Antes uma marca considerada “Premium”, já que comercializava automóveis acima de R$ 60 mil, agora a Toyota será uma marca “do povão”. Com a chegada do compacto Etios, que terá preço inicial de R$ 35 mil na versão hatch, a montadora japonesa quer conquistar os olhares dos consumidores da classe C, que atualmente compram automóveis rivais do Toyota Etios, como o Cobalt, da Chevrolet, e o Gol, da Volkswagen.
O popular, inclusive, já é exibido pela primeira vez ao público em no Shopping Morumbi, em São Paulo, onde foi iniciado o Etios Collection e realizado um encontro com jornalistas nesta quinta-feira, 2, com a presença do consultor internacional da Toyota, Mark Hogan. Na cerimônia, foi comentado sobre a nova fábrica da montadora, em Sorocaba (SP), que será inaugurada na semana que vem, mais precisamente no dia 9, e produzirá, pelo menos por enquanto, o Etios, nas carrocerias hatch e sedã.
A unidade terá capacidade para produzir até 70 mil automóveis ao ano, que abastecerá o mercado local e também a vizinha Argentina, operando em dois turnos. A Toyota aplicou um investimento de US$ 600 milhões e irá gerar 2.000 empregos diretos, 500 trabalhadores a mais que o previsto pela montadora há um tempo. Além disso, no evento, foram revelados alguns detalhes até então não divulgados pela marca, como os dados dos motores, 1.3 e 1.5 litro, ambos bicombustível e de 16 válvulas.
O primeiro terá capacidade para entregar até 90 cv de potência, quando abastecido com etanol, e 84 cv com gasolina, e torque de 12,85 kgfm, com etanol, e 11,93 kgfm com gasolina, a 3.100 rpm. O segundo, mais potente, entregará 96,5 cv e 92 cv, respectivamente, e torque de 13,87 kgfm e 13,5 kgfm, respectivamente, também a 3.100 rotações. A transmissão será apenas manual de cinco velocidades. Futuramente, é provável que o Etios receba um câmbio automático, dependendo da recepção do público.
A versão mais barata do Etios virá equipada apenas com airbag duplo e freios ABS, a disco na dianteira e a tambor na traseira. Equipamentos como ar-condicionado, rodas de liga-leve, vidros e travas elétricas, rádio CD-Player com MP3, direção elétrica, entre outros, deverão ser opcionais no modelo de entrada.
A exemplo do Nissan March e do Fiat Palio, o Etios também contará com itens de personalização para a carroceria, como adesivos.
Eita monstrinho…
A Toyota está de parabéns por tentar vender um modelo tão feio na parte interna e externa. Além disso, cobram um preço absurdo por este carro.
É o fim do mundo!!!!
Sem dúvida o lançamento mais feio do século… Uma observação: Aposto que um estagiário faria um painel melhor que esse… pqp
Eu me lembro em meado dos anos 80 quando do lançamento do Uno da Fiat, que foi apelidado de botinha ortopédica pelo seu desenho de carroceria e virou o carro chefe da empresa, um sucesso de vendas e desbancou Fusca, Gol, etc… Beleza é algo relativo e imensurável.