Parece que a Toyota e a Honda combinaram. Enquanto a primeira mostrará a versão definitiva do Etios na Índia no dia 1º de dezembro a segunda apresentará a versão de produção do New Small Concept, chamado por alguns de Brio, um dia antes, no Salão da Tailândia.
Apesar da distância, são notícias que nos interessam demais, como vocês sabem. A Toyota, por exemplo, diz que o Etios nacional, feito em Sorocaba, será diferente do indiano, mas registrou a patente desse projeto no INPI. Aliás, nem mesmo o nome está confirmado, embora a marca já pertença a Toyota desde janeiro de 2009.
A Honda admite que um compacto nacional seria natural no Brasil, mas esconde o jogo. O que se sabe é que a planta de Sumaré poderá ser ampliada para assumir a linha de montagem do carro aproveitando que a fábrica Argentina começará a funcionar nas próximas semanas. Mais atraente, o New Small Concept pode ser uma ótima opção no Brasil, que valoriza veículos com design bonito.
Seja como for, as duas não podem dar moleza para o azar. As chinesas estão chegando em peso e as coreanas já são realidade. A Hyundai, por exemplo, toca o projeto HB a todo o vapor, apesar de a fábrica de Piracicaba estar atrasada por problemas com os benefícios fiscais concedidos há anos para a Asia Motors construir uma unidade no páis, imbróglio que vive atormentando o grupo, herdeiro da montadora.
Por mais feio que esse Etios seja, acho que ele poderá ser uma boa opção no nosso mercado, se tiver um bom preço
Eu achei sintomático a Toyota não apresentar o Etios no Salão do Automóvel. Pode ser que nas tais clínicas internas, o design já tenha sofrido críticas, e a marca tenha optado por um desenho melhor para o Brasil.
Senão, não vejo motivos para um carro que deve ser destinado ao nosso mercado, e que já foi exibido em salões pelo mundo, não ser exibido aqui.
A toyota ao menos ja tem um carro, embora muitos dizem que sofrerá profundas mudanças ao ser lançado por aqui. A situação da Honda é diferente, por enquanto, de concreto so tem a intensão, e agora um desenho indicando como deverá ser o carro. Acredito que a Toyota deixou de trazer o Etios para preservar o misterio, causar suspense e,com isso, noticias na midia, se tivesse exposto ja estaria recebendo criticas, obviamente um veiculo destinado aos emergencias tem algum "calcanhar de Aquiles", a famosa sindrome do cobertor curto.
O Toyota Etios é até mais ou menos, agora o Honda é horrível.
design feio p/ as japonesas ñ seria gde problema, afinal o Fit sempre foi líder em sua categoria e a 1ª geração era horrível.