O que os argentinos têm que nós brasileiros não temos? Em matéria de carros de última geração, nossos hermanos dão um verdadeiro baile no mercado brasileiro. Não faltam exemplos. O mais novo é o caso do Chevrolet Spark, que acaba de ser lançado na Argentina por 70.000 pesos, cerca de R$ 29.000. O compacto, atualmente na terceira geração, foi criado pela divisão coreana da GM (a antiga Daewoo) e já marca presença nos mercados europeu e dos Estados Unidos. Enquanto isso, a GM Brasil oferece no segmento o defasado Celta e não tem nem planos de trazer o modelo mais avançado.
O Spark para o mercado argentino é importado da Coreia do Sul e vem somente na versão LT. A série inclui motor 1.2 a gasolina de 90 cv, câmbio manual de 5 marchas, ar-condicionado, rodas de liga leve, freios ABS, airbag duplo frontal, entre outros itens. Com isso tudo de série até que o valor pedido pelo carro não é tão alto (mas é claro que no Brasil seria bem mais caro). Mas isso não quer dizer que venderá como pão quente, até por que os argentinos não estão com essa bola toda no quesito “grana no bolso”.
Cogitava-se que o tal do projeto Ônix, o novo carro carro que substituirá o Celta e Prisma em 2014, poderia ser o Spark, mas essa hipótese já é descartada. O modelo coreano é considerado muito compacto para o mercado brasileiro. Sendo assim, a GM lançará por essas bandas um carro totalmente inédito. Mas que os argentinos têm acesso à carros mais interessantes que os nossos isso é fato. Ao menos somos pentacampeões no futebol.
Espero que a GM caia na real e venda esse carro exatamente como ele é, sem os motores jurassicos e com o preço abaixo de 30 mil, como substituto do Celta aqui. Seria um sucesso de vendas e a GM voltaria a ser uma montadora de bons carros, assim como ela foi no passado
O Spark não dá tanto lucro assim, ao passo que o celta que tem arquitetura do inicio do seculo passado(alem de ser feio) dá um lucro gigantesco p/ gmb, pq a plataforma é uma gambiarra só, e o custo p/ se produzir isso é dos mais baixos do mundo, além de já ter sido pago há anos, portanto é uma alegria só montar um carro dessa categoria e cobrar 25 mil reais basico!
O Celta também é vendido na Argentina, mas como Suzuki Fun.
http://www.suzuki.com.ar/content_data/LAAM/AR/es/…
Estive este ano por lá e percebi que tem muito carro brasileiro rodando: Palio, Gol, Siena, etc. Mas o bacana mesmo são os velhos Peugeots e Renaults.
Como funcionaria a compra de um carro na Argentina para trazer ao Brasil?
Pergunto pela seguinte razão: se o acordo isenta impostos de importação, além do problema da gasolina sem álcool de lá, qual outro empecilho para trazer carros de lá?
É de chorar.
Os fabricantes vendem carros muito mais equipados bem mais barato do que no 4º mercado mundial.
É que o 4º mercado que têm os consumidores mais retrógados, incultos e passivos do mundo !
Vergonhosa essa exploração a que estamos submetidos pelas montadoras.
…"Mas que os argentinos têm acesso à carros mais interessantes que os nossos isso é fato. Ao menos somos pentacampeões no futebol."
2x.
Nosso consolo.
O que realmente me irrita é saber que os mercados argentino e chileno são muito menores que o nosso e os preços dos carros para os consumidores são muito mais em conta. Realmente não consigo entender o porque de montadoras como a GM
O que realmente me irrita é saber que os mercados argentino e chileno são muito menores que o nosso e os preços dos carros para os consumidores são muito mais em conta. Realmente não consigo entender o porque de montadoras como a GM continuam produzindo carros desatualizados por aqui, enquantos mercados menores já tem inclusive o GM Cruze. Se a GM quiser sair do nosso país, sinceramente não fará nem uma falta. Se for por falta de Adeus: Bye bye GM.
@DVC
Você acha que o nosso excelentíssimo Governo não cogitou essa hipótese?
Pra pagar os preços que os Argentinos pagam, só emplacando e Licenciando o carro lá… Daí sim você pode cruzar a fronteira… Caso contrário você paga todos os impostos brasileiros.
Detalhe: como o modelo não é produzido na Argentina (vem da Coréia) o "desconto" do I.I. não se aplica.
@Rodrigo
Engano Rodrigo.
Mesmo que seja ou fosse produzido na Argentina, o auto não estaria livre o I.I (Imposto de Importação em 35%), pois a isenção em 0% de I.I não estende-se a P.F. (Pessoa Física), bem como também não é para qualquer P.J (Pessoa Jurídica), sendo necessário estar inserido no acordo com o Governo Federal, onde existe contra-partida para cada carro exportado é permitido X número de carros importados da Argentina. Portanto obrigatoriamente precisa ser uma montadora de autos devidamente inserida nos termos do acordo automotivo entre os governos dos dois países.
Não se estendendo a qualquer PF ou PJ., onde nesses casos o I.I é 35% independentemente se vem da Argentina ou Coréia do Sul.
Falando em Chevrolet, quem quiser ver os resultados do flagra em condições quase finais do novo Malibu, é só entrar no site da revista americana Carandriver.com.
O que os argentinos têm que nós brasileiros não temos?
Resposta: Exigência e conhecimento automobilístico.
Aqui no Brasil se você tem 2 motores, um 2.0 do século passado (como o do Astra) e um 1.6 ivtec moderno (como os da Honda ao redor do mundo) as pessoas compram o 2.0 pois 2.0 > 1.6 então é melhor!! hahaha
Em muitos momentos , dá vontade de ser muito burro no Brasil para não sofrer tanto!
abraços a todos os amantes dos carros
@Comanche
Obrigado pelo esclarecimento…
Em outras palavras: temos montadoras inescrupulosas, governo corrupto, ladrão e cúmplice.
Acho que a única brecha seria comprar e licenciar o carro lá na Argentina e vir com ele pra cá. Mesmo assim, acho que existe um prazo pra ficar rodando com ele dentro do território brasileiro. Pra quem mora próximo à fronteira, pode até ser vantajoso, mas para quem não mora…
Esse carro é muito feio, assim como o Agile. A GM precisa rever o seu design atual, pois é muito genérico.
Parece uma miniatura de carro em cera derretendo.
QUERO QUE A GM SE EXPLODA E LEVE JUNTOS SEUS AGILE, S10, VECTRA, PORA AI VAI… Nem compensa mais comentar…. Eles ainda não viraram o século. A mulher ex presidente da GM sai fora rapidinho daqui…coitada, também olhando o portfólio atual da GM …
penta campeoes de futebol campeao de impostos talvez seja uma barreira
Pra que oferecer "petit gateau" quando, pelo mesmo preço, é possível empurrar banana no cliente. Aliás, macaco gosta mesmo é de banana!!!!!
assinado: GM do Brasil