Está aí um carro um tanto quanto único e eu não digo isso pelo aspecto de luxo. A Rolls-Royce anunciou nesta segunda (24) que abrirá sua primeira concessionária na América Latina em março de 2012, na região dos Jardins, em São Paulo. E que pretende vender até 15 unidades da sua linha – que conta com seis versões dos modelos Phantom e Ghost. A representação no Brasil será da Via Itália, de Chico Longo, que também vende com exlcusividade a Ferrari, a Maserati e a Lamborghini.
A pergunta que não saiu da minha cabeça foi “quem tem coragem de andar num Rolls-Royce no Brasil?”. Aqui, cultura e violência formam uma espécie de barreira ideológica contra produtos tão luxuosos. Impossível passar despercebido dentro de um automóvel tão ostensivo. E aí surgem as definições comuns: “com tantos sequestros, como o cara tem coragem de andar num carro assim?”, ou, então, o contrário: “comprou um Rolls-Royce? Deve ser traficante”.
De fato, um Rolls-Royce dá nó na cabeça de muita gente. Porta-taças? Kit de jóias? Guarda-chuvas embutidos? Forro de estrelas? Se fosse no Volkswagen Apollo 1992 da periferia (com exceção das jóias, é claro) chamariam de brega. Mas no modelo inglês é sinal de exclusividade.
A verdade é que estamos num país livre – pelo menos na teoria – e se alguém acha que deve gastar milhões num carro assim é direito dele. Se é algo necessário, isso não dá para garantir. Agora, com os impostos – sempre eles – cobrados aqui no Brasil, pagar mais de R$ 2 milhões por um veículo que na Inglaterra sai por menos da metade dessa valor, aí sim é rasgar dinheiro.
lá fora, ao contrário daqui, ostentar o sucesso profissional por meio de aquisições é algo bem visto, já que no primeiro mundo a sociedade idolatra o mérito. Aqui, infelizmente não é assim, Se vc tem, tem que esconder. É uma pena.
@ Leandro Pi
Concordo plenamente seu comentario!! Nosso pais ainda estah longe de aceitar sucesso do outro!! Agora os 15 felizes possiveis compradores deste belissimo carro podem tbem se preparar p sequestro/roubo/etc….. caso contrario tbem pode ser do meio (assaltantes/traficantes)comprar um deste!
@Leandro Pi, você está totalmente correto. Não há uma vírgula a ser mudada do seu comentário.
——
Me parece que na China foram vendidas 800 RR no ano, claro que com preço menor e na India 180. O Brasil é o último dos Bric a receber a loja da RR oficial.
Cara muito bonito este carro eu curto muito o estilo clássico dele.
Eles deveriam mandar as 15 unidades blindadas, para não correrem o risco.
concordo plenamente com o comentários dos amigos acima, nosso pais tem muito o que evoluir ainda.
Algo bastante problemático, em nosso país, é que não há "aonde" andar com um veículo sofisticado como um RR – nossas ruas e estradas são vergonhosas, e compartilhar a mesma via com essas latas podres que afloram pelo país todo é no mínimo imprudente. Ainda somos um país de quinto mundo… Fico feliz de ver que na Índia se vendem mais RR que aqui, ao menos não somos os mais irracionais do planeta. Lembrando que tem muita gente que anda de Fusion e Mit e que também anda de helicóptero que vale vinte vezes o valor desse RR.
@Ricardo Meier, para quem tem condições suficientes, impostos não são o problema: basta comprar o carro que quiser para "equipar" a casa na Europa ou América do Norte. No Brasil eu não compro carro nenhum acima de certo valor, é realmente rasgar dinheiro com esses ladrões no governo. O que me deixa indignado é o cidadão comum não poder comprar um veículo em outro país do mercosul, sem burocracia – como tudo no Brasil, as leis são parciais e corruptas.
Comentario limpo, claro e objetivo……
É isso aí …..
Não entendi a última frase. Existe algum carro no Brasil que não custe o dobro do que em outros mercados?
Além disso, é uma questão de gosto, que como a beleza, cada um tem o seu. Se eu fosse a Griselda, não compraria.
Não gostei. Gostei mais do Changan. Mais bonito, carrega muita gente, chines, custa barato perto dele. Gasta bem menos combustível, etc, etc, e etc…..
Não é flex??? Xiii, não vou comprar, pois carro que não é flex desvaloriza na revenda
@Leandro Pi, kkk.. Esse foi o melhor comentário do ano.
Reune muita informação em uma simples frase: todas as idéias erradas e preconceitos do consumidor desinformado. Concordo completamente!
NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR.
…Novo regime em 2013
Mantega afirmou ainda que, antes do fim do ano que vem, será anunciado um novo regime automotivo. A partir de 2013, disse ele, o índice de nacionalização exigido das empresas para que continuem a ter o IPI menor subirá. Atualmente, está em 65%. "A partir de 2013, será mais de 65%. Vamos aumentar as exigências, e não diminuí-las (…) Vamos aumentar progressivamente o índice de nacionalização. Queremos garantir que a indústria automobilística brasileira seja um caso de sucesso", disse o ministro da Fazenda.
Comanche, isso é mais um retrato triste da nossa historia recheada de coronelismo por toda parte, ao invés de exigir aumento de tecnologia, preços justos e mais concorrencia, o que se vê é um amadorismno gigantesco por parte do PT do lulla, portanto, infelizmente ou felizmente vou recorrer a compra de uma serie 3 seminova, para evitar que a honda por ex. se contente em cobrar 105 mil num carro de cambio mecanico! e com relação a esse carro, juro que não vi nada demais nele, haja vista que o bentley está mais refinado do que ele e custa menos, e por falar em valor, nos eua ele custa 530 mil, e fica a pergunta: pq aqui tem que ser 2 milhoes?!! esse é mais um caso do famoso " vende rapido e carissimo no Brasil, pq estamos em crise aqui e no resto do mundo o ganho é infinitamente menor!!!……..alias, rico que é rico mesmo nem compra isso, ja que o consumidor final será o novo rico sem noção!
Essa Via Itália é aquela empresa que vendeu um Ferrari salvado para um senhor de Cuiabá, tal carro que não aguentava chuva leve e ficava com infiltrações e o motor quebrava todo santo dia?
CORREÇÃO… A EMPRESA PROBLEMÁTICA É A PLATINUSS… A VIA ITALIA JÁ FAZIA REPAROS EM CARROS DO TIPO. O DONO DA PLATINUSS QUE TINHA BATIDO O CARRO, MANDOU-O CONSERTAR, MAS PELA BATIDA, ERA IMPOSSÍVEL DEIXAR O CARRO PERFEITO E ELE VENDEU-O COMO CARRO SEM AVARIAS EMBORA O MESMO JÁ TIVESSE UM ACIDENTE NUMA ESTRADA.
@Comanche, o Mantega teve aulas com o Chaves sobre como destruir um país?
Tinha medo de que esse povinho no governo quisesse transformar o Brasil numa Venezuela de Chaves. Meus pesadelos acabaram se confirmando…
Pior é que, com exceção de raros atos do Judiciário, que interrompem nem que momentaneamente a ingerência desse governo mediocre, o nosso legislativo é silente e não faz nada. Permite que o governo feche nossos portos, como se aqui fosse uma Cuba às avessas.
O comunismo e socialismo, bases da ideologia desse governo, com seu mercado fechado e protecionista, faliu nos países em que o instituíram inicialmente, mas parece que importamos toda a ideologia ultrapassada para cá.
E nosso legislativo, acomunado e com o rabo preso, permite essa putaria…
Oi Leandro Pi.
Onde moro é um bairro de classe média e os vizinhos mais perigosos que eu tenho são um bando cujos pai e filho são um aposentado vagabundo da Aeronáutica que está com mais de 90 anos e não morre fica a atacar a minha casa com machadadas nas plantas do jardim e quebrando coisas na madrugada para nós não o vermos, e um auditor da receita federal. Eles são as pestes mais invejosas do bairro inteiro. Então o filhão para não ficar maculado, deixa o papai aprontar os diabos porque o estatuto do idoso o protege, mas ainda vou gravá-lo fazendo maldições na frente da minha casa. Inclusive todos eles se vestem como paupérrimos e o velho nunca quis consertar os dentes porque ele não quer que os outros pensem que ele é rico por ter dentes na boca.
Então é muito ruim ter gente pobre de espírito como se ainda estivesse no tempo que fora pobre para que ninguém cresça o olho nas coisas deles enquanto eles vivem nas casas dos outros para "auditar" a privacidade alheia.
Quando eu observo o preço de carros como Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce… no Brasil e comparo com o preço praticado nos EUA e Europa eu tenho certeza absoluta que quem os adquire é podre de rico, mas também me passa a sensação que é uma turma que ganha no fácil, porque não é possível que uma pessoa em sã consciência pague o valor que é pedido por esses carros no Brasil. É mais vantajoso essa pessoa milionária trazer o carro dos EUA ou Europa fazendo a compra em alguma empresa lá, ou abrindo sua própria importadora, nem que essa importadora seja apenas uma sala, traga apenas 1 carro e encerre as atividades.
Eu duvido muito que os ricos dos EUA e da Europa comprariam em seus países de origem esses carros caso o preço de venda fosse o mesmo que é praticado no Brasil, dinheiro eles possuem, mas não saem rasgando por aí.
Porém pior do que o brasileiro rico pagar mais de R$ 1,5 milhão em uma Ferrari, Lamborghini ou Rolls Royce, é esse mesmo brasileiro sair com esse carro cometendo barbaridades no trânsito das cidades e nas rodovias, coisa que está tornando-se comum. Ele(a) pode até ser muito(a) rico(a), mas lhe falta outras qualidades como cidadão(ã) e como ser humano(a).
Aqui em Salvador/Bahia quem tem casa acima de R$ 2 milhões (ou muito mais caras) em geral tem na garagem 1 carro popular e um sedã médio (Civic ou Corolla) ou um utilitário (Tucson ou EcoSport ou alguma Mitsubishi). Ver uma BMW ou Mercedes ou um Audi na garagem de casas que custam R$ 2 milhões, R$ 3 milhões, R$ 5 milhões é algo raro por aqui.
Quando se vê vários carros importados numa mesma garagem aqui, o cidadão que tem iate,… a pessoa é empresário fornecedor de produtos ou serviços para o governo (municipal, estadual ou federal), que em geral responde a processos, já foi preso, já passou no Jornal Nacional… e infelizmente continua solto e ainda "colhendo" o fruto de suas relações com os governos.
Cara mais imaginas estes executivos que faturam bilhoes por mês, pra eles isto é uma pechincha, o que é 100mil pra gente e 1 milhão pra eles, você acha que um cara tipo Eike Batista esta preocupado se o carro vale 500mil ou 1 milhão? nem se preocupa! o cara não quer esquentar a cabeça eles preferem comprar aqui no brasil mesmo.