A Toyota apresentou na manhã desta terça-feira (1) a linha 2012 da picape média Hilux e do utilitário esportivo SW4. Ambos os modelos adotaram um visual renovado e interior modificado, além de ganhar novos equipamentos de conforto e segurança, novas versões e motor flex.
Na mecânica, a novidade ficou a cargo do novo motor 2.7 litros VVT-i Flex Fuel que desenvolve 158 cv quando abastecido com gasolina e 163 cv de potência com etanol. O torque máximo com etanol ou gasolina é de 25 kgf.m a 3.800 rpm. “É a única picape flex de quatro cilindros a ser equipada com câmbio automático no mercado”, assegura Osamu Tomioka, gerente responsável pelo projeto.
Com a introdução da nova motorização, o objetivo da Toyota é comercializar cerca de 35 mil unidades da picape Hilux e 8,8 mil unidades da SW4, sendo que, respectivamente, 5 mil e 1,3 mil desta estimativa correspondem aos modelos bicombustíveis.
Por fora, as mudanças mais evidentes estão concentradas na dianteira. Na Hilux, vemos um novo conjunto de faróis, com linhas mais retas, e nova grade, maior, com grosso envolto em cromado e três filetes em grafite. Além disso, capô e para-choques também foram modificados. Na lateral, nenhuma mudança, a não ser pelas novas rodas e pelos retrovisores, com repetidores de seta – de acordo com a Toyota, as molduras das caixas de rodas também foram redesenhadas. Já na traseira, o utilitário ganhou lanternas com novo layout interno.
A frente do SW4 2012 segue a mesma linha da picape, com modificação no desenho do para-choque, que recebeu máscara negra nos faróis de neblina. Outra diferença está no desenho dos faróis principais. No caso do utilitário esportivo, o conjunto óptico frontal conta com luz de xenônio autoniveladora, com lavadores.
A parte traseira do Toyota SW4 passou por uma transformação mais profunda em relação à Hilux. As lanternas apresentam novo formato e lâmpadas que utilizam a tecnologia LED, com acabamento translúcido.
O interior da Hilux 2012 adotou novo painel de instrumentos, volante com detalhes cromados e comandos de som no volante nas versões SRV TOP e SRV, acabamento com tonalidade escurecida para as portas e bancos, entre outros. O painel central, que concentra as informações do áudio e do ar-condicionado, apresenta um novo desenho horizontal. No Toyota SW4 2012 há ainda tonalidade bege com o cinza escuro do painel e madeira no volante e no acabamento das portas.
Versões
Contudo, a nova Hilux passa a contar em seu portfólio com a variante SRV TOP automática, que se posiciona acima da atual SRV. A Hilux SRV TOP se diferencia pelas novas rodas de liga leve de 17 polegadas e vem equipada de série com controle de estabilidade e tração e com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS).
Com a introdução da versão SRV TOP automática, a Hilux 2012 está à disponível em oito configurações com motor a diesel. São elas: Chassi/Cabine 4×4, Standard cabine simples e dupla com tração 4×4, Standard cabine dupla com tração 4×4 e Power Pack (vidros, travas e retrovisores elétricos), SR cabine dupla 4×4, SRV cabine dupla 4×4 A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual) e SRV TOP 4×4 com transmissão automática.
As versões a diesel com tração 4×2 foram descontinuadas pela Toyota que, a partir de agora, terá como foco a produção, na linha de motores diesel, da Hilux com tração 4×4. Serão introduzidas ainda, a partir do primeiro trimestre de 2012, duas novas versões da Hilux 2.7 VVT-i Flex Fuel: SRV 4×4 A/T (transmissão automática) e SR 4×2 M/T (transmissão manual).
Desde as versões de entrada, Chassi/Cabine e Standard, a picape traz direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna da direção regulável em altura, fechamento da caçamba por meio de chave (cabine dupla) e assento traseiro rebatível (cabine dupla), banco do motorista com regulagem de altura (cabine dupla) e limpador de pára-brisa com temporizador de velocidade.
A Hilux Standard cabine dupla, na versão Power Pack, tem ainda como equipamentos freios ABS, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag duplo frontal e sistema de som que reproduz CD, MP3 e WMA. São novidades nessa versão as conexões USB e auxiliar do sistema de som compatível com iPhone e iPod.
A versão SR agrega os itens da versão Standard Power Pack e é composta adicionalmente por vidro elétrico com sistema one touch para o vidro do motorista, sistema de travamento central das portas com controle na chave e alarme, console central e porta-óculos no teto.
Já a Hilux SRV, manual e automática, oferece toda a lista das versões SR e mais ar-condicionado digital, bancos com acabamento em couro, painel de instrumentos Optitron (que regula a intensidade da iluminação de acordo com a luz externa), computador de bordo com sete funções (relógio, tempo de viagem, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia), travamento automático das portas aos 20 km/h, faróis de neblina, comando do rádio e do computador de bordo no volante e Cruise Control.
Para a linha 2012, foram introduzidos nessas versões os seguintes itens: novo sistema de áudio touchscreen com tela de 6,1 polegadas e câmera de ré, conexão Bluetooth® com microfone localizado no console do teto e ajuste elétrico do banco do motorista.
Já o SW4 2012 estará disponível na versão de acabamento SRV, equipado com câmbio automático com os motores diesel e V6 a gasolina. O utilitário esportivo terá, em 2012, uma versão 2.7 VVT-i Flex Fuel, a SR A/T (automática), com capacidade para cinco passageiros.
A lista de equipamentos do utilitário-esportivo acrescentou, de série, airbags laterais e do tipo cortina. Também foi adicionado ao modelo o acendimento automático dos faróis, como parte integrante do novo conjunto óptico dianteiro.
Motores
A Toyota oferece dois tipos de motorização para a Hilux, ambas a diesel. O propulsor que equipa a picape nas versões SR, SRV e SRV TOP é o 3.0 litros 16V D-4D, com potência de 163 cv a 3.400 rpm e torque de 35 kgfm, disponível a partir de 1.400 rpm até 3.200 rpm. Para as versões Chassi/Cabine e Standard, que têm vocação para o trabalho, o motor é o 2.5 16V D-4D, que gera 102 cv de potência a 3.600, com torque plano de 26,5 kgf.m, entre 1.600 e 2.400 rpm.
O SW4 diesel é equipado com o motor 3.0 litros 16V D-4D. Há ainda o motor V6 a gasolina, com 238 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 38,3 kgf.m a 3.800 giros.
A Hilux continua trazendo dois tipos de transmissão: manual de cinco velocidades e automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico de troca de marchas (ECT), para as versões SRV e SRV TOP. O SW4 está disponível com a mesma transmissão automática de quatro velocidades.
Preços
Hilux 2012
Hilux 4×4 C/D SRV A/T TOP: R$ 141.920,00
Hilux 4×4 C/D SRV A/T: R$ 134.410,00
Hilux 4×4 C/D SRV M/T: R$ 127.260,00
Hilux 4×4 C/D SR M/T: R$ 111.800,00
Hilux 4×4 C/D Standard Power Pack: R$ 100.720,00
Hilux 4×4 C/D Standard: R$ 93.260,00
Hilux 4×4 C/S Standard: R$ 85.690,00
Hilux 4×4 Chassi/Cabine: R$ 80.160,00
SW4 2012
SW4 SRV A/T Diesel 7 Lugares: R$ 174.900,00
SW4 SRV A/T Diesel 5 Lugares: R$ 170.400,00
SW4 SRV A/T Gasolina V6: R$ 157.000,00
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Flex? Agora? Deve ser para combinar com as lanternas xubregas!
Estou ficando louco ou eles querem R$ 170k por um carro que não custa US$ 30 nos EUA???!!!!
Que não venda nenhum!!
Vamos parar de comprar carros!! Isso é um absurdo!
Brasileiro paga por um Toyota o preço de um luxuoso LEXUS. Justifica-se a absurda margem de lucro pelo denominado "lucro Brasil".
E ainda há quem defenda essa vergonhosa exploração pelas montadoras "nacionais"… para estes, a Toyota bem que poderia transferir a linha de montagem da Hilux da Argentina para o Brasil, o que pelo menos daria emprego a brasileiros.
175 mil é chamar o comprador de imbecil!!!!!!!! apesar de nao ser do segmento, é muito mais racional e melhor, a compra de um belissimo evoque!
0 a 100 em 8,3 segundos
4×4 auto com 6 marchas
motor diesel Cummins 6.7 litros
310 cavalos
83 Kgf/m
pneus AT 33" polegadas
ESP e múltiplos airbags
cruise control e comandos de celular por voz
>> R$ 145 mil
>> RAM 2500 Laramie cabine dupla
@Gustavo, essa tranqueira do BIGODE não tem para vender nos Eua – lá, os utilitários são obrigados a vir com ESP, que esses Hilux e SW4 não podem receber pois são da época da vovozinha.. Hilux e Sw4 não passaram no teste do Alce, na Europa, e isso faz vários anos. Lá nos Eua a Toy tem bons utilitários, que não chegam aqui! (e custam uma fração desse roubo disfarçado de golpe em consumidor desinformado do 3o mundo). Sinceramente Toyota – está destruindo sua marca – vocês tem algum inimigo dentro de casa.
175 K NUMA TRANQUEIRA DESSAS!!!É para praticar preços assim,que se sobretaxaram os importados?É um assalto a mão armada.Melhor,muito melhor pagar isso num Pajeiro Full.
Vi ontem na concessionária ficou melhor do que eu esperava mais o preço subiu muito.
A hilux e SW4 sempre foram mais caras do que realmente elas valem, quando lançaram a primeira geraçao da nova SW4 em novembro de 2005 custava 140 mil manual e 146 mil a automatica, surpreendendo todos os criticos negativamente o pessoal na epoca esperava na faixa dos 130 mil, hoje em 2011 com certeza eles se surpreenderam novamente 175 mil putz absurdo principalmente com a chegada de importados bem superiores
Novas?
Mais do mesmo, inclusive no preço. Praxe da Toyota.
Que absurdo…os caras colocam uma central multimídia e uns cromadinhos por dentro (que diga-se de passagem, não ficou nada harmonioso) e cobram 143 mil por isso: Vão para o inferno!!!! Tenho uma SRV 2011 e paguei 1.600,00 por uma central que ficou 10 vezes mais bonita.
To fora. Vou esperar a Evoque chegar e qdo trocar, vou passar longe desse "roubo" chamado Toyota.
Novas? Só se forem as fotos…
É icrível como esta reestilização deixou o carro sem personalidade. Destruiram um projeto vencedor. Esta estória de vender picape com características de asiática no Brasil não dá certo.
onde estao precos da Flex?? Alguem sabe dizer???
essas lanternas da SW4 ficaram um horror
As lanternas traseiras ficou bem ching ling
obtive informacao junto a uma concessionaria da marca, onde vendedor me disse q a versao FLEX soh em fevereiro de 2012.
Pagar 140 pau por uma Hilux!!!!! Nunca mais, na próxima vou de Dodge RAM 2500, aí sim….foda-se Toyota
kkkkkkkkkk que mudança cagaram a anterior era mais bonita e ja era cara agora colocaram lanterna do corola e deixaram quadradona e aumentaram quase 30k hahaha compra outra coisa e leva um march de brinde kkkk mais o seguro por um ano se for 4mil
absurdo
Utilizaram Bernardinho volei pra garoto propaganda! Boa sacada!!!!
meu pai tem uma 4×4 2011 3.0 v6 cabine dupla automatica prata com piloto automatico rodas e etc
Aqui em minha cidade existem apenas duas cc toy, em uma delas havia apenas uma unidade de SVR 11/11 por 120k e uma SRV-"top" 11/12 ao lado por 142k. Na minha opinião o versão anterior possui visual mais esportivo e a "nova" tá muito "anos 90". Esperava reajuste na faixa de 2 a 3% na linha 2012 e o que se vê é algo em torno de 18%!!! Aí eu pergunto: Quanto custará uma Ranger Wildtrak 2012 3.2 com 200 CV e muito mais moderna? Será que vai passar de 140k ?