Durma com essa. Se o projeto de incentivo aos carros ecológicos preparado pelo governo for mesmo esse, quem comprar um Prius, da Toyota, deixará de pagar 35% de imposto de importação – a alíquota cairá para 2%. Já se a Nissan tentasse vender o Leaf no Brasil, o cliente pagaria o máximo da mesma alíquota. Mas, afinal, por que a diferença?
Segundo apurou o jornal Valor Econômico, a razão está na tecnologia. O Nissan Leaf é 100% elétrico e precisa de estações de recarga para ter autonomia. Já o Toyota Prius é um híbrido de primeira geração, cuja bateria é recarregada pelo próprio carro e tem carga limitada. Mas, para os burocratas de plantão, o Toyota e seus semelhantes como o Ford Fusion, não ameaçam, vejam só, o sistema elétrico do Brasil. O jornal diz que, com a ameaça de falta de eletricidade, o governo estaria receoso de aprovar uma lei que incentive carros que usariam a rede elétrica do país para recarregar. Já híbridos como o Prius não têm esse problema, além de não exigir uma infraestrutura de postos de recarga que é inexistente em nosso território.
O projeto deve ser divulgado ainda em setembro e mostra como o Brasil pensa a curto prazo. O híbrido que se autocarrega é um veículo interessante, mas deve virar minoria dentro de algumas décadas, quando os híbridos plug-in e elétricos puros tiverem autonomia maior e a infraestrutura esteja desenvolvida. E, mais um vez, no lugar de pensar de forma abrangente e com foco no longo prazo, nosso país prefere criar regras com exceções, beneficiando A ou B. Uma pena.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Acreditar que algumas dezenas de elétricos possam pôr em risco o abastecimento de energia elétrica no país é risível. Afinal de contas, mesmo com a desoneração de impostos, o carro elétrico ainda é estupidamente caro. Estima-se que o Prius, com o desconto, custe um pouco menos de R$ 100 mil – hoje sai por pelo menos R$ 120 mil e mal vende. Alguém que precisa ‘ligar o plug na tomada’ em Brasília.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Mas eu venho falando isso não é de hoje.
Eu venho debatendo isso em Redes Sociais e no YOUTUBE, não é de hoje.
O BRASIL ESTÁ NA DIREÇÃO ERRADA AO LIBERAR PARA CARROS TOTALMENTE ELÉTRICOS!!!
PORQUE?
Ora, o Brasil NÃO É AUTO-SUFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA!!!!
O Brasil vive à beira de racionamento!!!
Fui chamado de idiota por causa disso, de burro, por causa disso!!!
Isso é um fato! Energia Elétrica é cara e se o Brasil liberar para carros totalmente elétrico, a única solução daqui a uns 5 anos, será duplicar a conta de energia e quem sairá perdendo com isso, é justamente o consumidor que não terá carro elétrico.
Por isso que carros como o lançado pela BMW recentemente não representam solução.
A GRANDE SOLUÇÃO SERÁ:
REGENERAÇÃO DE ENERGIA
que pode ser feito como o PRIUS ou ainda, se o Governo for inteligente e quiser sair na frente do resto do mundo, transformar o Brasil em um POLO de geração de energia solar.
Porque o preço do fusion hybrid não caiu com a nova alíquota