O Peugeot 208 HYbrid Air 2L será uma das atrações da fabricante francesa durante o Salão Internacional do Automóvel de Paris 2014, que acontece a partir do dia 1 de outubro. Como o próprio nome indica, o modelo compacto vem equipado com motorização híbrida, no caso um propulsor a gasolina combinado a ar comprimido. Trata-se de uma evolução do conceito mostrado durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que o BlogAuto foi conhecer com exclusividade para o Brasil nas instalações da Peugeot Sport, em Paris, confira a matéria aqui.
O novo Peugeot 208 HYbrid Air 2L conta com um motor 1.2 litro Puretech 82 de três cilindros a gasolina, que recebeu algumas mudanças para equipar o protótipo, como comandos de válvulas e pistões recobertos por um revestimento Diamond Like Carbon, melhorando o consumo de combustível em cerca de 20%, graças a diminuição das perdas por atrito.
A tecnologia HYbrid Air combina duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com as diferentes situações. O sistema traz um reservatório de energia com ar comprimido, situado sob o assoalho do porta-malas; um reservatório de baixa pressão situado na altura da travessa da suspensão traseira e servindo de espaço de expansão; e um grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capô na transmissão.
De acordo com a marca, a tecnologia ajuda e até mesmo substitui o motor a gasolina, para permitir a máxima eficiência durante as fases de transição, tais como acelerações e arrancadas. O conjunto pode operar em três modos diferentes, capaz de atingir um consumo de até 50 km/l.
No “Air”, o carro é movimentado com a energia da liberação do ar comprimido em alta pressão, sem qualquer consumo de gasolina ou emissão de poluentes. Já no “Gasolina”, apenas o propulsor 1.2 opera, mais adaptado para estradas. Por fim, o “Combinado” é indicado para cidade e estrada, com as duas energias combinadas em proporções ajustadas para otimizar o consumo de combustível.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O modelo recebeu também novos materiais para reduzir seu peso para 960 kg (uma diminuição de 100 kg em comparação com a versão convencional). O Peugeot 208 HYbrid Air 2L traz novo assoalho de material compósito termoplástico; laterais e painéis da carroceria, teto e portas fabricados de compósito de carbono, subchassi do motor e longarinas em alumínio; molas helicoidais de suspensão em carbono, entre outros.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.