“Não compre sedã médio agora”, já dizia o slogan de uma certa marca sem presidente. Mas é sensato não tomar nenhuma atitude até o final do mês. Dois lançamentos foram confirmados esta semana: o Corolla 2012 com visual reestilizado e o novo Jetta, da Volkswagen.
O Corolla chega primeiro com seu leve facelift que, para muitos, piorou o visual. Motor 1.8 agora com Dual VVTi, ou seja, válvula de escape com comando variável, câmbio automático manual de seis marchas e outras melhorias. O evento começa na segunda, dia 21, e o test-drive acontece na terça, 22. A Toyota faz o correto em relação ao seu carro mais vendido, líder do segmento: não pode ficar esperando a concorrência encostar.
Ao contrário da Honda, a montadora melhorou o pacote de equipamentos e criou novas e verdadeiras versões, aumentando as opções dos clientes. Mas o Altis, coitado, merecia ser aposentado porque pagar R$ 88.250 por um sedã é dureza. Dá para levar um belo crossover para casa ou um sedã grande como o Fusion ou Malibu.
Jetta para gregos e troianos
Expectativa mesmo temos pelo Jetta. Das tentativas de incomodar os japoneses, a da Volkswagen nos parece a 2ª mais potencial depois do Elantra, da Hyundai. Tecnicamente, o modelo pode incomodar: a dirigibilidade é das melhores, equipamentos não faltam e há ainda a dupla TSi e DSG, o motor turbo com injeção direta e o câmbio de dupla embreagem. O carro está maior e o design se não é surpreendente ao menos não é feio. O outro lado da história é o motor 2.0 de 120 cv da versão de entrada e o péssimo costume da marca alemã de cobrar por uma pecinha em formato circular com um V e um W sobrepostos. Por causa dela, seus carros custam mais que outros semelhantes sem oferecer nada a mais. Se oferecer um custo-benefício bom de verdade o Jetta pode, sim, ser um sucesso. Vamos descobrir isso nos dias 24 e 25, conforme havíamos adiantado antes (e errado um mês um pouco antes!).
Se a Toyota baixasse um pouco o preço das versões normais (XLi, GLi e XEi) seria muito bom
A Toyota não dorme em berço explêndido, sempre se antecipando com agilidade que o mercado requisita.
O Corolla, espero que venha com uma personalização brasileira entre o estilo americano e europeu, pois também prefiro o anterior, não gostei da lanterna em cristal (é passado, até o Fusion não vem mais), já que a atualidade pede lanternas totalmente vermelhas escuras.
O conjunto mecânico que já era excelente, ficou de arrasar.
O Jetta, realmente é um grande concorrente, desde que o preço não seja nas alturas como bem lembrado o Ricardo. Porém, (essa vai direto para a VW) não adianta baixar o preço e oferecer o carro "pelado" como costumeiramente a Vw faz, e cobrar uma fortuna por cada pacote de acessórios (praxe Vw), Ex. Tiguan – onde um couro custa R$10mil e precisa vir acompanhado de outro acessório obrigatoriamente.
O motor 2.0 é arcaico, ultrapassado.
Minha idéia de colocação em vendas são:
1- Corolla, imbatível pelo conjunto mecânico.
2- Elantra, imbatível em design. (Depende do Preço e Ganância Caoa e se Flex ou não).
3- Civic ou Jetta. (Depende do resultado final do desenho do novo Civic para o Brasil e preço do Jetta).
4- Cruze.
5- 408.
6- Pallas.
7- Linea.
8- Fluence.
9- Sentra.
Vejamos o resultado ao longo do ano.
O colega Comanche esqueceu de dois importantes concorrentes nesta lista: o Cerato, atual 3º colocado, e o Vectra, 4º lugar.
@Thiago
Verdade amigo. Bem lembrado.
O Cerato eu esqueci, talvez pelo fato de não saber ao certo de ele pertence ao clube do Polo ou clube do Corolla. Mas se pertencer ao clube do Polo, também não deveria eu ter colocado o Linea que também fico em dúvida a qual clube pertence.
Já o Vectra, eu não o coloquei pelo fato de não saber se ele fica ou sai de linha. Neste caso é uma grande incógnita.
Acho que neste ano teremos boas opções nessa categoria. Pena que o Citroen Pallas não está atualizado como está na China, pois o modelo Chinês tem um belíssimo desenho, e quando a Citroen resolver trazê-lo chegará cansado.
O grande problema do Grupo Peugeot/Citroen, é o fato deles atualizarem seus produtos alternadamente dentro do seu nicho de mercado. Ou seja, nessa atualiza o 408 e quando velho este atualiza o Pallas, noutra atualiza o C4 hatch e quando as vendas estão caindo atualiza o 307, dificilmente os dois juntos. Isso é muito ruim para o consumidor.
Acho que o Fluence vai acabar vendendo mais que o Linea, e mais que o Pallas, já que o C4 lá fora já está ameaçado de mudanças, vide DS4 e Ford (fora de) Focus.
Errata:
O câmbio AT do Corolla 2012 continuará sendo de 4 marchas.
Somente o câmbio MT é que será de 6 marchas.
Valeu, Lukoh, texto corrigido.
Ricardo Meier
O Passat qdo foi lançado com injeção estratificada veio com o 2.0 16 V sem turbo e 150CV.
poderia a VW adotar esse motor e largar mão do 2.0 8 V, que diga de passagem nem de perto é o do Santana, pois este último era longitudinal e outro transversal, entre outras diferenças.
Faltou o Focus ai nessa lista, que também vende bem. O Linea não vai ficar na frente do Fluence, que deve ficar melhor colocado. Não acredito que o Elantra seja o segundo, e sim o Civic, por quetão de cultura mesmo. "Saiu novo Civic, vou trocar".
Realmente faltou incluir o Focus sedan (Gl, GLX e Titanium), a melhor relação custo beneficio dos médios.
Na verdade corolla não mudou nada,levemente.
Em 2010 i30 foi o hacth mais vendido passando todas as outras montadoras é porque o consumidor esta mudando.
Não seria de duvidar o Elantra sendo vendido mais que o Corolla, porque sem dúvida o carro só precisa pegar a confiança do consumidor.
O motor do Elantra tem duplo comando variavel igual ao 2.0 do Corolla e 4 rodas diz que é mais economico, cambio auto de 6 velocidade, painel da de 10 a zero no corolla, desing 10 a zero no corolla e se vier com preço legal vai vender mais que civic, se o civic também mudar igualmente o Corolla.
Até 2014 o Corolla não mudará mais, no minimo a toyota deveria ter colocado um cambio at de 6 velocidades, irá perder vendas com certeza.
Voces verão. A Hyundai está vindo com muita força.
Eu tambem acho que Elantra não baterá o outro H, (Civic, independente do seu novo design, apesar da proposta tecnologica e seu design imbativel, se vier, o elantra sera bastante desejado mas não resultara em vendas esorbitantes, basta ver os outros Hyundais, que mesmo sendo bons carros e com tecnologia e estilo moderno não consegue se impor frente a toyota e honda por exemplo.
Cito as duas, por ter seus carros neste seguimento, primeiro sendo lançado la fora. Mas então porque essas que vieram de fora vendem bem aqui? como as daqui, VW, GM e Ford, Elas assumen as suas crias, digo isso com referencias ao mercado de peças que são colocado a disposição do consumidor, paralelo com seus lançamentos, isso faz a diferença, pois não tem nimguem que compre um veiculo novo que não leve em conta a aquisição futura de peças sobresalentes para esse veiculo,como um para- choque ja no mes seguinte, e o tal pós vendas que rasga o bolso na hora de trocar esse veiculo, valor de seguro que influencia em percentual confome o numero de veiculos da menma marca ja vendidos.
A Hyundai peca por tudo isso, e essa sequencia de erros vem da falta desses complementos que o consumidor não abre mão, são quesitos que seu representante CAOA não oferece aqui, não basta trazer novidades, e pulverizar aqui ou ali, e como uma ave que botam seus ovos mas não o chocam, ou uma planta sem cultivo, em breve ira se extinguir, ai eles lançam outro e mais outro, ou seja so satisfaz no primeiro ano por ser novidade, depois so dor de cabeça.
Enquanto a Hyundai não assumir seu mercado aqui, ela e seus consumidores vão viver de degustação.
Mas em fim, pela lista acima, o nosso mercado vai estar bem servido.
"cobrar caro pelo VW" pode ter sido a mais infeliz colocação neste texto, pois como reparador automotivo há mais de 20 anos, posso afirmar que nada se compara aos carros de montadoras alemãs em termos de robustez e durabilidade. Bem diferente de algumas asiáticas que gastam muito em marketing e o povo acha que é bom.
@Davi
Bem lembrado, muito bem lembrado. Esqueci mesmo.
@Cláudio
Realmente, grande falha. Esqueci do Focus Sedan. É um excelente carro, vítima do péssimo marketing da Ford, mas um excelente carro. Com certeza merecia estar na lista.
Não é de se espantar que o Elantra possa roubar o primeiro lugar nas vendas, assim como fez o I30 (apesar de não existir essa tradição que existe na categoria dos sedans).
Enfim, com todas as novidades, eu descartaria logo de cara o Jetta, já que visual de FOX, preço de Focus Sedan, e motor de Santana não dá, né? Ah, não podemos esquecer o volante do Passat CC, o único que a VW produz, e que só não equipou o Fusca Itamar porque não deu tempo.
A TOYOTA ACHA LINDO ESSE RADIADOR EXPOSTO PARA FORA ? ACHA , SO PODE SER PARA SER UMA DAS MARCAS QUE FAZ CARRO FEIO .VIDE:LAND CRUSER PRADO ,HILUX (ATÉ O PARA-CHOQUE É MAIS BONITO QUE A CAMINHONETE INTEIRA !!DEUS ME LIVRE TOYOTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu nao compraria nem um dos dois.. prefiro o elantra..com certesa mas carro que esse dois aí.
Grande espectativa: preço do jetta 2.0 turbo DSG. Espero que divulguem mesmo os preços nesta semana, pois numa concessionária aqui de Bsb, os vendedores nem estão sabendo que haverá o lançamento do carro.
Se querem novidades e inovação total,entao comprem os "chineses" que vem invadindo com tudo . Agora acredito que confiabilidade, a história, o conhecimento de mecanica adquiridos,e produtos já colocados no mercado , quando se fala de maquinas são quesitos muito importantes .