Sem nenhuma alteração visual, mecânica ou na lista de equipamentos, a linha 2012 do “sportcross” SX4 da Suzuki chega ao País com redução do preço na versão de entrada. Antes comercializado sob o preço de R$ 61.990, a variante mais básica do modelo aventureira com câmbio manual de 5 marchas agora é vendida por R$ 59.990.
Se na versão básica o modelo obteve redução, na variante topo de linha não se pode dizer o mesmo. O SX4 com câmbio automático sequencial teve seu preço elevado de R$ 62.490 para R$ 64.990.
Contudo, o Suzuki SX4 continua sendo oferecido com o motor 2.0 de 145 cv e 18,7 de torque máximo e a tração nas quatro rodas permanente. A lista de equipamentos do modelo é composta por duplo airbag frontal, freios ABS, computador de bordo, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga-leve aro 16, entre outros.
Além das versões convencionais, a Suzuki oferece ainda a edição limitada Mormai, que conta com pintura personalizada e pneus de maiores dimensões, além da Sport Pack, que oferece visual mais esportivo.
muito caro; está pelo menos 5 mil mais caro do que deveria, mas podia estar 10 mil a menos que daí sim seria algo a considerar comseriedade
É um bom carro.
Bom carro, mas valor alto se comparado a outros na mesma faixa de preco e oferecem mais!
Gosto do visual do SX4, mas que está com o preço elevado isso está
@Leandro Pi, está caro como todo carro vendido aqui – mas compare com a enganação flex do Sanderão, e verificará que está é bem barato…
O Sx4 é um crossover de verdade, enquanto os outros são anomalias repletas de plásticos rebuscados.
@Daniel Flavio, qual outro oferece mais? O Duster, por exemplo, nem existe em versão 4×4 auto…
Dentro os males, o menor, já dizia o ditado.
Eu, como feliz proprietário de um SX4 posso afirmar que é um carro justo. Consumo adequado, comportamento dinâmico ótimo, acabamento razoável… O que mata a pau a concorrência é a tração 4×4, principalmente a reduzida.
Mas a parte ruim é que as revisões nas concessionárias são caras, apesar de o carro não ter dado um problema sequer…
@Rodrigo, não conheço muitas concessionárias da Suzuki, as que conheço são honestas. Mas do mesmo grupo (SR) tem a Mit, e a reputação das concessionárias Mit não é boa. Ao menos a Suzuki é transparente e publica os valores de revisão no site – confira se os valores cobrados das revisões estão corretos: suzukiveiculos.com.br/SZK-Com-Voce/?cvid=8
@BrcVnaC; discordo; o SX4 para mim é um hatchback, não vejo muito de crossover nele (tração AWD? Muito Golf e Impreza tb tem mundo afora…). E o AWD é o único equipamento de destaque; de resto o carro é bem basicão. Por esse preço o camarada pode comprar um Focus 2.0, que é sinceramente mais negócio.
@Brasileiro,
Não confie tanto assim. 3 concessionárias que consultei orçamento, as 3 vieram com a política de empurrologia de itens não previstos em revisão, alegando necessária para manutenção da garantia.
Exemplo? Limpeza de bico e descarbonização do TBI logo na primeira revisão, alegando má qualidade dá gasolina brasileira. Consultei o SAC da Suzuki do BR e eles me falaram que não é mandatório mas é recomendável… Ou seja, excluí do orçamento.
@BR, na verdade estava comparando com as 2 coisas: primeiro; Imprezas e Golfs 4Motion na Europa tem tração integral e não são considerados crossovers; somente hatchs com aptidão em solo escorregadios (em outras palavras, foram feitos para lugares frios com neve/gelo). E eu acho que essa foi a intenção da Suzuki com o SX4 e não de criar um concorrente de Tiguan, Koleos ou Juke (estes todos crossovers sem sombra de dúvida). A segunda comparação é com o nosso pobre mercado brasileiro de poucas opções. Aqui, se a idéia é comprar um hatchback com motor 2.0 e com boa dinâmica (um dos apelos do SX4) eu considero o Focus mais negócio (não melhor carro, mas uma melhor compra considerando todas as variáveis do mercado brasileiro). Mas é claro, se o camarada comprou um SX4 para poder entrar com o carro na praia ou pegar uma estradinha de barro pra chegar na sede da fazenda, aí nem SX4, nem EcoSport e nem Duster (os AWD mais baratos do mercado) são exatamente adequados mas podem dar conta do serviço. Se a intenção é essa, aí o melhor é comprar uma TR4, o único "concorrente" que é de fato um utilitário. Mas é o que vc falou, geralmente quer o comprador do Focus, quer o do Suzuki, ou do EcoSport ou do Duster ou mesmo do TR4, estão todos mais é preocupados com o que o vizinho vai pensar.
OBS: veja só, não disse que o SX4 concorre com Impreza ou com o Golf 4Motion, é só questao da definição de crossover ou hatch. No Brasil, dado a pouca oferta de produtos e os preços pornográficos, acho que sim o Focus e o SX4 concorrem pelo mesmo público. Mas essa é só minha opinião….
OBS2: onde lê-se "concorrer com Tiguan, Koleos ou Juke" tb não quis dizer em preço, mas novamente na questão do hatchXcrorrover (SORRY, NA PRÓXIMA VEZ PENSO MELHOR ANTES DE ESCREVER E NÃO PRECISAR PUBLICAR 3 POSTS SEGUIDOS)
@Leandro Pi, você está comparando o Sx4 com Impreza e Golf VI/VII, ou está comparando com esse Focus que temos aqui?
Se for com o Focus, é comparar laranjas com chuchu… não concorrem, absolutamente. O Sx4 é um carrinho muito versátil e seguro, tem até bloqueio, útil para usar na areia ou situações em que seu Golf, que não existe no Brasil e custa o dobro do preço, ficaria encalhado.
@Rodrigo, é isso mesmo – vão tentar empurrar o que for possível, na Mit é a mesma coisa. Em alguns concessionários mais, outros menos – procure encontrar um consultor ou gerente que seja de confiança, vale a pena.
@Leandro Pi, Entendo completamente o que você diz, e concordo – por incrível que pareça, ainda temos poucas opções no mercado, em qualquer categoria. Mas a proposta do Sx4, desde a concepção, é muito mais válida e honesta do que Sanderão ou Nhecosport.
Veja o seguinte – todos os modelos citados custam mais caro que o Sx4 lá fora: Golf, Impreza, Juke – e nenhum deles tem bloqueio. Procure os videos sobre o Sx4 no youtube, verá que o carrinho é excepcional no fora de estrada eventual. E os Suzukis não vendem bem na Europa por acaso: a mecânica é impecável, e a qualidade geral é muito boa.
Só pra apimentar um pouco a discussão, o SX4 enfrenta sim uns desafios mais "radicais" que entrar com o carro na praia ou estrada de terra pra ir para o sítio no final de semana. Afinal, isso qualquer Palio Adventure ou Crossfox faz.
Já que é pra comparar, na época em que o comprei (começo deste ano), tinham acabado de lançar a versão nova do Crossfox e a diferença de preço da versão do SX4 para a mais completa do Crossfox (mesmo nível de equipamentos), era de apenas R$1000 a mais para o primeiro. Entre a tração nas 4 rodas e motor 2.0 de alumínio e o teto-solar com chave canivete do Cross, fico com a primeira opção.
Fui ver o Mit Pajerinho TR4 mas não gostei. Achei apertado e com suspensão muito dura.
todo mundo que conheço que teve suzuki só não comprou outro pq não havia mais importador oficial; são, como a imprensa americana chama, de "mini-hummer" devido as habilidade e resistência. Sem dúvida são bons produtos (e nem se compara com um CrossFusca, Dustbuster ou EcatiSport), mas duvido muito que faça alguma coisa no off-road. Na útlima trilha que fui, o Grand Vitara original da turma só encalhava por causa da suspensão baixa (a tração bloqueada, que é boa, nem fazia diferença). No SX4 então, ia "deitar barriga" até nas lombadas gigantes de Curitiba. Realmente é AWD pra neve ou uma laminha na fazenda!
@Leandro Pi, claro que é p/ laminha da fazenda – obviamente não estava falando de trilhas, mas o carrinho é valente, e é mais alto do chão do que parece. Com certeza nunca vai ser um TR4, ou mesmo sequer um Jimny – mas a proposta do carro nunca foi essa mesmo. Já o GV, dá para fazer um lift, colocar pneus maiores.
Esses vídeos mostram um pouco das capacidades do Sx4:
youtube.com/watch?v=6mBUgFA2mz0
youtube.com/watch?v=gUZC5mbT3rY
Veja esse outro vídeo – o test-driver, que aparentemente não está acostumado com fora de estrada, ficou suando frio – mas o carrinho foi valente. No final (5:32) tem uma subida que não é tão fraca.
youtube.com/watch?v=WHfgcJK_KSk
Essa discussão sobre o Sx4 está parecendo aquele vídeo do TopGear:
youtube.com/watch?v=bateVoomrTY
hehe…
carro muito bom, seguro,confortavel e lindo!
SX4 é muito mais carro que qualquer um citado acima pelo amigo Leandro, comparado com os carros que são vendidos aqui, só o preço que poderia ser mais barato, o carro foi mostrado no vrum do sbt e no auto esporte da globo…vamos dizer que aqui nínguem é influenciado pela mídia mas que o carro tem intens de segurança que ao meu ver que tenho um celta e passo muito apuro na chuva e em outras situações digo que gostaria de ter esse SX4 pra ontem, os japoneses sabem fazer carros e a suzuki acerto em cheio, nenhuma ecosport ou adventure locker que são feitos em chassi de fiesta e palio aguentam com a tecnologia dos japas, imagine vc em um carro que topa td em ainda vem com intens como tração 4×4 automática ou seja dia de chuva sem problema, é claro que é um carro pro público jovem que surfa tanto que vem com um acessório comprado a parte que é um reservatório com 17 litros de água e com uma mangueira no porta malas…imagine vc saindo da praia cheio de areia com a sua namorada, vc não se pergunta como seria bom uma ducha, que as vezes não tem por perto hahahahaha esse carro aí é humilde e tem o que precisa, se quiser se aparecer não compre esse carro compre uma lamborghini, agora se a proposta for conforto e segurança compre um SX4
Eu tenho o carro..e ele é muito bom..estou satisfeito..=D