A não ser que ela mude de ideia e resolva padronizar a designação mundialmente, o novo sedã médio da Peugeot se chamará 308 Sedan no Brasil e na Argentina. O modelo foi mostrado hoje na China e lá ganhou o número “408” – 4 devido ao seu comprimento de 4,68 m, 0 porque pertence à marca Peugeot, e 8 para designar sua geração, diz o comunicado da marca.
O que nos surpreendeu foi a Peugeot divulgar mundialmente o lançamento – até então esse produtos nascidos para a China ficavam meio que restritos à região, mas agora com o país sendo o maior mercado do mundo em vendas de automóveis sua importância cresceu, obviamente.
Talvez por isso o nome “408” possa a vir a ser aplicado em outros países até para corrigir um problema, o de chamar a versão de três volumes de “Sedan”. Está mais do que provado que a estratégia confunde o consumidor que costuma definir uma duas carrocerias como principal – veja o caso do Focus, por exemplo.
Mas o 408 é uma versão sedã do hatch 308, não há como negar. “Nothchback”, de acordo com a Peugeot. Desta vez, no entanto, a marca resolveu projetá-lo com características do segmento como entreeixos maior – 2,71 m, mesmo tamanho do C4 Pallas – e design mais hamornioso.
A Peugeot garante que o 408 oferece o maior espaço para pernas da categoria no banco traseiro. Seu porta-malas também respeitável: 480 litros pelo padrão VDA que usa blocos de isopor para medir seu volume.
Os equipamentos também estão em grande número no modelo, ao menos no mercado chinês. Haverá faróis de xenônio direcionais, sensores de estacionamento na frente e atrás, ABS, EBD e outros aparatos tecnológicos de segurança. Mas motores e câmbio continuam a ser o 1.6 e o 2.0 conhecidos dos brasileiros, além do criticado câmbio automático “Porsche” de quatro marchas. Diz a Peugeot que é uma evolução do equipamento, mas só acreditamos vendo.
Aqui deverá ser 408 também. Acho que até posso apostar.
Desenho da lanterna traseira ordinária. O restante ficou muito bom.
Será que o 308 hatch, ainda vem nesta década?
Show de bola o carro! O conjunto ficou muito harmonioso, diferente do 307 sedan, que era uma decepção total! Só acho que a traseira poderia ser ainda mais aprimorada, porém, se não ficou um exemplo também não foi uma decepção! E na minha opinião a peugeot deveria ter colocado nesta versão o tiptronic de 6 marchas presente na versão V6 do atual 407, que significaria melhor desempenho e menor consumo! Porém isso não me impediria de comprar o carro, no geral ficou muito bom!
Duvido a Peugeot pisar na bola de novo e chamar esse série 3 sedan de 408 – principalmente porque na Europa certamente haverá o verdadeiro 408… Já o câmbio automático de quatro marchas pode ser até da Nasa – qual a evolução??
O carro ficou muito bonito mesmo, bem mais harmonioso que seu predecessor.
Pena que o câmbio não ajuda…
Eu havia lido por aí, não lembro aonde, que o nome 308 na China, segundo a numerologia chinesa, não traz bom agouro por isso eles optaram por 408.
Será que é isso?
@Rodrigo
Na verdade o número do azar é o 4. Mas existe uma "revolução cultural" em andamento, aonde os jovens – para contrariar – usam o número 4, como para dizer que essa superstição não tem valor.
http://en.wikipedia.org/wiki/Numbers_in_Chinese_c…
Este cambio automático é uma droga, estica demais as marchas até no plano em qualquer saida de farol a baixa velocidade.
Sou fã de cambio automático e eu não compraria este carro ou qualquer outro peugeot com este produto de 2a.
Já dirigi a Picasso 2.0 AT do meu sogro varias vezes e digo que o cambio tem um acerto ruim, muito ruim.
Não importa se é da porshe, aliás não sabia que a porshe emprestava o nome dela pra produto ruim, que decepção. Porque a francesa não baixa a crista e se rende aos cambios AT da Aisin? São duráveis, macios nas trocas, tem excelente acerto segundo as necessidades do motor; são uma jóia. Meu Classic 1.6 AT usa um Aisin AF13 de 4 marchas, e só posso dizer uma expressão; melhor que ele só o cvt do Fit.
tb acho que vira como 408, eu gostei da traseira, mas pelo que eu pude ver ele continua com o farol dianteiro "saltado" pra fora que nem no 307, que eu pessoalmente acho feio.
essa linha de design da Peugeot ainda agrada, mas ja esta comecando a ficar batida, visto que seus carros sao todos iguais. Não há muita diferença estética do 207 nacional para o 207 europeu, para o 307, 308 europeu, 407 frances, 408 chines… parece tudo igual… Tá na hora de a Peugeot inovar e deixar esse desenho de farol e lanternas para trás…
achei feião. mas melhor que o 307 sedã, indeed.
Belo carro, ficou bem legal (a traseira ainda não é um primor…).
Não tenho dúvidas que se chamará 308, até porque o hatch virá na sequencia.