A Land Rover comemorou recentemente os 45 anos do Range Rover. O modelo, apresentado pela primeira vez ao público no dia 17 de junho de 1970, foi o primeiro veículo da história da indústria automobilística mundial a unir os conceitos de luxo e sofisticação, que na época era uma exclusividade dos sedãs, com a capacidade off-road. Atualmente, o veículo já está em sua quarta geração.
A primeira geração do Range Rover foi comercializada até o ano de 1994. De início, o modelo era oferecido apenas na carroceria duas portas, com um motor V8 em alumínio a gasolina, com direito a tração integral e freio a disco nas quatro rodas. Em 1981, chegou a versão quatro portas e, um ano depois, a opção de câmbio automático.
Já em 1986, a Land Rover anunciou a chegada do Range Rover a diesel. Logo depois, em 1989, o modelo foi o primeiro SUV do mundo a trazer freios ABS e em 1992, a receber controle de tração eletrônico e sistema de suspensão a ar eletrônico e automático.
No ano de 1994, o Range Rover ganhou sua segunda geração, com um interior mais luxuoso, melhor dinâmica no asfalto e maior capacidade no fora-de-estrada. No design, o modelo manteve as características da primeira geração, sobretudo na silhueta, no teto “flutuante” e nos vincos, algo visto até hoje.
O modelo estreou ainda suspensão com ajuste de altura e motores a diesel de 2.5 litros e a gasolina que variavam entre 3.9 e 4.6 litros.
Em 2001, foi a vez da terceira geração, que apresentou uma bela evolução em relação ao seu antecessor, sendo maior e mais espaçosa, com inspiração nos projetos de iates de alto padrão, móveis finos e assentos de aviões. Em termos tecnológicos, o modelo trouxe a tela Dual View, que permite ao motorista e passageiro da frente enxergar duas imagens distintas na mesma tela.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O modelo, em 2005, ganhou um motor V8 a gasolina de 4.2 litros. No ano seguinte, a Land Rover disponibilizou uma versão a diesel TDV8. Uma versão mais atual do motor V8 a gasolina foi introduzida três anos depois.
Por fim, a atual geração do Range Rover, lançada em 2012, chegou como o primeiro SUV do mundo a ter estrutura inteiramente produzida em alumínio, o que economizou até 420 kg em relação ao seu antecessor. O modelo é vendido atualmente em mais de 170 países e, no Brasil, está disponível na versão Autobiography sob encomenda por R$ 920,9 mil.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.