Para celebrar os 40 anos da Renault Sport e seu retorno à Formula 1, a Renault mostrou recentemente o novo conceito Clio R.S. 16, considerado o carro mais rápido já preparado pela divisão esportiva da marca francesa. A nova versão do hatch compacto, além de alterações no visual, recebeu o mesmo conjunto mecânico do Megane R.S. 275 Trophy-R e modificações estruturais.
O propulsor que equipa o Renault Clio R.S. 16 Concept é um 2.0 litros turbo, capaz de desenvolver 278 cavalos de potência e 36,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Além disso, o modelo é 60 mm mais largo que a versão convencional e traz um sistema de arrefecimento herdado do Megane R.S., para suportar o motor mais forte.
Há também amortecedores ajustáveis, freios Brembo com discos de 350 milímetros, eixo traseiro do Clio R3T (versão de rali do modelo), para-choques feitos em kevlar e fibra de carbono, pneus Michelin Pilot Sport SP2, sistema de escape “4 em 1”, entre outros.
A lista de mudanças inclui ainda faróis de LED exclusivos, três pontos de LED em cada lado do para-choque, novas rodas de liga-leve de 19 polegadas, pinças de freio vermelhas, tomadas de ar laterais, saias laterais, aerofólio pronunciado fixado na tampa traseira, adesivos no capô, laterais, tampa do porta-malas e para-choque traseiro, entre outros.
No interior, há bancos do tipo concha em fibra de carbono com cinto de seis pontos e acabamento em Alcantara. O sistema de ar-condicionado e o banco traseiro foram retirados a fim de diminuir o peso do veículo.
Ainda não se sabe, porém, se o novo Clio R.S. 16 Concept será produzido em série pela Renault.