A impressão que temos quando analisamos o setor automobilístico no Brasil é que as empresas que atuam no país ainda deixam a desejar em vários aspectos, seja em relação ao portfólio de produtos, atendimento na rede, pós-venda e preço, entre outros. Para termos uma amostra disso, resolvemos lançar as enquetes abaixo com as 20 principais marcas do país (que venderam mais de 5 mil veículos aproximadamente em 2011). Não incluímos marcas premium nem especializadas em utilitários apenas para deixar a lista mais homogênea.
Pode ser meio redundante, mas criamos duas enquetes, a primeira para a melhor e a segunda para pior. Muitas vezes, a taxa de rejeição pode não aparecer na primeira. Quem achar legal, pode justificar o voto nos comentários.
[poll id=”38″]
[poll id=”39″]
Seria a Hyundai ou a CAÔA,A VERDADEIRA CAMPEÃ DO DESRESPEITO AO CONSUMIDOR?
É muito difícil opinar pontualmente – será sempre uma avaliação parcial, visto que todas as marcas, umas mais outras menos, pecam com ou ou outro aspecto: preços abusivos, modelos defasados, atendimento precário, entre outros.
Sobre a pior marca, analisando friamente, é difícil superar a volks: modelos extremamente defasados, absoluta irresponsabilidade em manter um modelo inseguro como a Kombi no mercado, motores que fundem ou desligam sozinhos, carros que saem da fábrica com lanternas trocadas, problemas reincidentes nos freios, parabrisas que trincam – a lista é longa.
Nenhuma outra marca merece receber o título de melhor em respeito ao consumidor – mesmo a Toy, que possui uma excelente rede de atendimento, também oferece no nosso mercado veículos com preço muito alto (vide Altis e Hilux/SW4), e defasados ao que há no mundo inteiro, mesmo comparando com nossos vizinhos Argentina, Paraguai, Chile… é uma postura hipócrita, oferecer utilitários caros sem ESP de série, com benefícios de impostos mas cobrando o mesmo ou mais que veículos importados.
A Toyota em Belém, é pequena, vive cheia, no pós-venda atende mau e mais… uma marca que não tem controle de qualidade nas suas concessionarias falta com respeito ao cliente. com relação a preço e modelos, somos brasileiros e gostamos de velharias, mille gol4, parati, clio, ka, classic. porque compramos? falta de respeito?
A Hyundai é sem dúvida a campeã em,pelo menos,anunciar um produto e oferecer outro inferior.
A Hyundai do Brasil (leia-se CAOA) é sem dúvida a campeã em,pelo menos,anunciar um produto e oferecer outro inferior.
A Toyota em Belém, é pequena, vive cheia, no pós-venda atende mau e mais… uma marca que não tem controle de qualidade nas suas concessionarias falta com respeito ao cliente. com relação a preço e modelos, somos brasileiros e gostamos de velharias, mille, gol4, parati, clio, ka, classic. porque compramos? falta de respeito?
com relação a preço e modelos, somos brasileiros e gostamos de velharias, mille, gol4, parati, clio, ka, classic e deve ter outros que não lembro. porque compramos? falta de respeito? também vejam outra falta de respeito, A Toyota em Belém, é pequena, vive cheia, no pós-venda atende mau e mais… uma marca que não tem controle de qualidade nas suas concessionarias é uma falta com respeito ao cliente.
Quase voto errado rsrs, ficou um pouco confuso a disposição dos itens..
votei na Ford… não pela rede de concessionarias nem nada.. mas a unica (tá a GMB tbm) que, seja pela concorrência ou mudança de veículos, colocou seus carros com preços menos estratosféricos e bem equipados… pelo menos nos seus dois nacionais de entrada.
Comparada com as demais… eu acho isso um bom tratamento.
Não voto nas chinesas pq seus carros são "baratos" porém a falta de qualidade de algumas no pós compra deixa a desejar.
VW nao renova seus carros e desde que eu fiz 6 recalls no G5 eu n compro mais esta marca. A renault não se acerta com relação a preços dos seus carros e deixam as concessionarias deitarem e rolarem brasil a fora. A fiat (tenho um palio 2012) é careira… como a CAOA;… e a Kia não respeita as revisões tabeladas.
A toytoa e a Honda são boas marcas, pelo que eu conheço que possui seus carros… mas como nunca tive um carro delas eu n votei.
O resto é resto.
Fui comprar peças de Civic de 16 anos na semana passada pronto pra esperar 15 dias de espera, em 4 dias meu telefone toca… Sr. Rafael, sua encomenda já está aqui, esse pós venda, mesmo prum carro tão velho ganhou meu respeito, fora que qualquer peça que precise é só ir lá que tem, caro, mas tem sempre…
Ricardo RJ talvez não, apesar das canalhices do idiota do carlos a.o.andrade, pq embora tenha esse historico de safadezas, pelo menos a hyndai/caoa vende aqui modelos atuais(embora menos equipados e motores com cvs a menos)e não fica empurrando carniças velhas, ultrapassadas e com preço carissimo pelo que oferece como é a VWB, unica entre todas que mais desrespeita o consumidor com carros como o golf 4,5 por até 75 mil com motorzinho de 120cv, e a kombi de 60 anos que custa 47 mil reais num projeto que já foi pago desde 1959!, portanto eu vejo nesse ponto de vista o mais grave possivel, pois enquanto tiver gente pagando 47 mil num polo morto pelo mesmo preço de um new fiesta hatch, essa marca vai deitar e rolar na cara do idiota do consumidor que não vê como está sendo enganado!
Prevejo vários votos errados… só esses que a JAC levou na segunda enquete, aposto que eram todas da Hyundai kkkkkkkkk
Prevejo vários votos errados… Aqueles que forma pra JAC aposto que eram da Hyundai kkkkkkkk
quando se faz uma pesquisa, há a necessidade de se criar uma opção para "nenhuma das opções".. pq, a meu ver, todas as montadoras/revendedoras desrespeitam o consumidor… não só pela má qualidade dos veículos e manutenção cara, mas sim pelo preço absurdo dos mesmos no Brasil. Uma vergonha!!!
Eu acho que a Toyota, para o padrão brasileiro de respeito, é a quem tem o maior nível de respeito ao consumidor. Lógico, peca no preço dos carros e peças. Já a Hyundai, apesar de ter produtos bons, a CAOA não é uma empresa que tenha no perfil, a qualidade de respeitar o consumidor. Visa somente o lucro e restante é consequência. Talvez quando a própria Hyundai assumir suas operações aqui, acho que isso pode mudar um pouco.
Onde le-se Hyundai: o correto eh CAOA!
A pior é a hyundai, pela péssima representante que tem no Brasil, e que se chama grupo caoa.
A pior é a FIAT que está vendendo o Palio Sporting desde novembro do ano passado e até agora não entregou nenhum. Eu comprei um em 24 de novembro de 2011 e até nem notícia nem previsão.