Aos poucos, o Toyota Etios vai mudando para se equiparar a concorrência. Com a chegada da nova geração do Ford Ka, a fabricante japonesa resolveu se mexer e anunciou o lançamento da linha 2015 da sua gama de compactos. Agora o Toyota Etios 2015, na versão de entrada X com motor 1.3 litro, tem preço de R$ 38.380, quase cinco mil reais a mais em comparação com os valores cobrados no lançamento do carro – apesar dos novos equipamentos e mudanças de acabamento.
Entre as novidades, o Toyota Etios 2015 agora oferece central multimídia, que dispõe de navegador GPS, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio, conexão Bluetooth e câmera de ré. Mas o novo equipamento está disponível apenas na versão topo de linha do catálogo, a Platinum, que custa quase R$ 50 mil (veja preços abaixo)
No acabamento, o compacto recebeu um novo volante, semelhante ao usado nos sedãs maiores Corolla e Camry, com direito ainda a maçanetas com detalhes em cromado e acabamento em tecido nas portas, desde a versão de entrada da linha. O Toyota Etios 2015 X conta ainda com novo indicador do nível de combustível mais claro e que inclui o famoso relógio digital, banco do motorista com regulagem de altura, preparação para instalação de som na traseira, alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função “auto down” para o vidro com acionamento elétrico do motorista.
Já o Toyota Etios 2015 XS agrega um sistema de som com nova interface e Bluetooth, alarme por controle remoto, volante com comandos de som e acabamento dos bancos em tecido e material sintético. Por fim, os modelos XLS e Cross trazem repetidores de seta nos retrovisores externos, bancos em padrão Comfort Drive e volante revestido em couro.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Duas novas cores foram introduzidas, o azul Techno e o branco pérola, complementando os sons preto, cinza, branco sólido, prata e vermelho. O amarelo é exclusivo para o Cross.
A Toyota vai ‘administrando’ o prejuízo com o Etios. Como não é viável mudá-lo tão cedo, sob pena de receber críticas dos clientes, o jeito é ir melhorando o modelo pontualmente até minimizar as perdas. Com apenas dois anos no mercado, o Etios vende um terço do que emplaca o HB20, ambos na versão hatch. É muito pouco para a maior montadora do mundo. Felizmente, o design da Toyota melhorou após a catástrofe do Etios e dá para esperar um futuro melhor para os clientes de entrada da marca. Agora, subir o preço do carro nessa situação soa um tanto desrespeitoso.
Ricardo Meier
Confira abaixo a tabela de preços da linha 2015 do Toyota Etios:
- Etios Hatchback X: R$ 38.380
- Etios Hatchback XS: R$ 42.620
- Etios Hatchback XLS: R$ 46.220
- Etios Cross: R$ 49.190
- Etios Platinum Hatchback: R$ 49.120
- Etios Sedã: R$ 42.470
- Etios Sedã XS: R$ 45.190
- Etios Sedã XLS: R$ 48.880
- Etios Platinum Sedã: R$ 51.780
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Com até Logan e Sandero automatizados, nem a boa fama do Toyota alavanca as vendas desses modelinhos, além de feiosos, básicos.
Apesar do Etios não possui um desaine bonito como o HB20 e outros, sua mecânica é excelente, tive um que rodei 360.000km em 7anos e nunca mim deixou na mão, realizava suas manutenções normalmente e troquei o kit de embreagem com 170.000km rodados e 340.000, infelizmente queria comprar agora o YARIS mas com o aumento do preço dos veículos continuarei com o ETIOS.