Recebo um convite, quer testar o mais avançado simulador do mundo? A resposta foi imediata: CLARO! A FCA (Fiat Chrysler Automobile) junto com a PUC Minas estava inaugurando o SIMCenter, primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular da América Latina. Localizado no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, e seríamos um dos primeiros a testar o simulador, que oferece o que há de mais avançado na tecnologia mundial de simulação e tem como objetivo gerar inovações e pesquisas com foco na segurança de veículos, pessoas e sistemas viários.
Os investimentos da FCA superaram R$ 18 milhões, resultado da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O sistema, primeiro do gênero da FCA no mundo, é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores; um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso; e uma tela curva com ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são integrados às imagens da tela e alinhados com os comandos realizados pelo motorista, guiados em tempo real pelos instrumentos da sala de controle.
Os engenheiros da FCA que me perdoem, mas é o mais irado video game do mundo!!! Querem ver por que? Testamos, ou melhor, simulamos no circuíto de Hockenheim, na Alemanha e o realismo impressiona demais, a cabine de um carro real, no caso um Jeep Renegade, e todos os seus movimentos são analisados, a imersão no realismo é perfeita, você sente no carro tocar a zebra, a aceleração. Somente a sensação das frenagens mais fortes é um pouco diferente do real, o que faz com que a nossa cabeça tenha que se adaptar.
Por meio das simulações, é possível definir as características técnicas e funcionais de cada componente do veículo que determinam a sua dinâmica, como os amortecedores, molas, pneus, direção, freios e barras estabilizadoras. Uma vez definidas nas simulações, essas características tornam-se especificações técnicas para a construção de peças físicas que irão compor o veículo. No SIMCenter, é possível avaliar, por exemplo, diferentes geometrias da suspensão em tempo real, num ambiente totalmente controlado, sem ter que ir a uma pista de teste.
Tudo isso para que? Para poder fazer as calibrações de um projeto de forma muito mais rápida, por exemplo, se precisarmos endurecer um amortecedor, basta um comando, e pronto lá está o amortecedor mais duro, isso vale para qualquer sistema dinâmico do veículo. Tudo aprovado, monta-se um carro real e são validados no mundo real tudo o que foi feito no virtual.
Uma outra tecnologia no sistema são câmeras que monitoram os movimentos dos olhos do motorista, e faz um mapeamento de onde ele olhou durante a simulação, o que é muito importante para verificar a localização dos mostradores, por exemplo, mas também pode ser usada para verificar a atenção do motorista em situações de estresse.
Com tecnologia de ponta, o SIMCenter possibilita uma imersão total do motorista com o máximo de realismo da sensação de dirigir. Dentro de um Jeep Renegade ou qualquer outro veículo, o piloto pode ser “teletransportado” para qualquer circuito do mundo, como o campo de provas da FCA em Balocco na Itália, em um dia de neve. Basta configurar essa realidade e pronto! Já é possível ter nos computadores uma variedade de dados do comportamento do veículo e do condutor nesse ambiente.
O grande diferencial é a interação do motorista. Grande parte das simulações é feita em “ambiente offline”, isto é, no computador, sem a presença do piloto real. Já no SIMCenter, o conceito aplicado é do driver-in-the-loop, que permite ao condutor, em tempo real, avaliar o comportamento do veículo à medida que as variáveis são ajustadas.
No SIMCenter, o foco não é apenas a simulação de sistemas automotivos. Por meio dos sinais de telemetria como velocidade, aceleração, ângulo do volante, marcha inserida, torque e potência do motor, além das reações do motorista, é possível realizar uma análise completa do automóvel e do ecossistema onde ele está inserido. Dessa forma, a tecnologia aplicada no Centro permite gerar dados sobre o comportamento dos condutores em diferentes estímulos, como distração por cansaço e efeito de bebidas alcoólicas; interação homem-máquina e ergonomia; infraestrutura viária com avaliação de sinalizações e traçados de rodovias que ainda não foram construídas, sempre em ambiente controlado e seguro.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Criado em um ambiente colaborativo e multidisciplinar, o SIMCenter será utilizado em parceria por profissionais do grupo FCA, alunos e pesquisadores de diferentes disciplinas da PUC Minas, como Engenharia, Arquitetura, Medicina, Psicologia, Ambientes Virtuais, entre outras.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
Só não retrata a realidade dos freios: Deve ser por isso que o Renegade levanta as rodas traseiras no limite da frenagem.