Não que eu acredite que ele vá fazer alguma diferença por aqui, mas o Nano, “o carro mais barato do mundo”, agora tem tudo para ser produzido no México, segundo revela a colunista do Estadão Sonia Racy. A razão é que a Tata não precisará ter um conteúdo local tão alto quanto no Brasil: lá são necessários apenas 30% de peças mexicanas enquanto aqui o índice mínimo é de 65%.
Certamente, esse estudo da Tata é do tempo em que não havia essa vontade brasileira de cancelar o acordo de isenção de impostos entre os dois países. Ou, então, é mais um motivo para a presidente Dilma querer barrar a entrada dos modelos vindos do México.
Nesse aspecto, há que se entender o ponto de vista do governo. Para que acordo de livre comércio se o outro país deixa as montadoras à vontade para “produzirem” carros com baixo índice de produção local. Mas não justifica a falta de visão ou vontade política de mudar as regras do jogo e estimular a produção de veículos mais sofisticados no Brasil, com menos impostos, por exemplo. Do jeito que estamos, é claro que a demanda por veículos melhores só pode ser atendida pelo mercado externo.
Isso é o que acontece com Governo que dá ouvido a setores corporativistas, em prejuízo ao cidadão comum. Faz uma patetada atrás da outra e depois fica numa numa verdadeira sinuca de bico.
Permitir que uma entidade como a ANFAVEA dar as cartas no setor automobilístico é como pedir para a raposa tomar conta do galinheiro.
E agora, governo, vamos continuar tratando os carros "mexicanos" e "argentinos" como "nacionais" ?
È assim que promovemos o crescimento do país e damos emprego aos brasileiros ?
Me engana que eu gosto !!
PRIMEIRO OS LUCROS BILIONARIOS QUE AS MONTADORAS MANDAM PARA FORA DO PAIS, AGORA PERDE A POSSIBILIDADE DE CRIAR EMPREGOS PARA BRASILEIROS. POIS É SEU MANTEGA FOI NA MANTEIGA ESSA.
este Tata Nano nao precisa vir para o Brasil!!! Ninguem quer morrer carbonizado! E em termos de seguranca, nota ZERO!!!
Daniel , você só pode ta brincando não é ?Mas se não tiver queria lembrar que recentemente tivemos mais ferrari pegando fogo do que tata ,lembra ? E com relação a segurança veja o link abaixo .Mas eu prefiro acreditar que você estava brincando .
http://www.youtube.com/watch?v=ahw7-KarkWw
realmente a dilma tem até um pouco de razao, pois monta-se no mexico uma cr-v que custa 30 mil e vende-se aqui por 90 mil, finalmente a farra vai acabar, mas em contrapartida, como postou Ricardo, pq o governo não incetiva os modelos mais modernos, com motores eficientes fabricados no Brasil?! pq não incentiva o uso de tecnologia de ponta nos carros?! antigamente uma tv de plasma de 40 pol, custava 20 mil reais, e mesmo com mais tecnologia, esse modelo de tv hj custa 3 mil!!!!, portano em varios setores da economia o uso de tecnologia só trouxe beneficios e preços mais baixos, e o UNICO a continuar fazendo lixo e cobrar mais caro ainda, é o automovel!!! aguma coisa tem de mudar!
É bom cancelar o acordo mesmo. Pelo menos não vamos ver estes picaretas anunciando Tata Nano por "apenas" 40 mil reais aqui.