Carro esportivo mais em conta à venda no Brasil, o Renault Sandero RS acaba de ganhar uma nova série especial. Batizada de Racing Spirit, a nova versão exclusiva terá produção limitada a 1.500 exemplares e preço inicial de R$ 66,4 mil, ou R$ 3 mil a mais que a configuração convencional do hatch “apimentado” (o modelo especial vem equipado com rodas de 17 polegadas de série, disponíveis como opcional no modelo normal).
Entre os diferenciais, o novo Renault Sandero RS Racing Spirit oferece detalhes em vermelho no para-choque dianteiro; capa dos retrovisores; difusor traseiro; adesivos na parte inferior das portas; pinças de freio nas quatro rodas e calota central das rodas de liga-leve. O interior também traz a tonalidade vermelha nas molduras das saídas laterais de ventilação e no círculo central do painel de instrumentos.
Há ainda bancos com formato esportivo e faixa dupla na cor vermelha; volante multifuncional com revestimento em couro e costuras e detalhe central inferior vermelhos; pedais de alumínio e alavanca de câmbio e bancos com costuras contrastantes.
Sob o capô, há o mesmo 2.0 litros 16V flex aspirado de quatro cilindros, que consegue desenvolver 145 cavalos de potência com gasolina e 150 cv com etanol, a 5.750 rpm; e torque de 20,2 e 20,9 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm. Junto a este propulsor está um câmbio manual de seis marchas.
De acordo com a Renault, o Sandero RS acelera de 0 a 100 km/h em apenas oito segundos e atinge velocidade máxima de 202 km/h.
O aparato oferece também controles de estabilidade e tração; suspensão com acerto mais firme; sistema RS Drive com três modos de condução (Standard, Sport e Sport+), entre outros.
Convenhamos, cobrar R$ 3.000,00 a mais por causa dessas alterações visuais é ridículo. Poderiam cobrar essa grana a mais e dotar o carro de itens que fazem falta num top de linha, tais como, cinto traseiro central de 3 pontos, banco traseiro bipartido, alertas sonoros de cinto de segurança e portas abertas, um par de simples tweeters para melhorar o áudio. A adição de mais 2 airbags laterais considero como indispensável, principalmente para um carro tido como esportivo, com desempenho forte. Nós nos acostumamos a ver estas montadoras nos explorarem, oferendo menos por mais.