Na semana passada, estávamos na coletiva da Fiat e nesta, na da Volkswagen. Em comum, ouvimos das duas marcas que elas são líderes. Claro, cada uma na sua visão: a Fiat é, digamos, a autêntica porque domina na soma de automóveis e comerciais leves. Já a Volks só leva em conta os veículos de passeio, onde realmente está à frente. Mas 2009 foi marcado por muitas promessas, principalmente da marca alemã, que quer voltar ao 1º lugar.
Mas, depois de tantos lançamentos e recordes de vendas, por que a Volks não passou a Fiat? Mergulhamos nos números para entender o que mudou entre 2008 e 2009, no período entre janeiro e outubro e a constatação, não exatamente surpreendente é que os comerciais leves seguraram a Fiat na liderança.
Reparem no gráfico acima. Nas cores mais claras, estão as vendas de 2008 das duas montadoras. Nos tons escuros, as deste ano. Graças ao Gol G5 e, principalmente, ao Voyage, a VW passou a Fiat em vendas de compactos mesmo com o bom desempenho do Siena e da Palio Weekend. Até outubro, o placar era de 496,9 mil para a Volks e 494 mil para a Fiat.
Ou seja, um empate técnico. Na categoria dos médios, ambas avançaram, sobretudo a Fiat por causa do Linea, um sedã onde ela estava sem representante antes. Já a Volks conseguiu algum progresso com o Golf, Jetta e o Bora. Mas a verdade é que as duas são muito fracas nesse segmento. A alemã vendeu quase 26 mil unidades aí e a Fiat, pulou de 15,9 mil para 21 mil. A Honda, apenas com o Civic, vendeu até agora quase 44 mil unidades.
No segmento premium, a Volks está sozinha. A Fiat tem o Cinquecento, mas ele não influencia no resultado final.
Eis que entre os comerciais leves a vantagem da montadora de Betim aparece. Até outubro, ela emplacou mais de 95 mil utilitários entre Fiorino, Doblò, Ducato e, sobretudo, a picape Strada. A rival de São Bernardo do Campo amargou uma queda significativa nessa categoria, de 51,4 mil para 46 mil em 2009.
Novas peças no tabuleiro
Por tudo isso, 2010 se desenha como um ano decisivo para elas. A Volks reconhece seu ponto fraco e o atacará com a nova Saveiro, que ainda precisa embalar, e com a Amarok, a picape média que não tem concorrente na Fiat, por enquanto. Como reforço teremos a nova SpaceFox e outras 11 novidades.
Já a marca italiana prepara uma resposta para voltar a dominar o segmento compacto, o Projeto 327 que dará origem a um modelo que futuramente sucederá o Uno Mille. Para reforçar o time dos médios, que conta com o Linea e o Stilo, chegará ao mercado o Bravo, um hatch médio sofisticado e belo, além da minivan Idea reestilizada. E, claro, outras novidades surgirão como prometido no lançamento do Doblò, em Maceió.
2010 será um imenso jogo de xadrez entre italianos e alemães, mas quem precisa ganhar essa partida é o consumidor, com produtos confiáveis e modernos.
Na contagem, o que vale é o total e a Fiat é líder, não há o que discutir.
A VW se vangloria de ser líder mas não especifica que não é no total de vendas.Baseia-se apenas em carros de passeio.
Quem vai dar trabalho ano que vem é o Ágile, tirando vendas das duas e quem for mais rápida (aposto na Fiat), se manterá na liderança.
O Línea é um carro para quem quer sair da mesmice de Corolla, Civic e Vectra.Com um preço atraente(poderia ser muito melhor) e não fica devendo muito aos japoneses.
Eu particularmente, não teria um Civic, é lindo o carro mas todo mundo tem então, seria apenas mais um entre tantos.
Já o Corolla, eu optaria pela qualidade indiscutível e pela mecânica que não gera gastos.
Se tivesse condições, mesmo sendo um sedan de pequeno porte, eu optaria hoje pelo Cerato.Conheço a Kia, tenho um ano 2000 (utilitário bongo) e não me dá problemas.São 197.000 Km originais sem manutenção, apenas o de praxe (correias, óleo e o embuchamento).Teria também um Ecosport.Gosto da Ford mas hoje apenas o Eco e Fusion podemos dizer que são bonitos.
Da VW, fico com o Polo mas hoje, certamente optaria pelo Ágile com bons opcionais e design atraente (muitos dizem que é feio mas, não é, principalmente nas cores mais escuras).
Respeito muito a opinião das pessoas mas não me conformo em alguém comprar um Gol com tantos problemas, precisamos mudar essa cultura.
A Fiat virá com o novo Pálio e Uno e ainda teremos mais lançamentos no ano que vem.Hoje ainda fico com o Pálio, de olhos fechados.
Meu primo comprou um G5 zerinho e antes me perguntou o que eu achava.Sugeri o Sandero, Pálio ou até mesmo um carro um pouco mais caro, falei do Siena também.Foi de Gol e reclama do excesso de barulho.
Só nos resta esperar o que o mercado dirá daqui pra frente.As vendas do Gol cairam pouco mas, cairam e as do Voyage que chegou perto do Siena, estão esfriando também.E é um carro feio, não tem nenhuma harmonia.
Um abraço à todos.
Tomar a lideranca da FIAT no papel é dose hein???
Quer ser lider?? vai vender.
Sds.
Bom, eu apesar de ser Italiano (eis meu sobre-nome) eu prefiro mais a Alemanha como meu segundo país, então devido a isso gosto da Volks, respeito a liderança da FIAT a sete anos, mas não consecutivos, assim como a do GOL, 28 anos na liderança, mas não consecutivos…
VAI VOLKS SORTE COM ESSES 11 NOVOS MODELOS!
Em compensação que estou perdendo um pouco do gosto pelas duas e estou meio equivocado com a GM, será que chegará na liderança? Acho que não em?
@Rafael Phanton bom amigo a fiat é so lider na terra da bota e aki. Por que será?, brasileiro gosta de porcaria mesmo, assim vejo o uno 1 , 2 ,3, palio 1,2 ,3, corsa 1, 2,3 gerações. Não se preocupe voce foi enganado pela midia.
@Rafael Phanton bom amigo a fiat é so lider na terra da bota e aki. Por que será?, brasileiro gosta de porcaria mesmo, assim vejo o uno 1 , 2 ,3, palio 1,2 ,3, corsa 1, 2,3 gerações. Não se preocupe voce foi enganado pela midia.
@Rafael Phanton