Finalmente algo bom vindo dos “queridos” políticos brasileiros. A Câmara analisa o Projeto de Lei 2976/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que obriga a vendas de veículos automotores, seja nacional ou importado, que tenham sido aprovados em teste de impacto, o conhecido crash test, onde os automóveis (principalmente os nacionais) à venda no Brasil obtém baixa nota.
Para comprovar a capacidade de resistência do automóvel ou como reagem em casos de colisões, todos os veículos fabricados ou montados no território nacional serão submetidos a avaliação realizada por entidades especializadas, como a EURO NCAP, por exemplo, que na maioria das vezes testa os carros à venda na Europa.
Bornier explica que o teste é um procedimento de segurança adotado internacionalmente pela indústria automobilística. Hoje, no Brasil, poucos dos modelos à venda no Brasil foram submetidos ao crash test.
“A aprovação do veículo no teste de impacto vai reduzir possíveis danos a condutores e a passageiros em colisões de trânsito. Os custos com o tratamento e a recuperação de vítimas de acidentes são muito elevados. Essas despesas poderiam ser reduzidas se os carros fossem produzidos com maior resistência”, disse o deputado.
Será reprovado no teste de impacto o modelo que não atender às requisições técnicas instituídas para garantir a devida segurança ao condutor e aos demais passageiros do veículo.
O projeto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Contudo, torcemos para que o PL (Projeto de Lei) seja aprovado, já que os futuros airbags duplos e freios ABS de série nos carros nacionais não poderão ser suficientes – principalmente no caso dos carros “populares” –, se a estrutura do carro não suportar fortes impactos.
O mínimo…
Parabéns por noticiar essa boa atitude aqui!
Vou ver Kombi, Uno, Novo Uno, Celta, Corsa e um monte de outras porcarias sendo banidas do mercado. É uma vergonha a VW não fabricar aquele Kombi que fora importado no final dos anos 90 no lugar dessa coisa horrorosa e vendê-la por mais de 40 mil.
Isso sim, faz sentido.
Parabéns ao sr. deputado pela excelente proposta de Lei. O país todo espera que nosso congresso seja transparente e responsável, e siga adiante com essa urgente medida, para reduzir a calamidade que está em nossas ruas e estradas. É possível notar nitidamente a hipocrisia das montadoras, que importam veículos de boa qualidade do exterior, mas aqui fabricam sobre plataformas obsoletas e remendadas – verdadeiras bombas ambulantes, como tem sido comprovado nos testes do LaNCAP.
meu caro amigo Cristiano a vw alemã vende a substituta da nossa velha,defasada,carissima e assassina kombi por modicos 36 mil reais lá, portanto, os 47 pedidos pela vwb por um lixo mais perigoso do que uma radiação, é o mesmo que pagar 100 mil num agile com rodas aro 19!! o carro seria barato de se fabricar aqui ou na argentina, mas enquanto não se faz nada para coibir esse abuso, seremos refens dessa quadrilha(anfavea) e depender de algum ou outro politico como o sr. Felipe Bornier para nos ajudarmos a sair dessa lama!
mto bom, agora vamos ver se nao vai sobrar para nosso bolso pagar!!!
Se planejo comprar um carro, não me importo em gastar com segurança!
Se aprovado…, láááá por 2022 (se o mundo não acabar neste ano), passará a ser exigido o crash test dos veículos e com normas retrogadas às utilizadas nos países desenvolvidos.
Hoje, para se provar que um veículo é seguro, basta preencherem e disponibilizarem "papéis" que atestam tal fato e pronto!
Vergonha!!!
Tomare que seja aprovado pois é uma das melhores propostas para o setor automobilístico feita ate hoje, com isto teríamos carros melhores e mais modernos para o nosso mercado.
TAI O QUE O SR MANTEGA NAO VE, O IMPORTADOS MESMOS OS CHINESES COMEÇAVAM A COBRAR DAS NACIONAIS EQUIPAMENTOS QUE ELAS NAO DISPOEM EM SEUS CARROS, COISAS SIMPLES COMO AIRBAGS, ABS JA DEVERIAM CONSTAR EM TODOS OS CARROS NACIONAIS, E A HISTORIA JA TA NESSA LENGA LENGA A MUITO TEMPO, SO ANO QUE VEM QUE OS AIRBAGS ENTRAM.
Finalmente uma cabeça pensante naquele planalto. O Brasil é o 4°. maior mercado de automóveis do mundo. Todos querem ganhar muito dinheiro por aqui, até porque ainda não aprendemos ser exigente. Mas quando o assunto é segurança, a vaca vai pro brejo! Nossos carros são tão ruins quantos os chineses, e segundo o test-crash feito pela EURO NCAP Latino americana, nossos carros não passaram de 02 estrelas em questão de segurança. Acredito que todos os carros deveriam constar uma etiqueta especificando o consumo e nível de segurança do carro. É basicamente o exemplo da geladeira que compramos consciente com o selo do Procel, onde demonstra o consumo de energia daquele produto. Políticos acordem!!!!
Penso igual ao RR09, apresentar é uma coisa, ser aprovada é outra muito diferente. O Loby dos fabricantes vai cair em cima. Para mim não passa de uma boa intenção, porém já é um começo.
Parabéns Deputado Felipe Bornier, porém você pode estar correndo risco de vida a partir de agora. Depois da manobra do Mantega para proteger os amiguinhos das 4 grandes montadoras pseudo-nacionais e seus produtos do século passado, ele já deve estar contratando uns atiradores de elite para acabar com você. CUIDADO!
Finalmente um projeto de lei útil e benéfico á coletividade.
Esse projeto de lei só vai passar se num afetar o gordo bolso de ninguém do governo, ou quem sabe as montadoras. Já q o governo representa os poderosos, duvido q isso passe sem pressão popular!
ALELUIA! Resta ser aprovado agora…
Esse deputado merece aplausos!
Ótima iniciativa, se estivéssemos em um país SÉRIO, ou vcs não acham que haveriam SUBORNOS para serem manipulados e aprovados os testes nessas carroças brasileiras?