Ele não estava em Genebra, mas foi o principal assunto da minha conversa com um executivo da Toyota brasileira, que andava pelos estandes. O Etios, compacto que chega ao mercado brasileiro até o final do ano, é hoje o queridinho da marca. Segundo nosso interlocutor, o modelo – que estreia nas versões hatch e sedã ao mesmo tempo – terá uma dirigibilidade bem acima dos rivais: “é a mesma sensação de guiar um Corolla”, exagera. Ainda segundo ele, pela primeira vez a Toyota deixou que engenheiros de uma empresa de fora andassem no carro para dar um “feedback”, algo que assustou alguns diretores, mas que se mostrou decisivo na hora de identificar possíveis deficiências.
A Toyota oferecerá quatro versões do Etios no país, duas com motor 1.0 e duas com 1.6. Os motores, aliás, virão do Japão, mas já preparados para serem flex. Toda a produção inicial – a partir de agosto – será direcionada ao Brasil – ou cerca de 70 mil carros no início, o que dá uma participação ainda modesta no segmento de entrada. São apenas 5,8 mil unidades por mês das duas versões, algo como 3 mil hatches e 1,8 mil sedãs. Com esse quadro, a Toyota venderá o mesmo que a Nissan com a dupla March e Versa.
O início lento não preocupa o executivo já que é uma característica da Toyota. “Nossos planos são de longo prazo e a capacidade de Sorocaba mostra que temos potencial para ir longe”. E aí uma revelação: a nova fábrica poderá produzir até 400 mil carros por ano e não 150 mil, como anunciado no início. Com essa capacidade, a unidade equivale a quase metade de Betim, a maior fábrica de automóveis do país e uma das maiores do mundo. Não é só. Indaiatuba, segundo ele, comporta alguma ampliação, caso a empresa decida produzir algum modelo mais sofisticado. Se tudo der certo, a operação da Toyota no Brasil pode passar a ser mais parecida com a de outros mercados, onde ela mostra porque é uma das maiores montadoras do globo.
Se os motores forem VVTi, como imagino (ao menos o 1.6), vai formar o novo padrão do segmento.
Coitada da VW Brasil ou da Fiat. Bem feito, se acomodaram, agora vão ver o que é tecnologia.
O melhor hatch compacto a venda no Brasil será o Peugeot 208. Quanto ao Etios acho um carro feio e mal elaborado, produto para países emergentes.
O carro é realmente horroroso, design deplorável! Tudo dependerá, também, da quantidade de equipamentos de série e preço.
Ah, e Eric, nós somos um país emergente! Não podemos esquecer disso!
" agora vão ver o que é tecnologia " hã ?!!!!!!!!!!! que tecnologia?! num carro de baixissimo custo que vai ter air abs em 2014!!!!!!!!! menos cara , muito menos, pq se um corolla ainda usa suspensão traseira por eixo de torção, como será a desse monstrinho?!! multlink? ele terá motor 1.0 turbo com 120 cv?! controle de tração?!! antes de falar que esse lixo terá tecnologia, pesquise na internet as publicações estrangeiras e verás que o buraco é mais embaixo, ou seja muito lá embaixo!
É muito pouco e muito tarde para a Toyota mostrar qualquer semelhança com "uma das maiores montadoras do globo". Parece, na verdade, que a Toy está mesmo é baixando o nível, e produzindo um carro para concorrer com Dacia.
Bacana, eim Toyota?
É muito feio isto sim.
Enquanto aqui a Toy ataca com esse Dacia falsificado, lá fora, “uma das maiores montadoras do globo” oferece o cruiser:
http://www.toyota-global.com/showroom/vehicle_gal…
kkk olha ai de quem a GM copiou o nome "cruze" a toyota pisa na bola com o nosso mercado
"Tudo dependerá, também, da quantidade de equipamentos de série e preço."
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Bom, pelo histórico da Toyota, com seus carros mais pelados e mais caros que a concorrência, então danou-se!
Mais um "veículeco" para o país das carroças!
Com aqui mesmo fora comentado, não esperem nada de diferente ao encontrado num Gol, num Palio, num Uno! Se nos Corolla de 80 mil, os ítens de série são escassos, imaginem no "lindio" Etios!
Genial, RR09 – serve como campanha publicitária:
"Chegou o carro mais LINDIO do Brasil: TOYOTA ETIOS!!"
(eles podem também reciclar o slogan: "Etios e você, tudo a ver)".
kakkk… só rindo mesmo, não!??