O novo Porsche 911 GT3 2018, apresentado em março deste ano durante o Salão de Genebra, acaba de registrar um recorde na pista de Nürburgring Nordschleife. O superesportivo foi capaz de completar uma volta no circuito alemão em 7 minutos e 12,7 segundos. Com este tempo, o bólido conseguiu superar seu antecessor em significativos 12,3 segundos.
“Com esse tempo que alcançamos, provamos de forma dramática que o novo 911 GT3 não apenas proporciona a melhor experiência de condução, mas também pode obter um desempenho impressionante no Nordschleife. O foco foi otimizar a qualidade de condução e na adaptação ao ligeiro aumento de potência do motor”; afirmou Frank Steffen Walliser, vice-presidente de carros Motorsport e GT da Porsche.
“Há poucos anos, tempos de volta como este só podiam ser alcançados por carros de corrida puro-sangue com pneus slick”; acrescentou Andreas Preuninger, diretor da Linha de Produtos GT. “O novo GT3 agora consegue obter essa marca com sua potência comparativamente mais modesta, mas ainda assim é completamente adequado ao uso diário”.
O Porsche foi testado em Nürburgring sob uma temperatura atmosférica de 8 graus e 14 graus de temperatura no asfalto. Essas condições eram ideais para o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, conduzir o 911 GT3 2018 pelos 22,8 km da pista alemã. “Se você consegue andar rápido no Nordschleife, pode andar rápido em qualquer lugar no mundo”, comentou Frank-Steffen Walliser.
A nova linha do Porsche 911 GT3 2018 traz um motor 4.0 litros naturalmente aspirado de seis cilindros, que consegue desenvolver 506 cavalos de potência e 46,7 kgfm de torque. O modelo que correu em Nürburgring contava com eixo traseiro direcional; câmbio PDK de sete marchas e dupla embreagem e pneus Michelin Sport Cup2 N1.
Em comparação com o modelo anterior, o 911 GT3 2018 é 17 kg mais leve. Segundo a marca, o bólido vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e tem velocidade limitada a 317 km/h.