 a + do que o pé de boi da Toyota.
O preço ta um pouco alto, mas acho que esse carro vai ter vendas razoáveis, lembra um pouco o nissan march, e pela lógica,se o nissan vende, pq esse não venderia? o.O Se o povo compra Gol/Palio/Uno/Celta pelado, não vão comprar o Etios pq? 😉 E pra quem ta apostando todas as fichas no HB20, acho que ainda é cedo.
Da uma lida na lista de itens quem vem no Nissan por 31,000,00 . Vem tudo meu amigo (ar-ar bag – abs – direção e ve). Vc ta mal informado. Sem contar que o Nissam te identidade propria ja o Etios ´o Logan antigo. A toyota compro o projeto velho da lancia. Pra fazer caro exclusivo para o 3º Mundo (India e America Latina)
Engraçado é que o "efeito psicológico" do preço menor que inicialmente previsto funcionou. Na prática, a Toyota não surpreendeu ou reduziu nada, apenas depenou o carro, até de uma letrinha para representar a versão, e colocou a R$29.900. Tenham certeza de que essa versão sequer será encontrada nas concessionárias para pronta entrega, e o lunático que a quiser, terá de esperar uns 60 dias. Vão acabar empurrando uma outra versão, e aí já estamos falando de um degrau de 3,5 mil, por pouco conteúdo a mais.
Quanto ao carro, por enquanto posso afirmar baseado apenas na percepção visual. E nisso, a Toyota mandou uma baita bola fora. Por fora, visual de Logan, que pode ter funcionado para a Dacia/Renault 3 anos atrás, mas até mesmo eles já se tocaram que apelo visual também conta. Mas, o que mata mesmo é o visual interno. O painel é uma das coisas mais feias que já vi. Nunca fui fã de painel central (comum em alguns Citroen, como a linha C4), mas esse conseguiu ser uma aberração. E o painel é o que você mais vai encarar durante 2, 3 anos com o carro.
Com versões mal resolvidas, design antiquado e interior pobre, restam apenas os argumentos de racionalidade da Toyota, como consumo, baixo índice de manutenção e segurança. Geralmente isso não vende aqui no BR. O objetivo era brigar com o líder Gol, mas o máximo que a Toyota deve conseguir é brigar com Logan e Sandero, que usam dos mesmos argumentos de vendas.
Mesmo já tendo sido proprietário de um Corolla, e tendo ficado satisfeito com carro e pós-venda, eu passo. Talvez numa segunda geração, se resolverem muita coisa no carro.
4 estrelas no latin ncap
Alguém que está criticando, já dirigiu um? Dirige, entre em um e depois fale churumelas, por favor. É fácil ir atrás de opiniões desses blogueiros e não testar realmente o carro. Já dirigiram um Prisma? Faça a comparação, por favor e depois opinem. Já pegaram esses carros em uma serra cheia de curvas esburacadas? Dirija o Etios e qualquer outro carro da categoria e façam comentários, por favor. Abraços.