Como já era de se esperar, a diminuição de IPI anunciada pelo governo no mês de maio alavancou as vendas do mercado automobilístico no Brasil. Segundo dados divulgados pela Fenabrave, houve um aumento de mais de 20% em comparação com o mês anterior e 18% em relação ao mês de junho do ano passado. Junho foi o mês que mais foram vendidos automóveis e comerciais leves no Brasil desde dezembro de 2011, totalizando 340.706 unidades vendidas das duas categorias.
No acumulado do ano, mais de 2,56 milhões de veículos foram emplacados, o segundo melhor resultado para a série semestral. Esse número corresponde a 1,63 milhão de automóveis e comerciais leves, 848 mil motocicletas e 84 mil caminhões e ônibus. Se incluir máquinas agrícolas e outros veículos, o total chega a 2,66 milhões de unidades, uma diminuição de 3,11% em relação ao mesmo período de 2011.
Se por um lado o mercado apresentou alta, no outro a produção nas fábricas registrou queda. Foi anotada uma queda de 2,6% na produção em junho em comparação com maio, o que representa 342 mil carros fabricados, contra quase 410 mil modelos produzidos em maio. “O nível de estoques está confortável e isso, agora, vai fazer acelerar a produção”, disse o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini.
Como de costume, a Fiat se posicionou no primeiro lugar do pódio entre as marcas, seguida pela alemã Volkswagen, pela norte-americana Chevrolet, pela também estadunidense Ford e pela francesa Renault. Nos comerciais leves, a situação se reverte. A Fiat se mantem à frente, porém, a Chevrolet ultrapassou a Volkswagen, seguida pela Renault e pela japonesa Mitsubishi, enquanto a Ford ficou em sétimo lugar.
Com isso, a Fiat abocanhou significativos 22,16% do mercado automotivo. A Volkswagen, por sua vez, ficou com 20,61%, enquanto a Chevrolet, a Ford e a Renault conseguiram, respectivamente, 17,19%, 9,48% e 6,77%. A Chevrolet foi a que registrou uma das quedas mais expressivas entre as marcas. Confira abaixo o ranking de veículos: