A Porsche lança o novo 911 GT3. A sétima geração deste carro esportivo de alto desempenho também foi desenvolvida em estreita colaboração com a Porsche Motorsport. A tecnologia de corrida é transferida para um modelo de produção de forma mais consistente do que nunca: o layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e aerodinâmica sofisticada, com asa traseira de pescoço de cisne e difusor marcante, originam-se do carro de corrida GT 911 RSR e o motor boxer de seis cilindros, de quatro litros, de 510 cv é baseado na transmissão do 911 GT3 R, experimentada e testada em corridas de resistência. O motor acusticamente impressionante de alta rotação também é usado praticamente inalterado no novo 911 GT3 Cup. O resultado é uma máquina de condução brilhante: eficiente e impressionante, precisa e de alto desempenho – perfeita para o circuito e excelente para o uso diário.
A capacidade inconfundível do 911 GT3 está na soma de suas características. Com uma velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h com PDK), é ainda mais rápido do que o anterior 911 GT3 RS. Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. A Porsche também oferece o novo modelo com uma transmissão manual de seis velocidades para uma experiência de condução particularmente purista. A aerodinâmica sofisticada se beneficia das experiências obtidas em corridas automobilísticas e gera de maneira significativa maior downforce sem afetar de forma perceptível o coeficiente do arrasto. Em termos de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam significativamente a pressão aerodinâmica para altas velocidades em curvas.
Isso é, no entanto, reservado estritamente para passeios no circuito, pois é lá que o 911 GT3 mostra todo o seu potencial. No Nürburgring Nordschleife, tradicionalmente a referência para todos os carros esportivos da Porsche, estabeleceu-se um recorde impressionante: durante o trabalho final de desenvolvimento, o 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção com um motor naturalmente destinado a quebrar a marca dos sete minutos. O piloto de desenvolvimento Lars Kern levou apenas 6:59,927 minutos para uma volta completa de 20,8 quilômetros. A pista mais curta de 20,6 quilômetros, que anteriormente servia como referência, foi concluída pelo 911 GT3 em 6:55,2 minutos. Rodando com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis como item opcional, o novo modelo entregou desempenho consistente ao longo de várias voltas nas mãos experientes do embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister. Para Bergmeister, experiente piloto profissional, é “de longe o melhor carro de produção” que ele já dirigiu no “Inferno Verde” (“Green Hell”).
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Apesar de uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo GT3 está no mesmo nível do seu antecessor. Com câmbio manual, pesa 1.418 kg, com câmbio PDK, pesa 1.435 kg. O capô dianteiro feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), vidros leves, discos de freio otimizados e rodas de liga leve forjadas garantem o controle do peso, assim como a tampa do compartimento do banco traseiro. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos dez quilos.
A Porsche está oferecendo o novo 911 GT3 com um preço inicial de 167.518,00 euros incluindo IVA e itens específicos do país. A entrega está definida para maio de 2021.
No Brasil o modelo deve desembarcar no segundo semestre apenas na versão com cambio PDK, o preço e início das vendas serão informados em breve.
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