Chega o final do ano e lá vem a pauta padrão: os melhores do ano e suas derivações. Não resisti e resolvi fazer uma lista com os sedãs médios, segmento que teve várias novidades em 2011. Andei praticamente em todos e confesso que não vi nada irresistível. Bons produtos, mas nenhum que merecesse ser uma referência no mercado, como ocorreu no passado. Vale observar que a lista é pessoal, focada nas versões mais em conta e com transmissão automática (as que mais vendem) e sem levar em conta aspectos como pós-venda, preço de seguro, entre outros. É apenas um balanço geral e convido os leitores a listarem seus preferidos em seus comentários.
1º – Renault Fluence
O sedã foi lançado em dezembro, mas começou a vender pra valer em 2011. Por que escolhi o Fluence? Primeiro porque é um dos poucos que custa em torno de R$ 65 mil, segundo porque tem uma lista muito boa de itens de série, um motor muito bom e um câmbio moderno. Também é espaçoso e gostoso de dirigir. Aliás, foi uma surpresa gostar desse carro. Mas ainda desconfio do atendimento da Renault e do vexame de não ter carros para vender logo após o lançamento.
O que poderia ser melhor: há alguns pecados no acabamento e a ergonomia tem falhas. Também não consegui aceitar seu visual ainda. Vejo na rua e continuo estranhando.
2º – Honda Civic
Não foi fácil apontar o novo Civic como o segundo colocado nessa lista. Projeto equivocado para mim, o sedã perdeu muito dos diferenciais da 8ª geração, mas ainda é um carro bom de dirigir. Está mais silencioso, equipado e com um bom espaço interno. Mas é caro e cheio de plásticos sem acabamento à altura.
O que poderia ser melhor: o visual. Não custava a Honda ter ousado um pouco em vez de dar um tapa no visual atual. Também poderia ter se preocupado em desenhar um painel mais elegante.
3º – Chevrolet Cruze
Imagino que aqui esteja a maior desavença da lista. O Cruze, mesmo não sendo um modelo “Opel”, como manda a tradição, é um sedã legal. O motor Ecotec empurra bem e o câmbio de seis marchas não compromete. O sistema integrado do GPS é bom de usar e o ajuste de suspensão me agradou. Comparado ao Vectra, o Cruze é um sopro de modernidade. A favor do brasileiro, digo que é muito melhor que o americano, que dirigi por 800 km em setembro e que já havia me convencido do bom projeto.
O que poderia ser melhor: acionamento das marchas no volante, o paddle-shift.
4º – Hyundai Elantra
Esse eu não dirigi, apenas entrei, então vai no “olhômetro”. Ponto positivo para o motor super eficiente que chega a ser menos gastão que carro híbrido. Ponto negativo para os freios traseiros a tambor(!). Inadmissível, mas o sedã é bonito, bem equipado e o preço, dentro da faixa.
O que poderia ser melhor: a Hyundai não ser representada pelo grupo CAOA.
5º – Volkswagen Jetta
Ele é até atraente e tem a dirigibilidade aclamada da Volks, porém, o acabamento do interior é bem aquém do que manda a categoria. O maior erro, no entanto, na minha opinião, é a VW ter feito “dois Jettas”. O TSi é impecável e caro, já o 2.0, de 2ª linha. Parece que a marca quis separar a clientela como “classe executiva” e “econômica”.
O que poderia ser melhor: o motor. Em vez do áspero 2.0 8V um propulsor moderno, quem sabe até com turbo e injeção direta.
6º – Peugeot 408
O fiasco do ano. De novo. A Peugeot não aprende. Levou anos para se tocar que o design era parte fundamental de um sedã, mas não se deu ao trabalho de evoluir a parte mecânica, sempre criticada nos modelos médios da marca. Pior é que a solução existe: está no motor THP e no câmbio automático de seis marchas que são usados no 3008 e que estarão no 408 mais caro, a ser lançado em 2012. Ou seja, a Peugeot vai fazer a mesma besteira que a VW no Jetta. Pelo menos o preço do 408 não é abusivo.
Sem posição – Mitsubishi Lancer GT. Bem lembrado pelo Rodrigo, faltou o Lancer. Talvez ele até mereça um lugar acima de alguns sedãs, afinal tem um motor e câmbio interessante, sem falar na tração, e o preço também está dentro do esperado. Mas esse é um modelo que eu nem cheguei perto por isso não dá nem para um palpite. Só não acredito muito na Mitsubishi como marca de massa no Brasil. Não pelos produtos e sim pelo foco “off-road” de Eduardo Souza Ramos.
O que poderia ser melhor: como dito acima, motor e câmbio.
Moral da história? O Corolla não terá muito trabalho para manter a liderança entre os sedãs médios. O Civic deve incomodar no começo, mas o Toyota ainda une como ninguém bom acabamento, economia, espaço interno, confiança e até um certo desempenho. É insosso de dirigir, mas não dá trabalho algum. E isso vale muito nesse segmento.
O Elantra para mim é o melhor sedã de 2011,com CAOA OU NÃO!
Rapaz, essa avaliação pra mim está (quese) perfeita. Conheci todos esses carros, pois tive interesse recente em adquirir um sedã médio. O vexame de não ter carros para vender logo após o lançamento, hoje, é da caoa-hyundai.
@Ricardo Meier,
Acho que pra ficar completo, só faltou a inclusão do Mitsubishi Lancer.
Boa avaliação. Esperava mais dos lançamentos desse ano, esperava que alguma montadora tivesse observado o sucesso do Corolla para de alguma forma lançar um produto melhor que pudesse realmente desbanca-lo. Porém o que se viu foram lançamentos muito equilibrados, em vários sentidos: desempenho, tamanho, preço, design e segurança. Deixando que a escolha do consumidor seja decidida em caracteristicas mais subjetivas. Desse jeito o Corolla vai continuar nadando de braçada nesse segmento, visto que quem quer entrar para essa categoria acaba dando muita importancia para o pós-venda, revenda e manutenção, coisas que no Toyota estão consolidadas.
a lista tá muito boa, mas o triste é ver que os carros poderiam estar em qualquer posição, dependendo do item que cada um valoriza mais. O 408 é o mais bonito, mas com pior conjunto mecânico; o Fluence é mediano em tudo, o Jetta Comfortline é um concorrente ruim de todos os outros mas esconde as armas no Highline que é um Golf GTi de terno azul marinho; Cruze e Elantra são bons, mas escancaram como carro de americano pobre vira carro de brasileiro rico (desde quando um "carrão" tem motor 1.8 aspirado??) e o Civic é aquele competidor sério (na linha do "não erre e compre um japonês" como o Torolla) mas com uma pitadinha de emoção (ou não). Enfim, o segmento dos sedans médios, mesmo com tanta atenção das montadoras, é extremamente enfadonho.
O Fluence é o mais humilde mesmo, mereceu a primeira posição, agora Civic em segundo? Nunca! Prefiro muito mais o Cruze. De resto estou de acordo 🙂
parabens Corolla!!! Vai continuar lider como nunca!!!
@ Leandro Pi
De um modo geral, concordo com seu comentário. Especialmente quando você fala sobre os sedans com motorização 1.8 pensados para americanos pobres que viram carros de executivo no Brasil. Só estranho e discordo do fato do Civic não ter sido incluído nessa lista, e ter sido colocado em um patamar superior ao Chevrolet e ao Coreano. Afinal, tanto aqui quanto lá, esses modelos têm mais semelhanças do que diferenças e disputam o mesmíssimo público alvo.
Prezado Ricardo,
O sr. forçou a barra com a indicação do Jetta hein? Eleito a pior repaginação de 2011 nos EUA… Motor e suspensão de Santana…. Mais pelado… E se for comprado todo completo sai à preço de Passat… Uma declarada regressão do modelo anterior para cortar custos e portanto, uma escolha infeliz de sua parte.
@Cristiano, a rigor ele é exatamente o chefe da lista, mas assim como o Corolla o Civic é japonês e só por isso já parte com uma certa vantagem em relação aos concorrentes. Mas tb nada de excepcional, pelo contrário.
@Babael, no papel eu concordo com vc em relação às economias aplicadas no Jetta Comfortline, mas na prática ele é um carro bastante agrdável e é um VW. Hj ele pode parecer uma carroça diante de um Fluence, mas daqui a uns 15 anos e 200 mil Km depois os carros da VW, de alguma forma subjetiva, mantém uma apresentação menos constrangedora que as outras marcas. É só imaginar hoje um Golf GLX 96 e um Renault 19 do mesmo ano, ou mesmo um Astra belga, ou um Peugeot 306 e até um Corolla LE ou Civic LX…
O new civic nao atrapalhara nem um pouco a venda do corola pode ter certeza. Mas eu mudaria algumas coisas nesta lista.
@ Leandro Pi,
Desculpe-me, mas continuo descordando. Carros não tem etnia. Marcas, estas sim possuem suas tecnologias e qualidade próprias(real e percebida). No caso da Honda, sem dúvida seus produtos são de qualidade e o público reconhece isso. No caso da Hyundai, por mais birra que muitos tenham da CAOA, seus produtos possuem nível de qualidade similar, mas esta qualidade ainda não é plenamente reconhecida pelo público, só isso.
De qualquer forma, todos eles (Corolla, Civic, Elantra e Cruze) não passam de sedans compactos feitos para jovens universitários norte americanos.
Considerar o Corolla com espaço interno agradável é a piada do ano. A não ser que você meça 1,65 m. O 408 deveria estar em posição melhor. Mas, acabamento não conta, design interno não conta, espaço interno é relativo apesar de ser exato. O Preconceito é uma coisa se lentar.
acho que hoje em dia a qualidade dos carros melhoraram muito ,particularmente sedãs estão todos mais ou menos no mesmo nivel,alguns com equipamentos a mais outros menos,acho que cada um tem o seu jeito de avaliar um carro.por isso cada um deve escolher o seu modelo e não se imoortar muito com o que dizem em
revista ou avaliações.só se fala em corolla e civic ,mais existem outros sedãs medios com o mesmo nivel ou
melhor na minha opnião.eu escolhi um jetta 2.0 completissimo,estou muito contente.escolha o seu seu e boa sorte.
e o cerato da kia nao entra nesta lista