Depois de inaugurar a primeira fábrica 100% da Nissan no Brasil nesta semana, o presidente do grupo Carlos Ghosn voltou a dar alegrias à imprensa especializada nesta quinta-feira. O executivo, desta vez, anunciou que a Renault terá dois novos modelos produzidos em São José dos Pinhais, PR.
Sem revelar quais modelos são estes, Ghosn apenas disse que serão inéditos na linha. Revistas, jornais e sites têm apontado o Captur e também uma versão picape do Duster como os tais produtos do novo ciclo de investimentos no Brasil.
Pelo valor baixo, deduz-se que são realmente derivados da plataforma que é produzida em Pinhais, ou seja, a que originou o Logan, ‘pai’ do Sandero e do Duster. A sacada, pelo que apuramos, é que os dois veículos serão novos membros dessa família: a picape (já revelada numa apresentação) e o Captur, mas diferentemente do carro da foto acima, apenas a ‘carcaça’.
Explica-se: o carro francês é mais complexo e de uma plataforma diferente. Aqui, usa-se os componentes do Duster para simplificar e baratear a produção. A jogada não é nova – o Idea brasileiro, por exemplo, é diferente do europeu, já extinto.
E mesmo a picape deve ter um formato, visual e nome próprios. O Duster, por melhor que seja seu visual para alguns, não tem proporções adequadas para essa categoria. Basta ver a adaptação abaixo, feita por uma empresa romena.
Segundo mercado da Renault
O interesse da Renault no Brasil é justificado. A marca, que anda bambeando lá fora, tem aqui seu segundo mercado mundial, atrás apenas da França. Os dois novos modelos devem entrar em produção por volta de 2015 a 2016. Até lá teremos também o inédito sucessor do Clio e, como se comenta, o Fluence hatch, esses feitos na Argentina.
Lamentável Renault. Só restou mesmo o Fluence com uma plataforma moderna e mais segura.
Eu estive em um Duster TechRoad II
e honestamente fiquei muuuuuuuuito decepcionado.
Eu achava o Duster simplório por dentro e pensei que o TechRoad II viria melhor…
engano….
Renault…
Dá para acreditar que a Renault participa do maior teste mundial de carros que é a Fórmula 1?
Por incrível que pareça, e isso não é heresia, os carros mais honestos da Renault são o Novo Logan (que antes era horroroso e hoje é só feio) e o Fluence. Pronto!!!
CLIO – Só tem 1.0
Sandero – motor 1.6 mas com cambio automático de 4 marchas (já pensou? com 4 passageiros, ar ligado e subindo uma serra? visualiza)
DUSTER – No mínimo 50% abaixo do EcoSport. Tudo bem que é um 2.0 com cambio automático de 4 marchas, mas olha o peso do carro.
Claro que não vou levar em consideração Van e caminhão… mas de carro… só sobra mesmo o Novo Logan, que pelo menos é um sedan compacto honesto e o Fluence que tem um cambio com 6 marchas.