Híbrido mais vendido em todo o mundo, com mais de 5,7 milhões de unidades emplacadas em mais de 90 países, o Toyota Prius acaba de estrear sua quarta geração no Brasil, pouco mais de três anos após a chegada da terceira versão. Ao contrário da geração anterior, o novo modelo se sobressai pelo visual agressivo (e exótico) e conjunto mecânico mais eficiente. A novidade será oferecida por R$ 119.950, o que representa um aumento de apenas R$ 2,3 mil em relação ao antigo, deixando clara a proposta da montadora japonesa em popularizar o modelo por aqui.
No visual, o novo Prius nada tem a ver com o anterior. O modelo traz linhas mais marcantes, com destaque para a silhueta triangular, partindo desde o emblema frontal da Toyota e das linhas ao longo do capô, passando sobre a parte superior da cabine e se estendendo até a parte traseira da carroceria. Há ainda linha de cintura mais inclinada para baixo à frente, acabamento em preto na coluna “C” que cria a ilusão de teto flutuante, faróis com formato tipo bumerangue e iluminação em LED, entre outros.
Por dentro, o híbrido recebeu melhorias no acabamento e mantém o painel de instrumentos posicionado na parte central do painel, assim como a manopla de câmbio tipo joystick posicionada diretamente no painel e todos os comandos ao alcance da mão do motorista, segundo a Toyota. O habitáculo está maior, devido a novos detalhes, como as linhas finas da base do painel alinhadas às portas, eliminação do excesso de revestimentos na parte transversal do painel de instrumentos, portas e colunas, entre outros. Os bancos também são novos.
Ainda em relação ao antigo, o novo Toyota está 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). O espaço na cabine também aumentou: são 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou 84 mm na largura.
Entre os equipamentos, há ar-condicionado de duas zonas, com comando S-Flow, capaz de concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação – o sistema reconhece se o banco traseiro está vazio e direciona o ar apenas para a zona frontal. Há ainda head-up display colorido, carregamento sem fio para celular, destravamento das portas e partida do motor sem chave, banco do motorista com ajustes elétricos, acabamento em couro, aquecimento dos bancos dianteiros, controle de cruzeiro, volante multifuncional em couro, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.
A lista inclui também computador de bordo com monitor TFT com dois visores de 4,2 polegadas e sistema multimídia com display sensível ao toque de 7 polegadas, com rádio AM/FM, CD e MP3 player, conexões Bluetooth, USB e auxiliar, sistema de navegação e TV digital. Na segurança, são sete airbags, câmera de ré, faróis de neblina em LED, controle de estabilidade, freios ABS com EBD, entre outros.
O motor do novo Toyota Prius é o mesmo do antigo, um 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com e potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, que foi redesenhado e teve redução de tamanho e peso. Ele trabalha em conjunto com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência combinada é de cerca de 123 cv. Segundo a marca, o carro vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
O motor a gasolina do Novo Prius atinge eficiência térmica máxima de 40%, sendo um dos mais eficientes produzidos em massa no mundo. O avanço foi alcançado, em parte, devido ao uso de um alto volume de gases no sistema de recirculação dos gases de exaustão (EGR), e melhorias no sistema de combustão. Além disso, a entrada de ar da admissão foi redesenhada, o que melhora o fluxo de ar dentro da câmara de combustão. O sistema de refrigeração também foi aprimorado, otimizando a temperatura interna do motor. O atrito dos componentes deslizantes do motor foi reduzido com uso de óleo de baixa viscosidade.
Houve ainda mudanças no eixo de transmissão e no motor elétrico, que foram redesenhados, reduzindo o peso. O bloco elétrico está mais compacto e teve sua relação peso/potência melhorada. Em comparação à geração atual, houve uma redução de 20% nas perdas mecânicas por fricção.
O software do sistema híbrido recebeu atualizações para melhorar a percepção de aceleração, resultando em respostas mais suaves e diretas. Os componentes fundamentais do sistema, como unidade de controle de potência e a bateria, também foram redesenhados ou revistos, para reduzir peso e melhorar a eficiência do veículo.
A bateria do Prius é de níquel, que agora está posicionada na parte inferior direita do banco traseiro, antes localizada no porta-malas. De acordo com a marca, esta mudança contribui para a redução do centro de gravidade e aprimora a estabilidade na condução do veículo. Uma entrada de ar foi introduzida no banco do passageiro, otimizando o arrefecimento da bateria híbrida e melhorando sua performance.
O Toyota dispõe de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria.
Quanto ao consumo, o modelo se posiciona como o mais econômico do País, segundo o Inmetro. O carro registrou 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Novo Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.
A plataforma do carro é a TNGA, modular e que será usada em outros modelos da marca.
O Toyota Prius estará disponível nas cores Branco Polar, Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno e a inédita Vermelho Emoção.
Bom Dia!!! Senhores
Minha pergunta e sobre o Toyota Prius 2017 o governo vai reduzir a carga de impostos neste veiculo a ponto da Toyota vender os mesmo por mais ou menos 80 mil reais
agradecido
Edson P´Silva
11-99966-9216