Como manda a regra, primeiro se deve lançar as versões mais caras de um modelo totalmente novo. Como é novidade, o consumidor está mais disposto a gastar pela exclusividade. Agradou? Tem gente na lista de espera? Aí chega a hora das versões “comuns”. Até mesmo para um carro como o Panamera, da Porsche, isso vale. E é justamente o que a marca alemã fez.
Depois de colocar no mercado o Panamera S, Panamera 4S e Panamera Turbo agora a Porsche apresenta o Panamera 4 e o Panamera, assim sem nada a acrescentar. As novas versões estão equipadas com um motor V6 de 3.6 litros com 300 hp e cerca de 40 kgfm de torque. Apesar do câmbio PDK de dupla embreagem e do bom desempenho, o gancho de vendas para a Porsche é a economia de combustível.
O Panamera com tração traseira faz 10,8 km/l e o Panamera 4, com tração integral, é um pouco pior – 10,4 km/l. Pensou que a Porsche iria mostrar as novas versões em Genebra? Não, a marca alemã preferiu o Salão de Pequim, em abril, para o cada vez mais endinheirado povo chinês.
Na Alemanha, onde chega às concessionárias em maio, o Panamera custará em torno de R$ 190 000 e Panamera 4, beirando os R$ 206 000.