Para aumentar sua participação no segmento de SUVs, a Land Rover acaba de apresentar um modelo inédito. Trata-se do Range Rover Velar, o quarto membro da família Range Rover, que será a principal atração da marca no Salão de Genebra, na próxima semana. O novo modelo vai se posicionar entre os atuais Range Rover Evoque e Range Rover Sport; apostando no visual com ares de cupê e o interior mais moderno.
Na parte estética, o novo Range Rover Velar segue praticamente a mesma linha dos outros carros da Land Rover. A dianteira é marcada pelos faróis afilados e espichados para as laterais, com opção de tecnologia Matrix LED (com alcance dos fachos de até 550 metros), conectados à grade retangular; além do para-choque com entradas de ar e filetes nas extremidades.
As laterais apostam em formas mais limpas, com destaque para as maçanetas embutidas nas portas (que saltam para fora ao destravar o veículo). Já a traseira exibe lanternas em LED conectadas por uma barra cromada; enquanto o para-choque traz porção central na cor preta.
Todavia, apesar das semelhanças, modelo se diferencia pelo formato da carroceria mais esportivo; marcado pelo teto mais baixo, em especial na parte traseira. De acordo com o fabricante, o novo utilitário-esportivo tem um coeficiente aerodinâmico de 0,32.
O interior aposta num acabamento mais refinado, com direito a oito opções, o que inclui um tipo de tecido ecológico desenvolvido em parceria com a Kvadrat (maior fabricante europeia de tecidos). No entanto, saltam aos olhos os recursos tecnológicos: o console central traz o sistema Touch Pro Duo, com duas telas sensíveis ao toque de 10 polegadas; sendo a superior para o sistema de entretenimento, som, navegador e telefonia; e a inferior para comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de tração Terrain Response. Além disso, o convencional quadro de instrumentos deu lugar a uma tela TFT de 12,3 polegadas.
Entre os equipamentos, há ainda sistema de som Meridian com até 23 alto-falantes e 1.600 watts; controle de cruzeiro adaptativo; sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres; detector de fadiga; bancos dianteiros com 20 ajustes elétricos, função massagem, aquecimento e resfriamento; suspensão a ar adaptativa, entre outros.
O novo modelo da linha Range Rover mede 4.803 mm de comprimento; 1.902 mm de largura e 1.666 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.872 mm. O porta-malas comporta até 632 litros de bagagens, podendo chegar a 1.731 l com os bancos traseiros rebatidos.
A gama de motores dispõe de seis opções. Entre elas, há um 2.0 turbodiesel Ingenium de 180 cv e 43,8 kgfm ou 240 cv e 51 kgfm; 2.0 Ingenium a gasolina de 250 cv e 37,2 kgfm ou 300 cv e 71,4 kgfm; V6 turbodiesel de 300 cv e 40,8 kgfm e V8 supercharged a gasolina de 380 cv e 45,9 kgfm. Todos esses propulsores estão associados a uma transmissão automática de oito marchas e sistema de tração nas quatro rodas.
O novo Range Rover Velar deverá fazer sua estreia no mercado brasileiro em meados do final de 2017.