Curiosidades no Brasil. Em julho, a Renault emplacou cinco unidades do Koleos, um crossover de porte médio que poderia ser um rival para Tucson e cia. E a Honda decidiu patentear no Brasil o Accord Crosstour, aquele estranho, para dizer o mínimo, modelo que brinca de ser BMW X6.
O Koleos é um crossover produzido na Coreia do Sul pela Samsung, ou seja, é parente distante do sedã Fluence. Seu visual tem pouco a ver com o estilo atual da Renault e seu desempenho em vendas também não é dos melhores – na Inglaterra fracassou, por exemplo -, mas não deixa de ser um complemento para a marca que perderá dois familiares de uma vez, a minivan Scénic e a perua Megane GT. Segundo o blog Notícias Automotivas, a Renault pensa em montá-lo na Argentina e revendê-lo aqui. Faz sentido.
Já o Crosstour, a versão crossover do Accord, poderia vir para o país como um complemento para a linha da Honda, nada mais que isso. Produzido nos Estados Unidos, o Crosstour flerta com a mesma ideia do bem-sucedido X6: unir as linhas de cupê com utilitário esportivo. O resultado não parece muito bom, mas vi um exemplar nos EUA em agosto e ao vivo o carro é menos esquisito. De qualquer maneira, seu preço não seria menor que R$ 100.000.
Por falar em patente, a Toyota registrou no INPI várias partes do Etios como para-choques, farois e lanternas, dando a entender que a versão nacional terá poucas mudanças, apesar das suas negativas. Torcemos para que ela mude de ideia e realmente melhore seu pobre visual.
Tenho certeza que os consumidores estão esperando essa mudança também…
Não adianta. Vão lançar o Etios igualzinho ao Indiano!
Para grande parte das empresas, ouvir o cliente é fator preponderante para seu sucesso e/ou fracasso, mas… para a "nossa" indústria automobilística, esta onda dos anos 70 do século passado ainda não chegou. Continuam com a técnica do "eu que sei" e continuam empurrando "goéla abaixo" produtos avessos às vontades e necessidades do nosso mercado.
Mas… se colocarem uns cromadinhos alí e acolá no carro (como muitas fazem para lançarem os "novos" modelos velhos) haverá até ágio para comprá-lo.
O consumidor leva aquilo que merece. Não cobra, por que então as automotrizes vão mudar alguma coisa?
A Renault não precisa de Duster, ele ja tem o Koleos. Se for continuar desse jeito, é melhor a Renault do Brasil mudar o nome para Dacia
Se eles já tinham a possibilidade de trazer o Koleos há mais tempo por que já não o fizeram? Perderam espaço no mercado e consequentemente vendas para o Tucson, Kia e Cia.
No mínimo é um erro de planejamento.
@rr09
e pior, são cromados de plástico…
E o Koleos? Refugo, e vai concorrer com o nhecosport novo, enquanto os argentinos vão de Kuga, pagando menos!
Esse Koleos em termos de comparativos técnicos na Europa se deu muito bem, mas, mais uma vez parece ser um carro fadado ao insucesso, não sei se pelo preço incompatível, ou marketing ruim ou até por concorrentes competitivos. Daí a necessidade da empresa (Renault) refletir antes de querer enfiar um produto desajustado do mercado. Saudações Paranistas!!!
Esse Honda parece mais um ovo de codorna com rodas!!!!!!!!!!!
A Renault deve pensar bem em relação ao Koleos, afinal o Tucson já está sobrando nas lojas (perdeu o status de importado).