Pois é, nos enganamos. O que pensávamos ser apenas um facelift é, na verdade, a nova geração do Swift, o hatch compacto mais conhecido da Suzuki. A filial húngara da marca foi a responsálvel pelo lançamento do modelo. Apesar de ser maior em todos os aspectos, o novo Swift seguiu o mesmo padrão de estilo do anterior, apenas melhorando algumas características estéticas.
Como dissemos, o carro cresceu, mas o aumento mais significativo foi no entreeixos, que é 5 cm maior (2,43 m contra 2,38 m). Segundo a Suzuki, o carro está mais leve apesar do tamanho maior. Na Europa, o hatch terá motor 1.2 a gasolina com comando variável duplo com 94 hp que substitui o 1.3 anterior, além de uma versão a diesel.
Faltaram apenas mais imagens, como da traseira e do interior, mas, segundo se comentou na Europa, o painel lembra o do sedã Kizashi. Que tal se o Eduardo Souza Ramos, representante da Suzuki no Brasil, decidisse trazer o novo Swift para brigar entre os compactos premium do mercado? Não seria má ideia.
É uma pena a Suzuki não vender este veículo no Brasil, pois tem ótima dirigibilidade, é bastante equipado, econômico e o motor 1.5 16V vvti dá um fôlego danado pra esse carrinho.
O único senão que vejo nele é o espaço traseiro e porta-malas minúsculo, mesmo com o estepe temporário (roda de bicicleta).