Mais um grupo automotivo está se rendendo ao “milagre” das plataformas modulares. Depois da Volkswagen e da Nissan com as MQB e CMF, a PSA – Peugeot e Citroën revelou nesta na semana passada, a EMP2 (Efficient Modular Plataform 2), plataforma que será usada em diversos veículos de porte médio e grande das marcas Peugeot e Citroën, como peruas, sedãs, minivans, crossovers e comerciais leves.
De acordo com o conglomerado francês, essa nova base garantirá maior segurança, flexibilidade aos seus veículos e também deve ajudar na economia de combustível, uma vez que ela pode aliviar o peso dos futuros modelos em até 70 kg.
Em sua composição, essa nova arquitetura carrega aço de alta resistência, alumínio e materiais compostos, agregando maior resistência e segurança à estrutura dos automóveis. Além disso, alguns sistemas como Start&Stop, direção elétrica e freios regenerativos poderão ser associados à essa nova plataforma.
Veja também: Citroën 2CV voltará inspirado no C-Cactus
Os primeiros modelos a serem montados sobre a EMP2 são a próxima geração do hatch Peugeot 308 e da minivan C4 Picasso e a boa notícia é que, de acordo com os documentos divulgados pela própria PSA, essa nova plataforma será produzida em breve na planta do grupo em El Palomar, na Argentina, para abastecer a América do Sul – e o Brasil.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.