A Scania anunciou recentemente a venda de três exemplares do caminhão semipesado P 250 8×2 com blindagem para a empresa mineira de transporte de valores Esquadra. Trata-se da terceira venda de caminhões blindados da história da fabricante e também as primeiras unidades do caminhão nesta configuração a receber tal preparação, com negociação realizada pela Casa Scania Codema (SP) e blindagem, carroceria e cabine feita pela MIB Blindados. Os veículos chegam para compor a frota de carros-fortes da empresa.
“A venda dos primeiros semipesados 8×2 ao mercado de blindados significa muito para a Scania. A Esquadra reconheceu todas as vantagens desta configuração de rodas que foi pioneira da Scania na categoria dos semipesados. Fazer uma parceria com uma empresa do tamanho da Esquadra também é motivo de satisfação”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “A Scania estreou no mercado de blindados no fim de 2015, e em menos de um ano vem colhendo ótimos frutos”.
Para o diretor Operacional do Grupo Esquadra, “ao adquirir caminhões da Scania, a Esquadra confirma sua capacidade de competir neste segmento de transporte de cargas de alto valor. Nossos clientes ficarão ainda mais satisfeitos”.
Os três caminhões contam com cabine e baú blindados, interior com quatro lugares, blindagem nível três, duplo sistema de rastreamento, divisores internos de cargas, porta com sistema de travamento interno e externo, fechadura eletrônica das portas e plataforma traseira elevatória. Há também navegador GPS, sistema de videomonitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, sensores de portas e sirenes. Os Scania têm capacidade para levar até 14.000 kg, com volume de 44 metros cúbicos.
A Esquadra exigiu ainda outras adaptações, como quatro eixos, sendo dois direcionais para viabilizar uma carroceria de aproximadamente 8,10 metros de comprimento, suficiente para acomodar 14 paletes em três compartimentos distintos; eixos com capacidade para transportar uma carga líquida total de 12.000 kg e peso bruto total legal de 29.000 kg para atender a lei da balança.
Além disso, houve preocupação quanto à durabilidade dos componentes, sobretudo a direção e a suspensão, devido a nova carroceria e cabine com aço balístico nível três. “Um caminhão nesse tipo de trabalho não pode quebrar. Para rodar com o peso dessa cabine blindada são necessários chassis de maior robustez, uma característica consagrada da Scania. A marca impressionou o cliente com a capacidade dos eixos dianteiros e traseiros”, salienta Mendonça.
A cabine original do caminhão da Scania foi substituída por outra já blindada, preservando algumas características, como a grade dianteira, assentos do motorista e passageiro e painel de instrumentos. Por dentro, houve a introdução de aberturas no assoalho, para proporcionar a manutenção do trem de força, e um degrau de acesso traseiro, afora uma plataforma elevatória para facilitar o ingresso de empilhadeiras.
O modelo dispõe ainda, assim como as versões convencionais, de suspensão a ar traseira de série, com quatro módulos de altura, facilitando o carregamento e o descarregamento.
Não se sabe, porém, o valor de cada exemplar do Scania P 250 8×2 blindado.