Há cerca de cinco anos, a Land Rover encantou boa parte dos consumidores de todo o mundo com o Evoque, um utilitário-esportivo da linha Range Rover que mistura linhas de um cupê. Agora, a montadora britânica surpreende com a chegada da primeira transmissão automática de nove velocidades na gama do Range Rover Evoque, como a principal novidade da linha 2014 do modelo.
A transmissão do novo Range Rover Evoque 2014 foi desenvolvida pela alemã ZF e, de acordo com o divulgado da Land Rover, proporciona melhorias significativas no consumo de combustível, menores índices de emissões, mais conforto e menos ruídos em velocidade de cruzeiro.
A caixa de câmbio é compacta. Apesar das três velocidades adicionais, é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior de seis velocidades, graças ao uso de uma bomba hidráulica bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência, a qual se somam duas embreagens patenteadas, em vez dos conjuntos de embreagens convencionais mais volumosos, e um novo conjunto de engrenagens de alojamento inteligente.
Junto ao câmbio automático de nove marchas está o já conhecido motor 2.0 litros Turbo com 240 cv de potência e 34 kgfm de torque, nas versões Pure, Dynamic e Prestige.
Com essas mudanças o Evoque registrou nota A em comparação com a categoria e nota D na comparação absoluta geral nas medições do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem. O Range Rover Evoque 2014 teve médias de consumo de combustível 7,9 km/l na cidade e 11,1 km/l em ciclo rodoviário, o que representa uma melhora de 19,7% e 29,1%, respectivamente.
A linha 2014 do Evoque traz ainda o sistema start/stop, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o carro imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador.
Além da transmissão, o novo Range Rover Evoque recebeu novas opções de cores para a carroceria e acabamentos internos, espelhos retrovisores redesenhados e com um filete em LED desempenhando a função de repetidores de seta, rodas de liga-leve de 18, 19 ou 20 polegadas com novo design, entre outros.
A linha 2014 conta ainda com melhorias no sistema de condução, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade, Torque Vectoring (que distribui o torque de forma independente em cada roda), Park Exit (que auxilia o Park Assist em manobras de baliza) e Perpendicular Assist (para manobras automáticas em vagas a 90º).
Há ainda o sistema Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection (aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo) e o Fast-Off (mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário).
Confira abaixo a tabela de preços do novo Land Rover:
Pure: R$ 192.000
Prestige: R$ 219.100
Dynamic: R$ 227.200
Prestige Tech: R$ 271.900
Dynamic Tech: R$ 277.900
Sou fanático por carros de luxo e pretendo adquirir um Evoque logo em breve, deve ser mesmo fantástico essa maquina. Ja possuir, Toyota corolla, rilux , Sonata dentre outras marcas e modelos. Agora estou analisando esse Evoque.