Carro de passeio mais caro da fabricante japonesa à venda no mercado brasileiro e o automóvel mais vendido nos Estados Unidos há 15 anos, o Toyota Camry acaba de estrear sua oitava geração. O novo sedã topo de linha da empresa chega destacando um visual mais moderno, seguindo a filosofia “Keen Look”; além de interior com mais espaço e materiais mais refinados e mecânica com boas alterações.
Na dianteira, o carro destaca os faróis afilados, interligados à grade mais espichada e com o logotipo da Toyota ao centro; além do para-choque com ampla tomada de ar na parte central. As laterais contam com um vinco marcante cortando as maçanetas, enquanto a traseira exibe novas lanternas de LED espichadas para as laterais e invadindo a tampa do porta-malas.
O Toyota Camry 2018 vai dispor nos EUA da versão “Sport” para as configurações SE e XSE, que inclui para-choque dianteiro mais agressivo; rodas de liga-leve de 19 polegadas; kit aerodinâmico e para-choque traseiro com difusor integrado.
Por dentro, há um painel mais moderno, destacando o console central com a tela sensível ao toque de oito polegadas do sistema multimídia e os comandos do ar-condicionado que aparentam estar integrados em uma peça só. Nos demais recursos, há painel de instrumentos com uma tela de sete polegadas; volante multifuncional; head-up display de 10 polegadas, entre outros.
A lista de equipamentos inclui ainda dez airbags; controle de cruzeiro adaptativo; sistema de frenagem pré-colisão com detecção de pedestres; aviso e correção de saída de faixa; assistente de farol alto automático; controles de estabilidade e tração; alerta de tráfego traseiro; assistente de frenagem, entre outros.
A nova geração do Toyota é construída a partir da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), que já é usada no híbrido Prius e irá servir também a próxima geração do Corolla. Segundo a marca, o carro teve seu entre-eixos ampliado em cerca de 5 cm e o teto e o capô rebaixados em, respectivamente, 2,5 cm e 4 cm. Há ainda novos aços de alta resistência e uma nova tecnologia de moldagem, que proporciona uma rigidez estrutural melhorada, mas sem afetar o peso.
Na gama de motores, há um 3.5 V6 com injeção direta e um 2.5 litros de quatro cilindros, ambos com transmissão automática de oito velocidades. Há também um modelo híbrido, com o 2.5 a gasolina e outro elétrico, além de câmbio CVT.
Nos Estados Unidos, o Toyota Camry 2018 será vendido a partir de meados deste ano. Ainda não se sabe, porém, quando o Toyota chegará ao Brasil.